domingo, 3 de dezembro de 2023

 

Um Novo Capítulo na Jornada Rumo a um Mundo Vegano

A Geração Vegana participa com um estande na VegFest 2023, após a expansão para uma nova fase em sua missão de promover o veganismo em escala global. Com uma abordagem renovada e uma visão ampliada, a organização está comprometida em catalisar mudanças significativas para criar um mundo mais sustentável, ético e compassivo.


O grupo, que é mais conhecido pela campanha que ofereceu US$ 1 milhão ao Papa Francisco para adotar o veganismo durante a Quaresma, acaba de se tornar a primeira organização vegana a ser convidada a fazer parte de Equipe de Nomeações do respeitado Prêmio Earthshot, fundado pelo Príncipe William.

Esta conquista permite que a organização busque grupos, empresas e campanhas veganas de alto impacto e nomeie aqueles que se enquadram nos critérios da premiação para concorrer ao prêmio de aproximadamente 6 milhões de reais.

Por isso, a Geração Vegana abriu uma chamada até 30 de novembro de 2023 para identificar iniciativas veganas de alto impacto em todo o mundo. As sugestões, que devem ser feitas pelo site da organização GeracaoV.org, podem ser de grupos, empresas e campanhas que trabalham por uma alimentação à base de plantas.


Outras conquistas da campanha

A Geração Vegana também foi convidada a selecionar dois especialistas para participar do Painel Consultivo de Especialistas do Earthshot para a categoria ‘Proteger e Restaurar a Natureza’ do prêmio.


A organização convidou o pesquisador da Universidade de Oxford, Joseph Poore, e a cientista do Our World in Data, Dra. Hannah Ritchie, a fazerem parte ao painel, e ambos já aceitaram assumir este importante papel de avaliar todas as nomeações e ajudar a escolher os finalistas.


Histórico da conquista

Em agosto de 2023, a Geração Vegana iniciou uma campanha pedindo para o Príncipe William, fundador do Prêmio Earthshot, incluir uma categoria para as soluções à base de plantas em seu prêmio global pelo meio ambiente. O pedido foi apoiado por estrelas internacionais como Olivia Colman, Emma Thompson e Alicia Silverstone e Sharon Osbourne, e nacionais como Luisa Mell, Rodrigo Dorado, Emiliano d’Avila, Natália Rosa, Dani Moreno e Leyllah Diva Black. Na ocasião, a ONG ofereceu o valor de 1 milhão de libras para o prêmio inaugural na sexta categoria: “Promover um Sistema Alimentar à Base de Plantas”. A campanha ganhou as manchetes em todo o mundo e, embora a categoria não tenha sido criada, a Geração Vegana já considera o resultado alcançado é um importante avanço para o movimento vegano.


Histórico de campanhas:

As campanhas Million Dollar Vegan são desafios de repercussão internacional direcionados a grandes líderes mundiais para que ajam em prol de um sistema alimentar sustentável à base de plantas. A organização já conduziu desafios ao Papa Francisco, ao então presidente americano Trump, ao atual presidente dos EUA Biden, ao primeiro-ministro britânico Rishi Sunak e recentemente ao príncipe William. Além desse trabalho para colocar o veganismo no debate público na grande mídia, a Geração Vegana também desenvolve propostas e iniciativas educacionais, colaborações com influenciadores e campanhas de conscientização sobre uma alimentação 100% vegetal. Outro importante projeto que desenvolveu durante a pandemia foi a distribuição de mais de 1 milhão de refeições veganas, em seu programa de Alimentação Solidária que continua de forma pontual em algumas regiões do mundo. 

Distribuição de alimentos no Jardim Oratório, maio 2022

Sobre a Geração Vegana

A Geração Vegana é uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada a divulgar informações sobre os benefícios ambientais, éticos, pessoais e de saúde pública de uma alimentação baseada em plantas.


A organização também oferece gratuitamente em seu site (GeracaoV.org) informações sobre nutrição 100% vegetal e dicas sobre um estilo de vida vegano com programas de 7 e 30 dias sobre veganismo. Além disso, realiza campanhas que colocam o movimento vegano nas mídias mais importantes do mundo.

Nenhum comentário: