Páginas

Páginas

Páginas

Páginashttps://100fronteiras.com/homenagem/noticia/um-adeus-a-empresaria-elaine-caus/

sábado, 9 de dezembro de 2023

Acontece

 

“Máfia da dor”, filme da Netflix com Emily Blunt e Chris Evans, é tema de debate no MIS

Evento online contará com médicos para discutir os temas do longa, que trata sobre a venda de opioides e os terrores da indústria farmacêutica nos Estados Unidos

No dia 12 de dezembro, às 20h, o público do MIS poderá acompanhar, pelo canal do museu no YouTube, um debate sobre o filme da Netflix “Máfia da dor”, protagonizado por Emily Blunt e Chris Evans. O médico Paulo Saldiva e o também médico e ambientalista Gilberto Natalini abordarão os temas do longa, que apresenta os terrores da indústria farmacêutica nos Estados Unidos e é baseado em uma história real sobre a venda de opioides.

 

O evento faz parte do #CineCiência, programa mensal do MIS (instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo) que promove debates sobre filmes que abordam temas científicos. A cada edição, há a discussão em torno de um clássico, comentado por um especialista na área cientifica em questão, sempre com mediação de José Luiz Goldfarb, coordenador do projeto.

 

Sobre o filme

Máfia da dor 

(dir. David Yates, Reino Unido/EUA, 2023, 124 min, 16 anos, disponível na Netflix) 

Após perder o emprego, Liza Drake (Emily Blunt), uma mãe solo, está em seu limite. Depois de um encontro casual com o representante de vendas eticamente duvidoso Pete Brenner (Chris Evans), ela recebe uma proposta tentadora e decide começar a trabalhar em uma startup farmacêutica. No entanto, o que parecia ser uma trajetória economicamente ascendente, se mostra um perigoso esquema de extorsão. A mãe solo acaba se envolvendo no esquema criminoso, e precisará lidar com um chefe cada vez mais desequilibrado (Andy Garcia), o agravamento da condição médica da sua filha (Chloe Coleman) e a consciência crescente da devastação que a empresa está causando ao seu redor – o que força Liza a examinar suas escolhas. “Máfia da dor” expõe o que algumas pessoas são capazes de fazer por desespero – e outras, por ganância. 

 

Sobre os convidados 

Paulo Saldiva é médico patologista, professor universitário e pesquisador brasileiro. Formou-se na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 1977, onde, desde 1996, é professor titular do Departamento de Patologia. Desenvolve pesquisas sobretudo nas áreas de fisiopatologia pulmonar e poluição atmosférica, analisando o impacto da qualidade do ar sobre a saúde da população. É membro do Comitê de Qualidade do Ar da Organização Mundial de Saúde e pesquisador do Departamento de Saúde Ambiental da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Organizou o livro “Meio ambiente e saúde: o desafio das metrópoles", lançado em 2011. 

 

Gilberto Natalini é médico cirurgião gastro em exercício. É ambientalista e foi vereador em São Paulo por cinco mandatos. Autor da lei de reuso da água e proponente das 19 Conferências Climáticas da Cidade. 

 

Sobre o mediador 

José Luiz Goldfarb possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Filosofia e História da Ciência pela McGillUniversity, no Canadá, e doutorado em História da Ciência pela USP. Atualmente, é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), vice-coordenador do programa de estudos Pós-Graduados em História da Ciência para o Biênio 2018/2019 e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC-SP. Além disso, Goldfarb também atua como conselheiro do Museu Judaico de São Paulo e é membro honorário da Academia Paulista de Educação. 


Serviço | CineCiência – “Máfia da dor”

AO VIVO no canal do MIS no YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=yVvCwK4Bv6Y

Data: 12.12, às 20h

Classificação: livre

 

Núcleo de Cinema do MIS tem como patrono Goldman Sachs. A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, e Museu da Imagem e do Som, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O MIS tem como mantenedora a empresa B3 e tem o apoio institucional das empresas Kapitalo Investimentos, Vivo, Grupo Travelex Confidence, Grupo Veneza, John Deere, TozziniFreire Advogados, Siemens e Lenovo. O apoio operacional é da Kaspersky, Pestana Hotel Group, Telium, Quality Faria Lima e Hilton Garden Inn São Paulo Rebouças.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assim que possível retornaremos sua mensagem
Atenciosamente
Equipe Blog Leite Quentee news