Janaina Torres é a única brasileira entre os jurados; Até 19 de junho, chefs com menos de 30 anos podem se inscrever e apresentar o seu prato exclusivo
São Paulo, abril de 2024 – Até o dia 19 de junho estão abertas as inscrições da 6ª edição da S.Pellegrino Young Chef Academy Competition 2024-25, uma iniciativa global criada por S.Pellegrino Young Chef Academy que visa descobrir, acompanhar e nutrir a próxima geração de chefs talentosos do mundo. Com o tema "Bring Your Future to the Table", a competição internacional acaba de anunciar o júri local da América Latina e Caribe para a Final Regional, que acontece em setembro no Peru.
Conheça os cinco chefs responsáveis pela seleção e divulgação do vencedor regional:
- Dolli Irigoyen: Dolli Irigoyen: A chefe de cozinha, apresentadora de televisão e autora argentina que inspirou uma nação a saborear e cozinhar. Dolli tem mais de 50 anos de história e atualmente trabalha em seu espaço conhecido como Espacio Dolli, que conta com cozinha de teste, escola de culinária, espaço para eventos, biblioteca e loja. Comunicadora habilidosa, com encanto natural e atitude prática, ela decidiu contar a história de seu país através da sua comida e pratos. Foi colunista do jornal nacional La Nación durante quatro anos e publicou diversos livros, de Produto Argentino a Cozinha para Todos. Participa como jurada em programas de televisão como MasterChef Celebrity Argentina e Bake Off Argentina, e lembra com orgulho como presidiu o comitê argentino no concurso internacional de culinária Bocuse d'Or. Ela cozinhou para celebridades no Grammy Latino, mas é precisamente essa combinação única que a torna tão identificável e uma vencedora tão popular do Icon Award de 2023.
- Gabriela Cámara: Empresária mexicana nascida em Chihuahua, fundou o Contramar na Cidade do México em 1998, marcando o início de uma carreira bem-sucedida na indústria dos restaurantes. Apostando em uma culinária simples com ingredientes frescos de qualidade, expandiu seu império gastronômico com a abertura do Entremar e Expendio Durango. Em 2021, adicionou o Caracol de Mar e o Itacate de Mar ao seu repertório, consolidando o Grupo Contramar. Além de seu sucesso empresarial, Gabriela se destaca por seu compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social, trabalhando de perto com fornecedores e colaborando em projetos relacionados à pesca e agricultura responsáveis. Sua influência transcende os limites de seus restaurantes, tornando-se uma destacada embaixadora da gastronomia mexicana e uma voz relevante em questões de sustentabilidade de alimentação.
- James Berckemeyer: Com mais de 23 anos de experiência no setor, James Berckemeyer atuou como chef, empresário e embaixador de marca. É o fundador dos restaurantes Cosme, Alado e Pánguche. Estudou no Cordon Bleu, no Peru, e fez mestrado em culinária no ICIF ((International Culinary Institute for Foreigners), na Itália. Trabalhou em alguns dos restaurantes mais prestigiados do mundo como Agli Amici (Itália), El Celler de Can Roca (Espanha) e Arzak (Espanha). Em 2021 Cosme foi reconhecido pelos 50 Melhores Restaurantes da América Latina com a posição 69. Em 2022 obteve a posição 61, e em 2023 Cosme entra na lista dos 50 melhores.
- Janaina Torres Potência culinária brasileira com consciência social. Janaina é uma verdadeira paulistana, nascida e criada no centro de São Paulo e hoje a chefe de cozinha e proprietária de diversos negócios gastronômicos premiados no mesmo bairro onde cresceu. A Casa do Porco nasceu em 2015; então, apenas um ano depois, o restaurante focado em carne suína conquistou um lugar entre os 50 melhores restaurantes da América Latina. Desde então, tornou-se uma das experiências gastronômicas mais procuradas da região, oferecendo menus de degustação inspiradores a preços acessíveis (US$ 60 pela experiência completa de oito pratos) e, mais recentemente, ocupando o 12º lugar na lista dos 50 melhores restaurantes do mundo em 2023. Em 2023, ela adicionou a Merenda da Cidade à sua lista de projetos, oferecendo aos moradores locais refeições nutritivas por apenas 40 reais (US$ 8) cada almoço. Continua a dirigir vários outros negócios, incluindo O Bar da Dona Onça, a Sorveteria do Centro e a marca de linguiça Porco Real. Com o maior reconhecimento pelo seu trabalho vindo de todo o mundo, Torres foi reconhecida como a Melhor Chef Feminina da América Latina em 2023 e em 2024 ela obteve reconhecimento internacional como The World’s Best Female Chef 2024 do The World’s 50 Best Restaurants
- Mario Castrellón: Pioneiro da gastronomia panamenha na América Central, o chef por trás do aclamado Maito, na Cidade do Panamá, junto com um pequeno império de outros restaurantes no país, é um visionário que surge apenas uma vez a cada geração. Quando o Maito estreou na lista dos 50 melhores restaurantes da América Latina em 2016, foi o primeiro restaurante da América Central a ser representado no ranking. Os esforços de Castrellón para educar, capacitar e orientar as futuras gerações de talentos culinários que desejam ingressar na indústria são igualmente dignos de menção. Seu trabalho com instituições de caridade, como a Fundação Calicanto, que ajuda mulheres socialmente vulneráveis em todo o Panamá, são exemplos disso. O trabalho de Castrellón como pioneiro culinário, líder comunitário e filantropo são apenas algumas das razões por trás de sua popularidade e conquista do Estrella Damm Chefs' Choice Award de 2023.
Para ter a chance de competir na Final Regional da América Latina e Caribe, os chefs com menos de 30 anos devem se inscrever na Competição até 19 de junho de 2024, que inclui um prato exclusivo que demonstra seu talento, criatividade e visão. As candidaturas serão avaliadas em primeira instância pela ALMA (International School of Italian Culinary Arts) que elaborará a lista final dos concorrentes antes das Finais Regionais.
Durante a Final Regional, os membros do Júri avaliarão os pratos exclusivo de acordo com as três Golden Rules, para cada critério será atribuída uma pontuação entre 1 e 10:
- Habilidades Técnicas: Habilidades técnicas durante todas as fases do processo, desde a seleção até o preparo e cozimento da matéria-prima.
- Criatividade: Capacidade de sintetizar a própria filosofia culinária em uma receita. Capacidade de definir a própria experiência profissional, conhecimentos e competências de forma diferente e inovadora, bem como explorar perspectivas novas, estimulantes e inovadoras com um estilo pessoal e contemporâneo. Manter um equilíbrio perfeito entre sabor e aparência visual.
- Crença pessoal: Capacidade de comunicar o próprio “credo”, a visão do mundo e da culinária, numa mensagem clara. Uma mensagem que se transmite através da criação de um prato que nada mais é do que a expressão de convicções, visões, experiências e competências técnicas.
"O meu segredo para o sucesso é ser autêntico, não mentir, mostrar a minha identidade, construir comunidade, ser real. Para mim, participar da plataforma foi uma das experiências mais maravilhosas que já aconteceram na minha vida. A S.Pellegrino Young Chef Academy mudou a minha vida; abriu portas e me proporcionou oportunidades. Por isso, sempre serei grato à marca, porque ela não apenas me ajudou, mas também toda a minha família", destaca Erick Bautista, Chef vencedor da Final Regional da América Latina e do Caribe em 2022.
Os vencedores das Finais Regionais não só ganharão visibilidade e prestígio no mundo gastronómico, como também terão a oportunidade de competir na Grande Final S.Pellegrino Young Chef Academy que terá lugar em Milão em 2025. É o momento onde todos os finalistas regionais podem competir e mostrar suas habilidades.
O Concurso também conta com três prêmios adicionais além do prêmio principal: o S.Pellegrino Social Responsibility Award votado pela Sustainable Restaurant Associationque administra o programa Food Made Good; o Acqua Panna Connection in Gastronomy Award, votado pelos Mentores do Concurso; e o Fine Dining Lovers Food for Thought Award votado pelo público Fine Dining Lovers.
“Na S.Pellegrino temos o compromisso de apoiar a incrível comunidade gastronômica da América Latina. Através da S.Pellegrino Young Chef Academy, descobrimos e apoiamos a nova geração de talentos culinários a nível mundial. O apoio de grandes Chefs é parte essencial da Academia e hoje estamos extremamente orgulhosos de anunciar esses grandes nomes como o próximo Júri Regional” declarou Matteo Urru, Regional Area Manager Latin America, Caribbean & Cruiselines.
Para mais informações, acesse o site:
https://www.sanpellegrinoyoungchefacademy.com/the-competition/application-form
Sobre a S.Pellegrino e Acqua Panna
A S.Pellegrino, Acqua Panna e SanPellegrino Italian Sparkling Drinks são marcas registradas internacionais da SanPellegrino S.p.A., que está sediada em Milão, na Itália. Distribuídos em mais de 150 países por meio de filiais e distribuidores em todos os cinco continentes, esses produtos representam a excelência em qualidade em virtude de suas origens e interpretam perfeitamente o estilo italiano em todo o mundo como uma síntese de prazer, saúde e bem-estar. Fundada em 1899, a SanPellegrino S.p.A. é a empresa líder do setor de bebidas na Itália, com uma linha de águas minerais, aperitivos não alcoólicos e drinks.
A SanPellegrino sempre se comprometeu a aprimorar esse bem primário para o planeta e a trabalhar de forma responsável e apaixonada para garantir que esse recurso tenha um futuro seguro.
No Brasil, SanPellegrino e AcquaPanna são representadas e distribuídas com exclusividade pela Minalba Brasil.
Sobre Minalba Brasil
Minalba Brasil é a divisão de bebidas do GEQ, um dos maiores conglomerados empresariais do País, que se faz presente nos mais diversos momentos da vida dos brasileiros por meio de um portfólio diversificado de marcas e produtos de segmentos variados, ideal para todas as ocasiões de consumo. A empresa é líder de água mineral no Brasil e detentora das marcas Indaiá, Minalba, São Lourenço, Petrópolis, Natural do Horizonte, Refri, Citrus e do energético Night Power. Possui ainda o licenciamento das marcas Grapette e Nestlé Pureza Vital, bem como a concessão para a distribuição das marcas globais premium Perrier, S. Pellegrino e Acqua Panna, e para a produção e distribuição do Minotauro Energy Drink.
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