120 contos de fadas para promover justiça social
Em "Mosaico", a musicista e escritora Zelia Brandão cria universo mágico para estimular percepção infantil sobre coragem e confiança
Em um reino habitado por gnomos, fadas, dragões e outras criaturas míticas, a realeza e o povo enfrentam muitos desafios, vencidos não só com a espada e a coragem, mas principalmente através de ensinamentos milenares. No livro Mosaico – 120 Contos de Fada, a escritora e musicista Zelia Brandão explora os mistérios da magia para ampliar a percepção infantil sobre temas como justiça social, força do amor, importância da confiança e alegria em promover a paz.
Inspirada nas fábulas tradicionais que contava à filha e fascinada em criar mundos paralelos com as palavras, a autora apresenta uma coletânea de pequenas histórias complementares. Esse grande mosaico dá origem à trajetória de um homem solitário que confronta um monstro marinho e é aclamado rei, passa pelo surgimento do amor em sua vida, o casamento, o nascimento da princesa e a luta para proteger o Reino das Luzes.
Enquanto os personagens se unem para superar diferentes obstáculos, os pequenos leitores podem aprender formas de lidar com perigos, medos, tristezas e outros sentimentos. No conto das irmãs fadas, Zelia aborda como a inveja de uma delas com relação ao brilho da outra torna seu coração tão escuro ao ponto de transformá-la em uma bruxa.
[...] seus poderes que aumentavam dia após dia foram se tornando
como ervas daninhas crescendo em torno do seu coração, até determinado
dia, quando resolveu se vingar. Transformou sua irmã luminosa num monstro
marinho, uma medusa de sete cabeças e muitos tentáculos e a aprisionou no
fundo do mar, de maneira que ninguém mais a admirasse.
(Mosaico – 120 Contos de Fadas, p. 21)
A tensão permanente entre as forças do bem e do mal acabam na invasão do Reino das Luzes. A princesa, com a ajuda do gnomo conselheiro do rei, refugia-se na floresta, onde reencontra o amigo dragão. Juntos, eles precisam descobrir como recuperar o castelo e restabelecer a paz.
Resultado do desafogo em um período de desafios e frustrações profissionais, Mosaico – 120 Contos de Fadas foi a forma que Zelia Brandão encontrou de dialogar com a filha sobre o mundo real. E, mais do que isso, ensinar uma importante lição: na vida, a luta contra dificuldades é inevitável, porém não se intimidar e enfrentar as opressões e injustiças é essencial para alcançar pequenas e grandes vitórias.
FICHA TÉCNICA
Título: Mosaico – 120 contos de fadas
Autor: Zelia Brandão
Editora: Chiado Books
ISBN: 978-989-52-4821-6
Páginas: 490
Preço: R$ 25,42
Onde comprar: Amazon
Sobre a autora: Zelia Brandão é escritora e musicista. Bacharel do Curso Superior de Flauta Transversal na EMBAP (Curitiba – PR), com especialização em Flauta Traverso Barroca na Schola Cantorum Basiliensis (Basel – Suíça). Atua como convidada e solista em diversos grupos de Câmara e Orquestras. É docente do Conservatório de MPB de Curitiba há 40 anos, onde foi diretora pedagógica. Envolvida com Música Cênica desde 1984, escreve e interpreta seus próprios espetáculos. Desde muito cedo, descobriu o fascínio em criar mundos paralelos com as palavras. Quando sua filha era pequena, adquiriu o hábito de contar histórias antes de dormir e assim surgiram “O cachorro e a pulga” e o “Mosaico – 120 contos de fadas”.
Redes sociais da autora:
Instagram: @zeliabrandaou
Youtube: @zeliamoreirabrandao
Nenhum comentário:
Postar um comentário