domingo, 26 de maio de 2024

 

NOVO LONGA DE LILIANA CAVANI ESTREIA NO BRASIL EM 13 DE JUNHO COM DISTRIBUIÇÃO DA PANDORA FILMES

Em A ORDEM DO TEMPO, personagens repensam suas vidas diante da possibilidade da destruição da Terra


 

A veterana cineasta italiana Liliana Cavani está de volta com A ORDEM DO TEMPO, que traz no elenco Alessandro Gassmann, Claudia Gerini, Fabrizio Rongione e Angela Molina. O filme chega com exclusividade aos cinemas brasileiros em 13 de junho, com distribuição da Pandora Filmes.

A obra reúne dois grandes nomes da cultura da Itália, ambos reconhecidos mundialmente: Liliana Cavani, com os seus mais de 60 anos dedicados ao cinema, e Carlo Rovelli, físico teórico e especialista no estudo da gravidade quântica, autor do best-seller homônimo, que apresenta uma nova interpretação dos mistérios do tempo e deu origem e inspirou o longa-metragem.

Em plena atividade, aos 91 anos, Liliana pertence a uma brilhante geração de cineastas italianos que se destacaram enormemente na década de 1970, entre eles Bernardo Bertolucci, Lina Wertmüller, Pier Paolo Pasolini e Marco Bellocchio.

Carlo Rovelli, por sua vez, é conhecido por sua interpretação relacional da mecânica quântica e já escreveu diversos livros sobre o tema, entre os quais “Sete Breves Lições de Física”, “A Realidade Não é o que Parece”, “A Ordem do Tempo” e o recém-lançado “Buracos Brancos”, todos traduzidos para mais de 40 idiomas e publicados no Brasil pela Editora Objetiva, selo de não-ficção da Companhia das Letras.

Escrito com o tom poético, filosófico e acessível, já conhecido do seu autor, o livro “A Ordem do Tempo” foi transformado em uma potente obra audiovisual através do olhar experiente de uma cineasta que quis compartilhar com o seu público a beleza das emoções que a leitura lhe proporcionou.

O longa é protagonizado por um grupo de amigos que, todos os anos, se reúne no aniversário de um deles. Desta vez a reunião celebra o aniversário de Elsa (Claudia Gerini), que comemora seus 50 anos. Porém, Enrico (Edoardo Leo) não traz boas notícias, o que pesa no clima da festa. Aparentemente, um asteroide, chamado Anaconda, ruma em direção à Terra, e pode ter para a humanidade o mesmo efeito exterminador que, no passado, um outro asteroide teve com os dinossauros.

Cavani conta que quando leu o livro de Rovelli sentiu a necessidade de transformar a obra de física num longa de ficção. “Quando fico tão absorta na leitura de algo, e sinto as emoções surgirem, quero transmiti-las ao meu público e geralmente decido fazer um filme sobre isso. Mergulhei profundamente em palavras emocionantes como: ‘Toda a nossa física, e a ciência em geral, trata de como as coisas se desenvolvem conforme a ordem do tempo’”, conta a cineasta de 91 anos.

Ela dividiu a descoberta com Paolo Costella, com quem assina o roteiro do longa, e começou a trabalhar no filme. “Como humanos e parte do Universo, embarcamos na jornada da vida sem termos escolhido fazê-lo. Simplesmente acontece, como tudo acontece, segundo A ORDEM DO TEMPO.”

Cavani, que tem no currículo filmes como “O Porteiro da Noite”, “A Pele” e “O Retorno do Talentoso Ripley”, transforma a obra de Rovelli em um drama sobre as possibilidades e impossibilidades na vida de seus personagens. No momento de angústia e contagem regressiva, confissões são feitas, o que coloca em xeque laços que eram dados como fortes.

Tive a sorte de encontrar grandes atores para se juntarem a mim nesta aventura: artistas que conseguem uma interpretação autêntica da vasta gama de emoções que esta história exigia, encontrando uma forma pessoal de expressar medo, nostalgia, espanto, incerteza, esperança”, explica Cavani.

Sinopse
filme acompanha um grupo de amigos que se encontra todos os anos para celebrar um aniversário. Este ano, em uma vila à beira-mar, algo está diferente: eles descobrem que o mundo vai acabar em apenas algumas horas. Após a notícia bombástica, estranhamente, o tempo que lhes resta parece acelerar e, ao mesmo tempo, permanecer interminável.

Ficha Técnica
Direção: Liliana Cavani
Roteiro: Liliana Cavani e Paolo Costella, a partir do livro de Carlo Rovelli
Produção: Daniel Campos Pavoncelli, Marco Cohen, Fabrizio Donvito, Benedetto Habib
Elenco: Alessandro Gassmann, Claudia Gerini, Fabrizio Rongione, Angela Molina, Claudia Gerini, Richard Sammel
Direção de Fotografia: Enrico Lucidi
Desenho de Produção: Maurizio Sabatini
Trilha Sonora: Vincent Cahay
Montagem: Massimo Quaglia
Gênero: drama
País: Itália
Ano: 2023
Duração: 113 minutos

Nenhum comentário: