Síndrome de fim de ano: Como o
A prática regular de yoga ajuda a controlar picos de ansiedade que podem afetar a sua saúde e qualidade de vida, afirma o naturopata e professor de yoga, Ravi Kaiut
O mês de dezembro marca a celebração de festas importantes,como Natal e Reveillon, além de mudanças de rotina, com férias e visitas de amigos e familiares, viagens e pressão por resultados, o que pode gerar um pico de ansiedade e sintomas depressivos, conhecidos como “síndrome do f
Segundo um estudo conduzido pela Isma-Brasil (Associação Internacional de Gerenciamento do Estresse - Brasil), o nível de estresse dos brasileiros apresenta um aumento médio de 75% no período que antecede as festividades de fim de ano. A condição conhecida como "síndr
Os sintomas podem ser desencadeados por fortes mudanças de rotina ligadas à época, além de altas expectativas associadas à época, como o sucesso durante
Como controlar a ansiedade durante as festas de fim de ano?
De acordo com o naturopata e professor de yoga, Ravi Kaiut, existem algumas dicas que podem ajudar a aliviar esse tipo de sintoma, como a prática regular de yoga.
“Durante as festas de fim de ano, gerenciar a ansiedade é muito importante, por isso, praticar técnicas de relaxamento como a respiração profunda, reservar momentos para si, praticar exercícios regulares, manter uma alimentação equilibrada e buscar ajuda profissional pode ajudar a evitar esse problema”.
“Além disso, o Yoga é um grande destaque pois ajuda a aliviar a ansiedade através de posturas e meditação que acalmam a mente e relaxam o corpo não apenas com efeitos momentâneos, mas prolongados no combate à ansiedade”, destaca Ravi Kaiut.
NeuroYoga: Prática direcionada
No entanto, não são todas as práticas de Yoga que conseguem ótimos resultados no controle do estresse e ansiedade, para isso, existe uma abordagem específica desenvolvida com base no Método Kaiut Yoga, explica Ravi.
“O NeuroYoga é uma prática que mescla o yoga tradicional com os avanços científicos no entendimento do cérebro e sistema nervoso. Seu propósito é aprimorar a saúde mental, cognitiva, controle emocional e reação ao estresse. Ao unir esses elementos, o NeuroYoga se torna uma ferramenta poderosa para melhorar o bem-estar”, detalha.
3 técnicas do Yoga para aliviar o estresse e ansiedade do fim de ano
1. Sukhasana: “Essa é uma posição bem simples, feita apenas sentada com a coluna ereta e as pernas cruzadas uma na frente da outra, é uma posição importante para a meditação e respiração consciente, ajudando a relaxar rapidamente”, explica Ravi Kaiut.
2. Badakonasana: “Esta postura permite uma abertura dos quadris, quebra de rigidez dos músculos internos da coxa e afastamento do estresse, para realizá-la basta sentar com a coluna ereta, colocando as solas dos pés em contato com os joelhos dobrados e abertos para os lados, apoie as mãos nos tornozelos e incline o tronco para a frente”.
3. Viparita Karani: “Essa posição é uma das mais importantes quando se fala de desestressar, relaxar de forma rápida. Para fazê-la, basta deitar-se com as pernas esticadas e os pés encostados na parede na vertical”, ensina Ravi Kaiut.
--
Ravi Kaiut é um empresário precursor do método Kaiut Yoga no Brasil, naturopata, mestrando e pesquisador em neurociências, foi diagnosticado aos 4 anos com Síndrome de Legg Perthes - doença crônica que destrói o quadril e causa grandes dores - como parte do tratamento passou a praticar Yoga, se apaixonou e decidiu que deveria compartilhar seu conhecimento com o mundo. Campeão brasileiro de fisiculturismo e pelo Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo e Fitness, da Federação IFBB. Hoje, Ravi é diretor de pesquisa do instituto Kaiut Yoga, ensina yoga em sua escola com sede em Curitiba, Paraná, e realiza eventos internacionais sobre yoga, desestresse, meditação, dor crônica e sono de alta qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário