sexta-feira, 15 de dezembro de 2023

 

Marketing de experiência: Shoppings de Santa Catarina apostam em interatividade como estratégia de encantamento do público



Shoppings da Almeida Junior promoveram  o ‘Café com Noel’, evento gratuito de café da manhã temático com a presença do Papai Noel


O segmento do varejo está em constante mudança, seguido pelas novas tendências do mercado. Os desafios para se diferenciar e gerar conexão com o consumidor demandam atenção às novidades da indústria e aos desejos do público. Além da experiência de compra, as marcas que promovem vivências e fortalecem a relação com o consumidor, fundamentadas nos sentidos e valores humanos, ganham destaque. Este é o caso do maior grupo de shoppings de Santa Catarina, a Almeida Junior, que promoveu o ‘Café com Noel’, evento gratuito voltado para o público infantil em 3 shoppings da rede. Na última semana, o Continente Shopping, localizado na Grande Florianópolis, realizou o ‘Café com Noel’ em um formato aberto ao público, com inscrições prévias. 

O evento foi idealizado com o objetivo de promover a interação dos pequenos com um dos personagens mais queridos do imaginário infantil, o Papai Noel. O diferencial, segundo Fabio Quintana, gerente de marketing do Continente Shopping, é que a interação vai além de um encontro rápido para tirar fotos com o bom velhinho no shopping. “Nossa ideia foi fugir do convencional, e oferecer uma experiência exclusiva, um café da manhã saboroso, temático e cheio de trocas com o Noel. Quem nunca imaginou ter uma experiência assim quando criança?”.

A ação teve as inscrições divulgadas no Instagram do shopping, e a procura foi grande. “Inicialmente tínhamos apenas uma data para ação, mas as inscrições esgotaram em 10 minutos. Recebemos mensagens de pessoas que não haviam conseguido lugar e muitos comentários nas redes sociais, então rapidamente idealizamos uma segunda data”, conta Fábio.

Este é o segundo ano que o Continente Shopping promove a ação. Fábio explica que a intenção da equipe de marketing do shopping é promover um evento intimista com o público. “Como o nosso propósito é de que o Papai Noel interaja, brinque e tire fotos com os pequenos, para ele conseguir dar atenção para todos, fizemos inscrições prévias”.

O primeiro dia de ‘Café com Noel’ começou com a chegada das crianças  no primeiro horário da manhã, com as demais operações do shopping ainda fechadas. Ao redor da decoração de Natal do empreendimento estavam localizadas as mesas postas com os itens de café da manhã e biscoitos natalinos para os pequenos. Depois de muita conversa e interação com o Papai Noel e os personagens natalinos vestidos em trajes brilhantes,  foi o momento dos pequenos produzirem cartinhas com seus pedidos e entregarem para o bom velhinho. Os pais puderam tirar fotos dos pequenos com os personagens e o Papai Noel durante a ação. 

Janaina Dalponte, mãe da Alice Valentina, de 3 anos, tentou se inscrever para a primeira data do ‘Café com Noel’ mas as vagas estavam esgotadas. No dia seguinte, abriu o Instagram do Continente Shopping pela manhã e se surpreendeu com a disponibilização de uma segunda data, com as vagas ainda abertas.  “A iniciativa nos cativou muito por ser um evento restrito com a possibilidade de a Alice ter esse contato direto com o Papai Noel. É uma memória que ela vai levar com ela pra vida toda.", conta. 

Fábio acredita que a magia do Natal é um elo precioso que une as gerações e que eventos como esse proporcionam experiências genuínas ao público. “A presença do Papai Noel é a personificação do encanto, da generosidade e da imaginação que fazem do Natal uma época tão especial. Ao investir em eventos que promovem esse espírito, não apenas contribuímos para a alegria das famílias, mas também fortalecemos a conexão emocional entre nosso shopping e a comunidade da Grande Florianópolis, onde está localizado nosso empreendimento".

A iniciativa da Almeida Junior também foi realizada no Garten Shopping, em Joinville, e no Nações Shopping, em Criciúma, em um formato fechado, exclusivo para convidados. Cerca de 15 jornalistas de Criciúma e região se reuniram com seus filhos no Nações Shopping, para o momento especial com o Papai Noel. As crianças tiveram a oportunidade de virar ajudantes do Bom Velhinho em uma visita exclusiva à Fábrica do Noel, atração que faz parte da decoração natalina do empreendimento.  Em Joinville, o ‘Café com Noel’ foi o aquecimento para a chegada do bom velhinho ao Garten Shopping. O evento aconteceu na Casa Bauducco para convidados, e contou com a decoração especial da loja especializada Fábrica de Natal. 

Outra movimentação do empreendimento da Grande Florianópolis é ter uma programação fixa e gratuita de ações de Natal. Desde novembro, o shopping promove três apresentações gratuitas de corais natalinos por semana, além da atração ‘Parada de Natal’, que mobiliza o público presente a seguir o desfile de personagens natalinos que percorrem os corredores acompanhados por uma banda de soldadinhos que toca clássicos da época. O shopping promoveu também ao todo quatro oficinas temáticas de Natal para crianças, que aprenderam a decorar biscoitos natalinos, fazer caixas de presente e enfeites para decorar a árvore de Natal.




Nenhum comentário: