sábado, 6 de janeiro de 2024

Esporte.

 


Estreante no Dakar, Rodrigo Varela comemora posição de destaque no prólogo

Depois de quase ficar de fora da competição por conta de alteração na rota da embarcação que trazia seu UTV para evitar ataques piratas, o piloto brasileiro termina o dia ainda mais confiante

#416 Rodrigo Varela e Enio Bozzano Júnior

Foto: Fotop

 

#305 Austin Jones e Gustavo Gugelmin

Foto: MDH Photography

Waldo Rafael


Apenas 28 quilômetros contra o relógio e uma amostra condensada do nível de dificuldade que promete o Rali Dakar 2024. Teve muita areia, pedra e pontos complicados em termos de navegação. Assim foi o prólogo, em forma de alça, saindo e voltando para Al Ula. Dia de aquecer os motores e tirar a habitual pressão que os pilotos sentem nos dias antes da largada da maior e mais dura prova off-road do mundo.


Estreante no Dakar, Rodrigo Varela comemorou com muito entusiasmo a conquista do quinto lugar na categoria T4 (SSV) ao lado de seu parceiro Enio Bozzano Júnior, ainda mais depois das complicações com o transporte do seu UTV do Brasil para a Arábia Saudita. A embarcação que trazia carro original sofreu atraso após desviar de piratas no Mar Vermelho.


Com a rota alterada, o UTV não chegaria a tempo, o que impossibilitaria Rodrigo de competir. Com ajuda do pai e piloto Reinaldo Varela (campeão do Rali Dakar 2018), a busca por um carro reserva começou. Localizaram um modelo em Portugal que, após adaptações, foi aprovado pela inspeção do Dakar para correr.


“Conquistar essa colocação na estreia é muito importante porque nos dá muita confiança para seguir conforme as estratégias que traçamos, mesmo depois de tudo o que passamos nos últimos dias para ter o UTV pronto para a competição. Em princípio, competiríamos na T3 (Challenger), mas com a mudança de UTV achamos melhor andar na T4 por conta da equipe e da quantidade de peças. Nosso Can-Am Maverick X3 foi aprovado na inspeção e no prólogo nos mostrou que está em excelente condição de nos conduzir muito bem por todas as etapas e, quem sabe, ao pódio. É o que buscaremos”, vibra Rodrigo.

 

Em busca do tri...e do tetra

A Can-Am pode alcançar a sétima vitória consecutiva na classificação geral em sete anos de disputa na categoria UTVs nesta edição. Tal feito poderá acontecer pelas mãos do norte-americano Austin Jones e do catarinense de Lajes (SC) Gustavo Gugelmin, que partem para o tricampeonato já que venceram em 2022 e 2023. E mais: Gugelmin, que já é o brasileiro mais vitorioso da história do Dakar nos UTVs, se ganhar será tetracampeão (era ele quem navegava para o pai de Rodrigo Varela, Reinaldo, em 2018, conforme pontuado acima).

 

Embora o dia de prólogo não tenha sido dos mais satisfatórios para a dupla atual bicampeã, o rali está apenas começando, afirma Gugelmin: “Começamos hoje a esquentar os motores e aproveitamos para fazer alguns testes. Já entendemos o que funcionará melhor e amanhã sim será o dia de colocar toda a nossa experiência em ação. Haja coração”.

 

Can-Am Factory

A equipe South Racing Can-Am mostrou bastante habilidade, com importantes colocações no prólogo. Na categoria T4 apresentou excelente desempenho, com o português João Ferreira garantindo a segunda posição ao lado do parceiro Filipe Palmeiro. Logo atrás, o brasileiro Cristiano Batista e seu navegador, o português Fausto Mota, terminaram em quarto, enquanto a estreante Sara Price, dupla com Jeremy Grey, em sexto, no primeiro Dakar da piloto americana. As 6 primeiras posições nessa categoria ficaram muito próximas, com apenas 0,56" separando os concorrentes.


Já na categoria T3, a equipe Can-Am Factory utilizou a etapa do prólogo para testar novas configurações para a corrida. Uma abordagem estratégica que demonstra o preparo para enfrentar os desafios até o último dia da competição, em 19 de janeiro. 

Sobre a BRP

Somos um líder global no mundo de veículos de esportes motorizados, sistemas de propulsão e embarcações construídos em mais de 80 anos de engenhosidade e foco intenso no consumidor. Nosso portfólio de líderes da indústria e produtos distintos proporciona aventuras e experiências em diferentes playgrounds, incluindo motos de neve Ski-Doo e Lynx, motos aquáticas e pontoons Sea-Doo, veículos on e off-road Can-Am, embarcações Alumacraft e Quintrex, pontoons Manitou e sistemas de propulsão marítima, bem como motores para karts e aeronaves recreativas.

Completamos nossas linhas de produtos com um negócio dedicado de peças, acessórios e vestuário para aprimorar totalmente a experiência de pilotagem.

Comprometida com o crescimento responsável, a BRP está desenvolvendo modelos elétricos para suas linhas de produtos existentes e explorando novas categorias de produtos de baixa tensão e assistência humana.

A BRP possui matriz em Quebec, no Canadá, e vendas anuais de CA$ 10 bilhões em mais de 130 países, e nossa força de trabalho global é composta por mais de 23.000 pessoas motivadas e habilidosas.

No Brasil, a empresa possui ampla cobertura nacional com 73 revendedores em todas as regiões e estados, capacitados a proporcionar a melhor experiência aos clientes na venda de veículos, peças, acessórios e serviços.

 

Mais informações, confira em http://brp-news.com.br/.

 

Carbono.AG Agência de Comunicação

Assessoria de Imprensa BRP Brasil

Christian Marxen e Erica Munhoz

Telefone: (11) 5542-4599

E-mail: erica.munhoz@carbono.ag

atendimento2@carbono.ag  

Se você não deseja mais receber e-mails nossos,cancele sua inscrição aqui.


Nenhum comentário: