quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Gente News

 

15º Encontro de Culturas do Mundo começa dia 24/01, na Bahia.



24 a 28 de janeiro, o 15º Encontro Culturas do Mundo movimenta o Espaço Cultural Tangará Mirim, em Imbassaí, Litoral Norte da Bahia. O evento é composto por 5 dias de vivências pautadas por música, arte, cantos e danças, além de rodas de conversas e meditação, com o objetivo de promover o conhecimento e as trocas sobre diferentes culturas. Nesta edição, haverá expressões brasileiras, curdas, judaicas, armênias, danças étnicas e vivências com nossos povos originários. 


  

O Encontro é organizado pelo Centro de Estudos Universais, associação sem fins lucrativos que promove estudos, pesquisas, eventos e serviços que integram os saberes fundamentais: a arte, a ciência e a espiritualidade. "Estamos há 25 anos realizando os Encontros de Culturas do Mundo, com o objetivo de promover o conhecimento sobre diferentes culturas, credos e filosofias, e assim favorecer a cultura de paz através da arte e uma convivência harmônica entre povos", pondera Glaucia Rodrigues, diretora da associação.

Ao todo, serão oferecidas mais de 20 atividades, proporcionando ao participante a oportunidade de aprendizados e novas experiências enquanto desfruta de um dos destinos mais desejados do Brasil, em pleno verão baiano.  

Programação

O evento começa no dia 24 pela manhã com um ritual na praia de Imbassaí com as Mães de Santo do Terreiro Oyá Denã, de Camaçari. Na seara das danças, haverá oficina Danças do Curdistão, com o dançarino e músico Arjen Brusk; de Danças Étnicas com a dançarina e coreógrafa Betty Gervitz, Danças da Armênia com o artista internacional Karen Gevorgyan, diretor artístico do renomado Bert Dance Ensemble; e apresentação do tradicional grupo Parafusos, de Sergipe.

A Bahia estará muito bem representada, com o Samba de Roda e Quadrilha com a mestra Dona Nildes, de Pojuca; Dança de Simbologias de Orixás e Caboclo, conduzida pela professora e bailarina Rosângela Silvestre; na contação de histórias com Vovó Cici, do Terreiro Ilê Axé Opô Aganju, Salvador, e na apresentação da Chegança Feminina de Arembepe.

As vivências musicais incluem Práticas de Músicas do Mundo, lideradas pelo compositor e músico Gabriel Levy, Práticas de Música Tradicional Brasileira, com a musicista Renata Amaral, e apresentação da Orquestra Cultural do Barro Branco, formada por jovens da região. 

O Grupo Xavante de Aldeia Ripá e o cantor litúrgico Felipe Pinchas Grytz trarão vivências que mesclam cantos com sonhos e espiritualidade. A cultura indígena também se apresenta nas expressões musicais Guarani com os jovens Kuaray Mirim e Wera Xunu.

Para além de todas essas manifestações artísticas e culturais, o evento reserva espaço para rodas de conversas, momentos de; meditação e relaxamento com o psicoterapeuta junguiano  Paulo Machado, e trocas de pensamentos e filosofias entre indivíduos de vários cantos do mundo. "Quando contemplamos nosso planeta desde o espaço, nos damos conta de como são arbitrárias as fronteiras entre países. No entanto, há políticas que impõem separações entre os povos e induzem a cegueira em relação à enorme diversidade de percepções do universo pelas inúmeras culturas. Daí a necessidade de se promover o encontro entre as culturas do mundo, para que possamos ter a grandeza, a riqueza e a beleza da vida humana na Terra a que todos nós temos direito”, finaliza Glaucia.


 Informações. 

Serviço:
15º Encontro Culturas do Mundo
De 24 a 28 de janeiro de 2024
) ou Whatsapp: +55 (11) 3071-3842
Site: www.culturasdomundo.org.br  
Instagram: @ceuaum


Fonte.

helena@hcbcomunicacao.com.br

Nenhum comentário: