Novos produtos turísticos de experiência são apresentados no Mercado Municipal, em Curitiba | |
Vinte e duas novas experiências buscam fomentar o turismo em Curitiba, na Região Metropolitana e no Litoral do Paraná | |
Para fomentar o turismo em Curitiba, Região Metropolitana e Litoral do Paraná, 22 novos produtos turísticos de experiência foram apresentados nesta quinta-feira (7) no Mercado Municipal de Curitiba, em uma iniciativa do Sebrae/PR, do Pró-Metrópole e do Instituto Curitiba Turismo. São produtos, serviços, passeios e locais que estimulam a imersão e a regionalidade para quem busca conhecer o Paraná. Evento de apresentação foi realizado das 9h às 17h no Mercado Municipal de Curitiba. Foto: Inove Presidente do Pró-Metrópole, Vitor Tioqueta esteve no Mercado Municipal para conhecer os estandes das 22 novas experiências turísticas. "O papel do Pró-Metrópole é integrar e promover o desenvolvimento de forma compartilhada. Por isso, realizamos a apresentação desses destinos turísticos em doze municípios. A escolha pelo Mercado Municipal também aproveita essa época do ano, com mais visitantes, o que ajuda na divulgação dos atrativos", destaca Tioqueta. Meio ambiente, tradição e imersão Fabiano da Silva, membro do Instituto Guaju, é responsável pela iniciativa da "Revoada dos Guarás", que realiza passeios de barcos com guia pela Baía de Guaratuba, um dos produtos turísticos de experiência. Fabiano da Silva (ao centro), membro do Instituto Guaju, recebe visitantes no estande da experiência “Revoada dos Guarás”, em Guaratuba. Foto: Inove "Somos uma organização não governamental que, além do trabalho de pesquisa, promovemos a importância de se transformar a ave guará num produto turístico. Guaratuba vem exatamente dessa junção das palavras, 'muitos guarás'. Só que, em 252 anos de fundação, passamos 80 anos com a espécie em extinção, até 2008, quando começaram a retornar. Também unimos conhecimentos sobre os sambaquis, as populações caiçaras, temos uma riqueza ambiental e cultural enorme no nosso litoral", descreve. José Augusto Zanchetta, dono da Cantina Zanchetta, em São José dos Pinhais, conta que as experiências estão ligadas à história e às tradições de sua família. Vitor Tioqueta, presidente do Pró-Metrópole, e José Augusto Zanchetta, dono da Cantina Zanchetta, em São José dos Pinhais. Foto: Inove "Nos finais de semana, servimos um rodízio de massas e carnes em um parreiral. Também temos o café no parreiral, com produtos típicos regionais. A pisa da uva, outro ritual que veio com os imigrantes, além da sapecada do pinhão, na temporada. O novo produto é a noite italiana do frango caipira com polenta, um prato centenário, típico das famílias italianas", convida José Augusto. Leandro Alves, da empresa Broder, que realiza em Curitiba os passeios da Charrete Imperial, oferece uma experiência imersiva pela história e pelas estórias da capital. Charrete Imperial é um dos novos produtos de experiência em Curitiba. Foto: Inove "A gente trouxe o turismo literário para o turismo de Curitiba, contando uma história lúdica em que um personagem veio de outro mundo para encontrar um elemento natural. E nessa busca, passamos pelos pontos do nosso passeio, em uma charrete puxada por bicicleta elétrica. A saída é do Memorial Árabe, em frente ao Passeio Público, com paradas no Bosque João Paulo II, Memorial Paranista, Orquidaria Rosita, Palácio Iguaçu e retorno ao Memorial Árabe”, completa. Weliton Perdomo, gerente da Regional Leste do Sebrae/PR, explica que a metodologia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) foi aplicada em conjunto com os municípios de Curitiba, Lapa, São José dos Pinhais, Mandirituba, Tijucas do Sul, Campo Magro, Colombo, Morretes, Antonina, Guaratuba, Pontal do Paraná e Matinhos. “Durante dois anos, trabalhamos na formação da governança de Destino Turístico Inteligente e nas ações comerciais, unindo esforços com prefeituras e empresários, especialmente na formatação dos produtos turísticos e na melhoria de processos. Por limitação de espaço e logística, serão 22 experiências apresentadas, mas no total há mais de 40 produtos turísticos catalogados desde 2022”, detalha. Ao todo, 22 experiências foram apresentadas em estandes no Mercado Municipal. Foto: Inove Confira os 22 novos produtos turísticos de experiência:
Experiências turísticas No Estado, foram atendidos empresários e potenciais empreendedores de 50 municípios para a organização de experiências turísticas. Para formatar essas experiências, o Sebrae/PR desenvolveu a Jornada de Formatação do Produto Turístico de Experiência, aplicada pelos Agentes de Roteiros Turísticos em 12 Regiões Turísticas. Durante o percurso das jornadas, foram atendidos 650 empresários. Todas as empresas puderam construir um plano de inovação e organizar novos ou potencializar seus produtos turísticos de experiência: 248 novos produtos foram gerados, desses, 220 foram testados e mais de 150 experiências estão disponíveis no Site de Experiências Paraná. | |
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