segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

 Embrapa e IFMA impulsionam desenvolvimento socioprodutivo 

de comunidades quilombolas em Alcântara-MA

Parceria inovadora será lançada com a presença da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, que destinou 5 milhões para a fase inicial do projeto


sisteminha peq peq.jpg

Nesta segunda, 26 de fevereiro, o projeto "Sisteminha + Produção de Energia Limpa" será lançado pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e pelo reitor do Instituto Federal do Maranhão – IFMA, Carlos Cesar Teixeira Ferreira, na Comunidade Quilombola de Canelatiua, em Alcântara-MA, a partir das 10h. O objetivo é o fortalecimento da autonomia das famílias quilombolas de Alcântara, que vivem em insegurança alimentar, dificuldades no fornecimento de energia elétrica e vulnerabilidade de trabalho em função do isolamento social e das desapropriações das famílias que ocupavam a região do Centro Espacial de Alcântara. Estarão na cerimônia os ministros Paulo Teixeira, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Jorge Messias, da Advocacia-Geral da União. Também estará presente o governador do estado do Maranhão, Carlos Brandão, e o chefe-geral da Embrapa Cocais, Marco Bomfim. 

A Embrapa Cocais transferiu a tecnologia do Sisteminha para técnicos, professores e estudantes do IFMA em parcerias anteriores. Na prática, serão instalados 30 módulos do Sisteminha para produção de alimentos e 30 usinas fotovoltaicas para geração de energia limpa, beneficiando cerca de 150 famílias quilombolas.  O projeto enfatiza a formação de capacidades e a adaptação da tecnologia social ao contexto local, incentivando a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento humano. O plano de trabalho desta primeira fase deverá ser executado em 2024 e 2025. O Ministério da Igualdade Racial - MIR prevê, ainda, mais R$ 25 milhões, para a ampliação do projeto, que deverá beneficiar outras comunidades quilombolas de Alcântara-MA.

Para ler a matéria na íntegra, acesse aqui.

Nenhum comentário: