Expandindo a riqueza do sincretismo brasileiro para ambientes inusitados, a arquiteta Isadora Araujo, do Panapaná Estúdio, apresenta seu Banheiro Sincrético, na CASACOR São Paulo 2024. O espaço unissex de 40 m², composto por uma grande antessala com lavatórios e generosas cabines, é fruto de um estudo sobre a intersecção cultural que envolve a fusão de diferentes tradições, crenças, práticas, expressões de cunho artístico e filosófico que forma as raízes do povo brasileiro.
O projeto busca trazer o sincretismo entre Sant’Anna, mãe de Nossa Senhora, padroeira do Brasil para religião católica, e a orixá Nanã Buruqûe, senhora das águas paradas, mais sábia dos orixás e relacionada à origem do homem na Terra, para as religiões de matrizes africanas. Ambas simbolizam a força da natureza feminina na criação divina.
A escolha da paleta de cores, a iluminação, os móveis e obras de arte escolhidos para a composição, busca apresentar elementos que reforcem a releitura das duas entidades ancestrais por meio de diversos simbolismos – de forma usual e cheia de criatividade.
"Sincretizar é reunir, priorizar o total, o conjunto. No campo religioso o sincretismo pode ser visto como uma forma de resistência e desempenhou um papel fundamental na construção da identidade cultural do Brasil. Hoje, a proposta é trazer essa vibração para os espaços de convívio", explica Isadora.
Além da carga ancestral que dá o tom e traz o resgate do sagrado para as áreas de convivência do cotidiano, as diretrizes ambientais do projeto também vão de encontro com as tendências de preservação da natureza.
Enquanto a paginação de revestimentos propõe o mínimo de cortes e reaproveitamento de todos os acabamentos, os pisos por intertravamento promovem menos demanda de materiais. Além disso, há o uso de peças de ‘rejeito’, que garantem a sustentabilidade na confecção da bancada de mármore (que ainda será reaproveitada depois), a diminuição de uso de drywall e resíduos ao compatibilizar as divisórias com os vizinhos, além de torneiras automáticas, válvulas de descarga de fluxo duplo completam o compromisso com o meio ambiente. O toque final, claro com lâmpadas led, são as luminárias acústicas feitas em material inovador e 100% biodegradável a partir da raiz de cogumelos.
Com o tema “De presente, o agora”, a CASACOR SP 2024 acontece de 21 de maio a 28 de julho, no histórico edifício do Conjunto Nacional.
SERVIÇO
CASACOR São Paulo 2024
Onde: Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073.
Quando: de 21 de maio a 28 de julho de 2024.
Horário de funcionamento do evento:
Terça a Sábado das 12h às 22h.
Domingos e Feriados das 11h às 21h.
Horário bilheteria: Terça a Sábado das 12h às 20h.
Sobre o Panapaná Estúdio
Inaugurado em 2015, o Panapaná Estúdio é fruto de um sonho da arquiteta Isadora Araujo desde criança. Formada em arquitetura pela Faculdade Belas Artes em São Paulo e pós-graduada em Gestão e Concepção de Arquitetura Metropolitana pelo Mackenzie, a profissional montou seu próprio "ateliê de Arquitetura" com a intenção de criar soluções criativas, sustentáveis e práticas para os espaços, sem desconsiderar sua história, entorno e propósito, qualquer seja a escala. Trabalha com Retrofit e Reformas, cobrindo desde a parte criativa à direção e acompanhamento de suas obras.
Isadora Araujo é um dos nomes da nova edição da CASACOR São Paulo, que acontecerá em maio deste ano.
www.panapana.arq.br
@panapanaestudio
Rua Estados Unidos, 180 – Jardim Paulista – São Paulo – SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário