domingo, 10 de março de 2024

Esporte a Toda Prova.

 Corrida da Mulher promove a prática esportiva em prol da saúde e bem-estar.

  


Participação feminina em provas de rua tem crescido significativamente  

No dia 17 de março, domingo, será realizada a 22ª Corrida da Mulher. A prova, promovida pela Global Vita Sports e pela Associação Pro Correr, é a primeira corrida exclusivamente feminina do país. A largada será às 7h, em Santa Felicidade, e contará com um percurso de 6km.  

“Promover um evento exclusivamente feminino e totalmente diferente das homenagens que até então eram realizadas em alusão ao Dia Internacional da Mulher (8/3), foi o que pensei em 2001”, conta Tadeu Natálio, professor de Educação Física e idealizador da prova.

Natálio explica que comentou a respeito da ideia com um amigo médico, o qual era presidente da Federação Internacional de Cardiologia, falaram sobre a saúde da mulher, cada vez mais acumulando funções - empreendendo, ocupando cargos executivos e de liderança e ao mesmo tempo com as preocupações domésticas, e com isso, descuidando da saúde e do bem-estar. O resultado da conversa foi a primeira edição da Corrida da Mulher, tendo como objetivo valorizar a relação das mulheres com o esporte, família, trabalho e qualidade de vida.

 

“Começamos com poucas participantes e fomos crescendo ano a ano, e hoje, para a 22ª edição são esperadas cerca de 2.500 participantes. Durante mais de 20 anos temos colecionado diversas histórias de superação e compartilhado inesquecíveis momentos de conquistas, alegria e vitórias”, celebra o idealizador da Corrida da Mulher.

 

Participação de mulheres em corridas de rua é crescente

 

De acordo com a Associação Brasileira de Corridas de Rua, em 2023 foram registradas mais de 150 mil corridas pelo Brasil, resultando em um aumento de 10% em relação a 2022. Dados da maior plataforma brasileira de venda de inscrições para eventos esportivos apontam que o país tem cerca de 13 milhões de corredores. O levantamento da plataforma revelou também que as mulheres representam cerca de 45% das inscrições em eventos dessa modalidade. E a tendência deve se intensificar em 2024, já que as corridas de rua estão ganhando cada vez mais adeptos, visibilidade e se popularizando nas redes sociais. Além disso, é um esporte individual e mais acessível.   

 

Lia Jorge tem 69 anos é uma das brasileiras que aderiu à modalidade e integra o “time” de participantes da Corrida da Mulher. Empresária do segmento de moda fitness e moda praia há 12 anos, Lia é formada em Educação Física, trabalhou mais de 30 anos em gerenciamento e gestão de pessoas em academias de Curitiba, e há quase três décadas optou pela corrida.  

 

Lia conta que a primeira corrida, foi em 1995, no Parque Tingui, e revela que tinha um sonho de correr em uma meia maratona, mas teria que ser no Rio de Janeiro. “Eu fui, participei e concluí o percurso, meu sonho foi realizado com excelência”, relembra.

 

A empresária relata que sempre teve uma vida saudável, com atividades físicas regulares e boa alimentação. Porém, aos 40 anos, ao realizar exames de rotina foi surpreendida com um resultado que apontou alguns níveis e valores alterados. “Sempre tive uma proximidade com os esportes, já pratiquei bodyboard, joguei tênis durante muito tempo na adolescência e fiz escalada esportiva, inclusive em um dos campeonatos paranaenses obtive o terceiro lugar”, relembra.

 

Ao se deparar com os resultados dos exames, Lia conta que parou, pensou e concluiu que a corrida iria beneficiar no controle dos níveis desregulados. “E foi o que aconteceu, a corrida fez mudanças na minha vida. Superei desafios, foi bem difícil começar a correr porque requer um preparo para o corpo se adaptar e evoluir até o ritmo desejado. Além disso, me deu mais disciplina, resiliência, aprendi a dominar o corpo e a mente e ainda fiz novas amizades”, destaca Lia.    

 

Ela relata que para ela a corrida é a saúde em primeiro lugar, superação e um estilo de vida. “Melhora a qualidade de vida, diminui o estresse e o prazer de chegar ao fim de uma prova é impressionante. Além disso, quando estou correndo consigo até pensar e tomar decisões e resolver alguns problemas cotidianos. Aconselho a pessoa, independentemente da idade a começar a correr, mas é necessário sempre uma avaliação e acompanhamento médico e a orientação de um profissional da área de educação física”, enfatiza.

 

SERVIÇO

22ª Corrida da Mulher - 2024
Quando: domingo, 17 de março de 2024
Horário de largada: 7h  -  Percurso: 6km e caminhada
Local de largada e de chegada: Restaurante Dom Antônio - Av. Manoel Ribas, 6.121 - Santa Felicidade
Inscrições: até 12 de março
Informações: globalvita.com.br I @corridadamulhercwb

 

Nenhum comentário: