sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

O Natal do Bruno Aleixo | Estreia 18 de janeiro nos cinemas!

O Natal pós-traumático, mas hilário e emocionante,

de Bruno Aleixo

Ninguém odeia o Natal mais que Bruno Aleixo. Odeia tanto que a estreia de "O Natal do Bruno Aleixo" no Brasil vai ser depois do Natal, um autêntico Natal pós-traumático, com sessões confirmadas em São Paulo e no Rio de Janeiro, e outras capitais a confirmar. Isso porque o filme traz o personagem tendo novamente que lidar com seus fantasmas,  a ansiedade e as mágoas que a época festiva sempre  traz de volta.  


Quem dirige o longa são os criadores do controverso e divertido personagem, o humorista, roteirista e apresentador de TV português João Moreira e o roteirista Pedro Santo.  Os diretores se inspiraram em "Um Conto de Natal", de Charles Dickens, para colocar Bruno Aleixo no papel do lendário Ebenezer Scrooge. 


Depois de conquistar os brasileiros e estrear "O Filme do Bruno Aleixo", o personagem volta ao Brasil na companhia de seus peculiares amigos com a jornada de "O Natal do Bruno Aleixo", que conta logo de início com o genial O Homem do Bussaco (metade homem, metade monstro peludo), o Busto (literalmente um busto de Napoleão) e a criatura Renato Alexandre (livremente inspirado em O Monstro da Lagoa Negra).


Nesta leitura contemporânea do clássico, Bruno Aleixo é assombrado por  memórias natalinas nada ideais, como ceias chatíssimas e presentes péssimos, Bruno mergulha em um universo de  sonhos peculiares que revelam a evolução do seu vínculo com a data. Mas ela também mostra que, até quem detesta o Natal, tem seus momentos! 


"É nossa pretensão partir do celebrado arquétipo do 'Conto de Natal' de Dickens, tantas vezes adaptado nos mais diversos formatos artísticos, agora com Bruno Aleixo assumindo o papel de Ebenezer Scrooge. Instalando-se quase de imediato o conflito-base (na medida em que é estabelecida desde logo a existência de uma relação profundamente antagônica entre a personagem e o dia do Natal), serão, neste cenário, os sonhos de um Aleixo aparentemente em estado de coma a nos guiarem através de diversos natais. E, aqui, será então esta dinâmica onírica a assumir a função que habitualmente está consagrada aos três espíritos canônicos que visitam Scrooge", explicam os diretores. 


"Todavia, serão seis, e não três, os natais visitados por Aleixo nos seus sonhos, com particular relevância para as ceias passadas (na figura da infância, pré-adolescência e duas fases distintas da idade adulta), não deixando ainda assim de expor as também clássicas versões 'presente' e 'futura'. Esta viagem espelhará a evolução do vínculo do personagem Bruno Aleixo com o Natal, pretendendo-se refletir também sobre a própria transformação que as celebrações e costumes natalícios foram sofrendo ao longo dos anos. Deixando-se ainda a premonição do que poderão vir a ser os Natais futuros se determinadas circunstâncias se mantiverem. Os Natais de Aleixo, sim, mas, mais uma vez, nunca apenas de Aleixo", completam João Moreira e Pedro Santo. 



BRUNO ALEIXO - UM PERSONAGEM QUE CONQUISTOU O BRASIL

Com seu humor ranzinza e seu sotaque lusitano, Bruno Aleixo conquistou o Brasil e tem milhares de fãs no País, que acompanham suas aventuras principalmente pelo instagram @brunoaleixooficial e amam seus esquetes curtos. Agora poderão curtir esta história que também traz o sarcasmo e a ironia típica do personagem, mas que celebra, mesmo a contragosto de Bruno, os valores natalinos da amizade, amor e, por que não, da comilança!  


A relação do personagem com o Brasil é mais profunda e natural do que muitos pensam: neste filme, como a personagem Cida, avó de Bruno, é brasileira, a família passou vários Natais no Brasil e as memórias dele no País são tão hilárias quanto trágicas. Além disso, em 2009 os mesmos diretores lançaram a websérie de humor "Aleixo no Brasil", que acompanha uma viagem do personagem ao país e conta com a participação de uma série de personagens conhecidos dos brasileiros, como Roberto Carlos e Fofão.


Outra ligação importante com o Brasil é a familiar: a mãe do diretor João Moreira é de São Paulo e a avó do diretor Pedro Santo é brasileira, o que proporcionou uma infância com referências da cultura brasileira, como as novelas e os gibis da Turma da Mônica.


"O Natal do Bruno Aleixo" traz uma narrativa muito contemporânea, com os protocolos hospitalares por conta da Covid 19 presente na narrativa.  Há também uma atualização natural das referências da obra do escritor Charles Dickens, com  um personagem que é um médico invisível, um robô enfermeiro, além de brigas e discussões de família. 


Com distribuição da Risi Film Brasil, "O Natal do Bruno Aleixo" tem estreia confirmada em São Paulo e no Rio de Janeiro, além de outras capitais a confirmar.

FICHA TÉCNICA


A ESTRANHA COMÉDIA DA VIDA (La stranezza)

ITÁLIA, 2022, 103’, COMÉDIA/DRAMA

Com: Toni Servillo, Salvatore Ficarra, Valentino Picone, Renato Carpentieri

 

Realização: Roberto Andò

Argumento: Roberto Andò, Ugo Chiti, Massimo Gaudioso

Fotografia: Maurizio Calvesi

Trilha sonora: Michele Braga, Emanuele Bossi

Montagem: Esmeralda Calabria

Som: Carlo Missidenti, Marta Billingsley, Gianni Pallotto

Produção: Angelo Barbagallo, Attilio de Razza

Cenografia: Giada Calabria, Loredana Raffi

Figurino: Maria Rita Barbera

Distribuição: Risi Film Brasil

Nenhum comentário: