Os 85 pré-inscritos no concurso Brasil Fashion Designer estão trabalhando a todo vapor para concluírem as coleções e pra isso estão trabalhando com as matérias-primas que foram disponibilizadas para a criação das peças para o concurso. As bases de tecido que vão estruturar a criação dos looks dos jovens talentos são da Capricórnio, uma das tecelagens de denim mais importantes do Brasil, que está há mais de 70 anos atuando no mercado brasileiro. São seis opções de tecidos nos quais podem ser aplicados todos os tipos de interferência como lavagem, tingimento, estampa, bordado e o que a imaginação permitir.
Para dar mais charme às peças a Brasil Botões, parceira oficial do Febratex Summit e agora de aviamentos para o BFD, montou cinco cartelas exclusivas para os concorrentes com diversas matérias-primas como: Botões, fivelas e argolas em diversos formatos, tamanhos e materiais.
"Participar deste evento nos traz imensa satisfação, pois sua missão, assim como a nossa, é fomentar a troca de conhecimento e experiências. Além disso, ao promover o protagonismo dos estudantes de moda, o evento possibilita conexões autênticas com a indústria, proporcionando uma experiência de aprendizado verdadeiramente enriquecedora”, comenta Camila Selhorst, diretora administrativa da Brasil Botões.
Outras empresas também estão apostando no potencial dos estudantes do agreste pernambucano, como a Silmaq e a Andrade Máquinas, que fornecerão os prêmios, além da Audaces, que é detentora do software de criação usado pelos concorrentes para desenhar suas coleções, além de premiar os vencedores com licenças dos softwares da marca.
Sinergia na cadeia têxtil
O BFD nasceu em 2010 e seguiu até 2012, com 6 edições, com o objetivo de promover a sinergia entre os elos da cadeia têxtil, levando os jovens designers de moda e suas coleções para dentro de uma feira de máquinas e soluções têxteis. Todas as edições do concurso aconteceram paralelamente a uma das feiras do Febratex Group. Nesta edição, o concurso traz como tema o Agreste Pernambucano, rico em cultura, tradições e paisagens variadas e conhecido por abrigar um dos polos de moda mais robustos do Nordeste.
Para o diretor artístico do Brasil Fashion Designer, Ricardo Gomes, voltar a fazer o BFD e incentivar a criação nos jovens designers do setor têxtil é revigorante. “Sabemos que o Setor têxtil e de confecção brasileiros cresce e fatura mais quando exportamos e ou vendemos no mercado interno produtos com valor agregado. Certamente a criação é um dos pilares para que o produto tenha valor agregado e faça nossa economia girar com mais eficiência”.
Os candidatos têm até o dia de hoje, 30 de janeiro, para entregar os croquis e o texto explicativo e inspiracional da coleção, além da ficha de inscrição. No dia primeiro de fevereiro, os dez finalistas serão anunciados e eles poderão se preparar para o desfile que acontecerá dentro da AGRESTE TEX, uma das mais importantes feiras de máquinas, serviços e tecnologias para a indústria têxtil e de confecção do Brasil, promovida pelo Febratex Group.
Cronograma:
30/01/2024 - Prazo final para entrega do projeto e ficha inscrição
31/01/2024 - Data limite para ajustes no projeto
01/02/2024 - Seleção dos 10 (dez) finalistas em São Paulo–SP
02/02/2024 - Divulgação dos 10 (dez) finalistas
18/03/2024 - Desfile e final do concurso
19 a 22/03/2024 - Exposição dos looks na Agreste TEX.
Nenhum comentário:
Postar um comentário