Já era bem noite quando um grupo de jovens, sem carona, voltou caminhando por Brasília. No caminho pedras no sapato, ruas escuras, carros que passam. Chegaram até a plataforma rodoviária para esperar até seis horas da manhã para pegar ônibus. Enquanto isso, muito cheiro de gasolina, óleo diesel e uma neblina que impedia de ver a torre, que por toda plataforma daria pra ver. Tudo isso serviu de inspiração para Renato Russo, na época no Aborto Elétrico, escrever a primeira parte da letra da canção “Música Urbana”. Toda essa história é contada pelo jornalista e pesquisador Fabricio Mazocco, no programa Enigmas do Rock (https://www.youtube.com/@enigmasdorock), do canal Rock 80 Brasil.
A “Música Urbana” nasceu em um ensaio do Aborto Elétrico, com o Felipe Lemos (bateria), Flávio Lemos (baixo), Renato Russo (vocal e guitarra) e que naquele dia recebia a visita do André Pretorius, o guitarrista fundador do Aborto, mas que foi embora para a África do Sul.
Depois do fim do Aborto Elétrico, a gravação dessa música ficou guardada. Tempos depois, o Dinho, já na formação do Capital Inicial, junto com Fê Lemos, Flávio Lemos e Loro Jones, recuperou a gravação e inseriu no repertório do Capital. Mas ele achava que faltava uma parte da música. Um dia, do orelhão do Conjunto Habitacional, Dinho ligou para Renato e, do telefone mesmo, o vocalista da Legião Urbana foi ditando a segunda parte da canção, que foi gravada no primeiro disco do Capital Inicial, de 1986.
E não só. Um blues que Renato Russo tinha escrito foi intitulado “Música Urbana 2” e foi gravado pela Legião no álbum “Dois”. Antes disso, essa música serviu de estratégia para diminuir as saudades do casal Virginie e André Pretorius.
Todos os detalhes dessas histórias estão no Enigmas do Rock, que pode ser acessado aqui. O Enigmas do Rock é um produto do Rock 80 Brasil, que tem mais de dez anos de existência e que pode ser acessado no site (https://rock80brasil.com.br/), Instagram (@rock80brasil) e no Spotify.
O Enigmas do Rock conta a história das músicas de rock de todas as décadas e é postado no YouTube (https://www.youtube.com/@enigmasdorock) toda terça-feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário