terça-feira, 7 de maio de 2024

ARQUITETURA + ARTE = CASA COR SP .

 

Arquiteta Marina Salomão debuta na CASACOR São Paulo com a profundidade da obra Os Sertões, de Euclides da Cunha

Intitulada ‘Sertões do Saber’, a profissional absorveu-se nesse clássico da literatura brasileira para assinar o ambiente da Livraria Saber

Marina Salomão também reverenciará a artista célebre Zilah Garcia que, por si só, também se inspirou em Os Sertões para suas obras.
 Zilah Garcia.

Com mais de 15 anos no mercado, a arquiteta Marina Salomão galga um novo patamar em sua carreira ao integrar o rol de profissionais que participarão da edição 2024 da CASACOR São Paulo | Foto: Victor Moura

arquiteta Marina Salomão vive a expectativa da contagem regressiva para a data de abertura da edição 2024 da CASACOR São Paulo, que acontece no próximo dia 21 de maio. Na sua estreia dentro da maior mostra de arquitetura e decoração do país, a profissional combinou o ambiente da Livraria Saber com um dos maiores clássicos da literatura brasileira: a obra Os Sertões, de 1903, assinada por Euclides da Cunha.

 

Pautada nas referências que contextualizam o tema desse ano – ‘De presente, o agora’ – Marina estabeleceu um profundo paralelo entre a arquitetura de interiores e o contexto narrado pelo escritor dentro da considerada como o primeiro livro-reportagem para o projeto da Livraria do Saber.

 

Ao longo dos 68m² de extensão que vai desde a entrada da livraria, seu interior e o depósito, ela projetou um espaço que exerce sua função comercial, mas que, ao mesmo tempo, abraça o visitante como um grande living que oferece ao visitante não apenas um rico acervo a ser adquirido, mas a forma tão inerente que a leitura propicia às pessoas: a desconexão, mesmo que temporariamente, do tempo presente para a busca pelo conhecimento.

 

Assim, Marina investiu nas referências regionais para trazer aos visitantes uma associação visual com as descrições trazidas por Euclides da Cunha para narrar os acontecimentos que marcaram o interior da Bahia, entre os anos de 1896 e 1987, durante a Guerra de Canudos. Na estrutura Terra, Homem e Luta realizada pelo escritor, a arquiteta construiu sua narrativa que reflete os contrastes de um Nordeste rico e exuberante, as disparidades do conflito e a dura realidade vivida no flagelo de um sertão acometido pelas questões climáticas, sociais e econômicas.

 

Na livraria, os revestimentos feitos com sisal artesanal e o couro caramelo remetem às construções tradicionais dos sertanejos, seus elementos feitos manualmente e as vestimentas usadas no período retratado no livro. A aposta em tons como o coral e ameixa, presente nas paredes, reforça a identidade e a compreensão de que para entender um povo é necessário conhecer sua história.

 

Arrematando as composições arquitetônicas, Marina Salomão também reverenciará a artista célebre Zilah Garcia que, por si só, também se inspirou em Os Sertões para suas obras. O aprofundamento da artista marcou a arquiteta e a incentivou a mergulhar na composição para a CASACOR São Paulo.

Sobre a arquiteta Marina Salomão

Formada pela Universidade Dom Pedro II, há 16 anos, pós-graduada em Lighting Design, Engenharia de Segurança do Trabalho e Arquitetura de Luxo, a arquiteta Marina Salomão atua desde do início de sua carreira com projetos de Arquitetura e Interiores. Já foram +170 obras realizadas, desde ambientes residenciais, comerciais e corporativos.

 

Site: marinasalomao.com.br

WhatsApp: (11) 98551-5387

e-mail: marina@marinasalomao.com.br

 

SERVIÇO - CASACOR São Paulo 2024

Onde: Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073

Quando: de 21 de maio a 28 de julho de 2024

Horário de funcionamento do evento:

Terça a Sábado das 12h às 22h

Domingos e Feriados das 11h às 21h

Terça a Sábado das 12h às 20h

Nenhum comentário: