terça-feira, 2 de abril de 2024

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“Mostra Súbita Companhia” é uma das atrações do Festival de Curitiba 

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O coletivo, que está completando 17 anos de trajetória, vai apresentar espetáculos e mostras de processo no Teatro Novelas Curitibanas, além da exibição de um filme online


De 2 a 7 de abril, no Teatro Novelas Curitibanas - Claudete Pereira Jorge, a Súbita Companhia de Teatro estreia no Fringe do 32.º Festival de Curitiba a “Mostra Súbita Companhia”, composta por dois espetáculos de repertório, duas mostras de processo dos espetáculos com estreia prevista para o fim do primeiro semestre, além da exibição online de um filme, que reúne cinco curta-metragens. Compõe a programação, ainda, a mostra de processo do novo espetáculo solo da atriz Patricia Cipriano. 

Os ingressos para os espetáculos podem ser adquiridos no site do Festival de Curitiba (https://ingresso.festivaldecuritiba.com.br/). As mostras de processo tem entrada gratuita e os ingressos serão distribuídos uma hora antes, na bilheteria do teatro.

“Para nós, é importante participar do Festival com a Mostra Súbita Companhia porque criamos uma programação especial para o público, e pensando também, para os curadores e programadores que estarão na cidade para acompanhar esse evento tão relevante do teatro latino-americano”, explica a diretora artística da Súbita Companhia, Maíra Lour.

Os espetáculos “Dito” e “O Medo da Morte das Coisas” entrarão em cartaz oficialmente somente nos próximos meses, mas terão seu processo de criação aberto ao público durante a Mostra. “Isso é bem importante para criar uma plateia que compartilhe com a gente não só o produto final, mas também os caminhos do processo de investigação para a criação teatral”, diz Maíra. Para a direção destes dois trabalhos, a Súbita convida a premiada diretora e iluminadora Nadja Naira.

Os cinco espetáculos e o filme “AQUI” abordam temas relevantes para pensar a arte e a sociedade contemporânea e cada um deles gera à sua maneira diferentes reflexões para o público, completa Maíra.

“AQUI - Amanhã é outra imagem” é uma parceria da diretora Maíra Lour com a dramaturga Lígia Souza, que cria a ideia de um lugar que está constantemente ameaçado por forças contrárias, mas que se faz presente e vivo na potência do ato do teatro. Depois de Curitiba, a peça segue para temporadas nas cidades de São Paulo e Belo Horizonte. 

“O Arquipélago” é um espetáculo solo do ator Pablito Kucarz. Em um diálogo próximo e convidativo com o público, o texto levanta uma série de questionamentos sobre homofobia em ambientes públicos e privados, de ordem social, no contato com desconhecidos, ou no convívio próximo da família.

“Dito” também é uma peça que tem o ator Pablito Kucarz como protagonista solo. Ela é fruto da pesquisa continuada da Súbita Companhia em dramaturgia autoficcional contemporânea e discute a masculinidade a partir das memórias do artista e da relação dele com o pai, Benedito.

Em “O Medo da Morte das Coisas”, uma mulher dança e revela suas memórias em um apartamento antigo que mostra marcas de desgaste do tempo e precisa de manutenção. Ao observar as manchas, o mofo, as rachaduras e vazamentos, ela se volta para dentro de si e se confunde com aquele lugar. 

“O Coração da Boca é a Língua”, solo idealizado pela atriz e performer Patricia Cipriano, é um estudo aberto sobre as possibilidades de flexão do verbo amar para além dos afetos e práticas da heteronormatividade.

“AQUI” reúne cinco curta-metragens criados durante a pandemia e se refere ao chão onde pisamos, o que nos levou a escavar camadas para vislumbrar o que esteve aqui antes e o que poderá estar depois de nós. Os filmes têm acessibilidade em Libras e serão exibidos de maneira online, no canal da Súbita Companhia no YouTube (https://www.youtube.com/@SubitaCompanhia). 


A programação:

3/4, às 15h - Mostra de processo - “Dito + “O Medo da Morte das Coisas” - (entrada gratuita).

4/4, às 15h - Espetáculo - “Aqui - Amanhã é Outra Imagem” - (R$ 30,00 inteira e R$ 15,00 meia-entrada).

5/4, às 15h - Espetáculo - “Aqui - Amanhã é Outra Imagem” - (R$ 30,00 inteira e R$ 15,00 meia-entrada).

5/4, às 19h - Mostra de processo - “O Coração da Boca é a Língua” - (entrada gratuita)

6/4, às 18h - Espetáculo - “O Arquipélago” (R$ 30,00 inteira e R$ 15,00 meia-entrada)

7/4, às 16h - Espetáculo - “O Arquipélago” (R$ 30,00 inteira e R$ 15,00 meia-entrada)

2 a 7/4 - Exibição online de longa-metragem - “Aqui” (online, acesso gratuito)


Sobre a Súbita Companhia de Teatro

A Súbita Companhia de Teatro é um coletivo de artistas, com sede em Curitiba, que cria espetáculos, produtos audiovisuais, publicações e ações formativas desde 2007. O grupo desenvolve uma pesquisa continuada em encenação e dramaturgia contemporâneas, com foco nos estudos do corpo e do movimento.

Com interesse em estabelecer um lugar de criação e experimentação com outros artistas e companhias nacionais e internacionais para seguir atualizando desejos e modos de fazer teatro, a companhia é formada por Maíra Lour (diretora artística, dramaturga e atriz), Pablito Kucarz (ator, dramaturgo e artista gráfico), Gilmar Kaminski (diretor de produção), Lucri Reggiani (iluminadora), Dafne Viola (atriz e assistente de direção), Álvaro Antonio (sonoplasta) e a cada novo projeto estabelece novas e antigas parcerias. A trajetória da Súbita conta com 15 peças, três cenas curtas, oito curta-metragens, oito publicações em dramaturgia, um evento internacional de formação artística, além de inúmeros workshops, residências, temporadas, circulações e participações em eventos culturais e festivais.

Em 2024, a Súbita foi contemplada no Programa FUNARTE de Apoio a Ações Continuadas - Grupos e Coletivos Artísticos, que promove as ações da companhia durante todo o ano (realização de oficinas e residências com artistas nacionais e internacionais, circulação de espetáculos de repertório, criação de espetáculo inédito e publicação de dramaturgia).

Site - www.subitacompanhia.com.br. Instagram - @subitacompanhia.


Serviço:

O que: Mostra Súbita Companhia.

Quando: De 2 a 7 de abril, no Teatro Novelas Curitibanas.

Onde: Teatro Novelas Curitibanas - Claudete Pereira Jorge (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222, no São Francisco).

Valores:  Espetáculos a partir de R$15. Ingressos a venda no site do Festival de Curitiba (https://ingresso.festivaldecuritiba.com.br/). Mostras de processo com entrada gratuita.

Informações para imprensa: De Inverno Comunicação – 41 999021814


Sinopses e fichas técnicas:

AQUI - Amanhã é Outra Imagem

Cinco artistas estão no mesmo espaço. Compartilham também o mesmo tempo e as inquietações de quem cria uma obra de arte. De repente, um buraco no teto se abre, invadindo a cena e o pó que cai lá de cima já cobre seus corpos. O que fazer?

Um espetáculo que traz para cena questionamentos sobre a insistência em seguir fazendo arte. Um buraco que para cada uma das personagens significa algo diferente. Mas, aos poucos, ele nos permite ver o céu.

Ficha Técnica

Direção artística: Maíra Lour

Textos: Súbita Companhia de Teatro

Dramaturgia: Lígia Souza e Maíra Lour

Elenco: Cleydson Nascimento, Dafne Viola, Helena de Jorge Portela, Pablito Kucarz e Patricia Cipriano

Direção de produção: Gilmar Kaminski

Assistência de direção: Anna Wantuch e Vitor Schuhli

Assistência de produção: Danatha Siqueira

Cenário: Fernando Marés

Figurino: Isbella Brasileiro

Iluminação: Beto Bruel e Lucri Reggiani

Operação de luz: Lucri Reggiani

Trilha original e sonoplastia: Rodrigo Stradiotto

Operação de som: Álvaro Antonio

Colaboração internacional: Senja Spackman (EUA)

Realização: Súbita Companhia de Teatro e Flutua Produções

Duração: 70 minutos

Classificação indicativa: 16 anos


O Arquipélago

Em um diálogo próximo e convidativo com o público, a peça levanta uma série de questionamentos sobre homofobia em situações extremamente cotidianas: ambientes públicos, de ordem social, no contato com desconhecidos ou no convívio próximo da família, no contexto privado.

Nesses dois espaços distintos, o preconceito e o machismo aparecem de maneira ora sutil, ora  escancarada, mas sempre violenta. A narrativa apresentada por Pablito revela ao público a forma pela qual a sociedade em geral reage a uma orientação sexual dissidente, que descobre sua sexualidade em ambientes completamente hostis.

A complexidade dessa questão é abordada no espetáculo a partir das vivências reais do próprio ator. “O Arquipélago” fala sobre ilhas que devem viver coletivamente (em construções sociais e familiares), mas cujas relações nem sempre são harmoniosas. Junto com essas narrativas, conhecemos também a história de uma mulher comum, como diversas meninas que abandonaram sua casa muito jovens para trabalhar como doméstica na cidade grande. A história de sua própria mãe cria um elo potente com as violências e preconceitos que o ator relata.

Ficha técnica

Dramaturgia e atuação: Pablito Kucarz

Direção: Maíra Lour

Direção de produção: Gilmar Kaminski

Assistência de produção: Danatha Siqueira

Direção de palco: Dafne Viola

Trilha original e desenho de som: Alvaro Antonio

Iluminação: Beto Bruel

Adaptação e operação de luz: Lucri Reggiani

Cenário: Guenia Lemos

Figurino: Val Salles

Interlocução artística: Ligia Souza

Orientação dramatúrgica: Camila Bauer

Realização: Súbita Companhia de Teatro e Flutua Produções

Duração: 40 minutos

Classificação indicativa: 14 anos


Dito 

Este espetáculo solo é fruto da pesquisa continuada da Súbita Companhia em dramaturgia autoficcional contemporânea. Em "Dito", Pablito Kucarz discute a masculinidade a partir de suas memórias e da relação com seu pai, Benedito.

É nesta relação, erguida através de silêncios, que o trabalho busca encontrar possibilidades de fala e assim criar diálogos possíveis entre um pai e um filho. Benedito nasceu em 1950, preto e periférico, e viveu sua adolescência durante a ditadura militar em uma cidade eugenista e branca, Curitiba.

Aos 12 anos de idade, viu sua mãe morrer de tuberculose, na época, uma doença renegada aos miseráveis.

Pablito nasceu em 1981 e viveu a adolescência embalado pela efervescência da chegada da cultura Pop no país e pela popularização da televisão e de programas como Show da Xuxa, Viva a Noite e Programa do Gugu.

E é no choque dessas gerações que a encenação se apoia, e na constituição de família que ali se alicerça.

Ficha técnica

Dramaturgia e atuação: Pablito Kucarz

Direção: Nadja Naira

Dramaturgismo: Lígia Souza

Direção de produção: Gilmar Kaminski

Produção executiva: Cindy Napoli

Assistência de direção: Dafne Viola

Assistência de produção: Danatha Siqueira

Preparação corporal: Cintia Napoli

Iluminação: Lucri Reggiani

Cenografia: Gabrielle Windmuller

Figurinos: Isbella Brasileiro

Trilha sonora: Alvaro Antônio

Realização: Súbita Companhia de Teatro e Flutua Produções

Classificação indicativa: 16 anos


O Medo da Morte das Coisas

A Súbita Companhia tem sua trajetória reconhecidamente pautada pelo trabalho a partir da pesquisa dos estudos do corpo e do movimento. Em “O Medo da Morte das Coisas”, uma mulher dança e revela suas memórias em um apartamento antigo que mostra marcas de desgaste do tempo e precisa de manutenção. Ao observar as manchas, o mofo, as rachaduras e os vazamentos, ela se volta para dentro de si e se confunde com aquele lugar.

A dramaturgia apresenta inúmeros recursos de linguagem que servem como estímulo para a criação no corpo e na palavra: fluxo, ritmo, intensidade, repetição, movimento, signos, tempo, relação com arquitetura do espaço, etc.

Ficha técnica

Dramaturgia e atuação: Maíra Lour

Direção: Nadja Naira

Orientação dramatúrgica: Lígia Souza

Direção de produção: Gilmar Kaminski

Produção executiva: Cindy Napoli

Assistência de direção: Dafne Viola

Assistência de produção: Danatha Siqueira

Preparação corporal: Cintia Napoli

Iluminação: Lucri Reggiani

Cenografia: Gabrielle Windmuller

Figurinos: Isbella Brasileiro

Trilha sonora: Alvaro Antônio

Realização: Súbita Companhia de Teatro e Flutua Produções

Classificação indicativa: 16 anos


O Coração da Boca é a Língua 

Solo idealizado pela atriz e performer Patricia Cipriano, é uma busca pela memória de um corpo sapatão não identificado em suas primeiras insurgências, um estudo aberto sobre as possibilidades de flexão do verbo amar para além da heteronormatividade.

"O amor sapatão é revolucionário, pena que aprendeu tarde. Antes tarde do que nunca".


Ficha técnica

Direção: Maíra Lour

Performance e dramaturgia: Patricia Cipriano

Desenho de som e operação: Amira Massabki

Desenho de luz e operação: Semyramys Monastier

Orientação dramatúrgica: Sueli Araújo

Duração: 60 minutos

Classificação indicativa: Livre


AQUI - Filmes

Há um problema, um segredo, uma esperança. Partindo dessas três palavras, repletas de conceitos e imagens, a Súbita Companhia de Teatro, em parceria com a dramaturga Lígia Souza, apresenta “AQUI”.

“AQUI” pode se referir ao chão onde pisamos, o que nos levou a escavar camadas para vislumbrar o que esteve aqui antes e o que poderá estar depois de nós. Na dramaturgia, há a sobreposição de tempos, de perspectivas cronológicas que se desfazem, o não-tempo em um só lugar. E que lugar é esse?

Ficha técnica

Direção: Maíra Lour

Roteiros: Ligia Souza

Elenco: Cleydson Nascimento, Conde Baltazar, Helena de Jorge Portela, Janaina Matter e Pablito Kucarz

Direção de fotografia/Edição: Eli Firmeza

Assistente de câmera/Eletricista: Lucri Regiani

Trilha sonora: Álvaro Antonio

Figurinos: Isbella Brasileiro

Direção de arte: Guenia Lemos

Maquiagem: Carol Suss

Assistência de direção: Dafne Viola

Equipamentos cinematográficos: Backbros

Imagens aéreas: Bernardo Rocha

Produção executiva: Michele Menezes

Direção de produção: Gabriela Berbert

Assistente de produção: Sergius Ramos

Tradução em libras: Talita Sharon Simões

Preparação de elenco: Tonio Luna

Realização: Súbita Companhia de Teatro

Classificação indicativa: Livre

Assista aos filmes: https://youtu.be/qAJCEbEAnHo



“Mostra À Curitibana” é uma reunião de talentos
da cena cultural paranaense 

A programação, que faz parte do Festival de Curitiba, acontece de 2 a 7 de abril, no miniauditório do Guaíra

Uma das atrações do Festival de Curitiba é a “Mostra À Curitibana”, que reúne quatro peças da Cia. À Curitibana, sendo duas inéditas, além de uma oficina e um debate. Toda a programação, que faz parte do Fringe, terá como palco o Miniauditório Glauco Flores de Sá Brito, de 2 a 7 de abril.

As peças inéditas são “As Santas”, baseada na obra de Jean Genet e que tem o ator Danilo Avelleda no elenco, e “Cidades Mortas”, protagonizada pelo ator Mauro Zanatta e inspirada nas obras “Um Homem Honesto” (Monteiro Lobato), “Sermão do Bom Ladrão” (Padre Antônio Vieira) e a “Carta a Pero Vaz de Caminha”.

A programação da “Mostra À Curitibana” ainda terá o espetáculo digital “Estórias de Muitos Amores”, com direção de Rafael Camargo, a peça “Os Analfabetos”, que tem Guta Stresser no elenco, a oficina “Atriz, Ator, e Seus Instrumentos” (Corpo, Voz e Imaginação)”, ministrada pelo ator e diretor Adriano Petterman, e o debate “Teatro em Grupo e Suas Linguagens Num Contexto Brasileiro e Contemporâneo”, que reunirá vários atores e atrizes para uma troca de experiências sobre o “fazer teatral”.

O miniauditório do Guaira, fica na Rua Amintas de Barros, 70, no Centro.

“As Santas”

Baseado na obra “As Criadas”, de Jean Gedet, o drama “As Santas” aborda temas como poder, dominação, submissão e identidade. A peça destaca os valores e instintos marginais das personagens e do próprio autor.

É uma ode à imperfeição, um espelho para o público, uma aventura no universo “bandido” de Genet, apelidado de “O Santo”. A direção é de Adriano Petermann e o elenco tem Danilo Avelleda, Heloisa Giovenardi, e Diego Avelleda. “Tem sido bem desafiador, todos nós nos debruçamos na dramaturgia de Genet e percebemos o quão profunda, é uma obra com muitas camadas, com a junção de diferentes linguagens como a farsa e o realismo”, explica Giovenardi.

O espetáculo será encenado nos dias 3, 5, e 7 de abril, às 19h, e no dia 6, às 17h. Os ingressos custam a partir de R$ 25,00 e podem ser adquiridos no site do Festival de Curitiba (https://festivaldecuritiba.com.br/atracao/a-santa/). A classificação etária é de 16 anos de idade.

“Cidades Mortas”

Do conto “Um Homem Honesto”, de Monteiro Lobato, nasce o jogo das relações: honestidade e corrupção. João, honesto, esbarra numa maleta de dinheiro. Devolve a maleta? Tudo poderia correr bem, mas... A vida vira um Inferno. Um embate entre opostos, possibilitando diferentes leituras das personagens.

A direção e adaptação do texto é de Mauro Zanatta, que também integra o elenco, ao lado da atriz Stella Mariss.

“Cidades Mortas” será encenada nos dias 4 e 6 de abril, às 19h, e nos dias 5 e 7, às 17h. Os ingressos custam a partir de R$ 25,00 e podem ser adquiridos no site do Festival de Curitiba (https://festivaldecuritiba.com.br/atracao/cidades-mortas/). A classificação etária é de 14 anos de idade.


“Estória de Muitos Amores”

Essa é uma estória de muitos amores e muitos destinos! Ela se passa no picadeiro de um circo falido, onde um palhaço cego que não vê mais graça, um trapezista sem braço, uma bailarina que não dança e uma jovem que quer fugir com o Circo, dizem da quase impossibilidade de sermos.

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