quarta-feira, 1 de novembro de 2023

 



Salvador Católica: documentário leva fiéis a uma peregrinação pela história do catolicismo na primeira capital do Brasil


Produção da TV Evangelizar estreia na segunda-feira, 6 de novembro, e será exibida em formato de série, com nove episódios que serão transmitidos para todo o Brasil e outros países


Entre os destinos turísticos mais visitados do país, Salvador (BA) é um cartão-postal de brasilidade - com os legados cultural e histórico -, mas, especialmente, pelo retrato do sincretismo religioso que a cidade representa. Capital do Brasil por mais de 200 anos (de 1549 a 1763), em São Salvador da Bahia de Todos os Santos está situado também no berço do catolicismo brasileiro.


Com o propósito de mostrar a força da fé católica através de dois séculos de história e proporcionar uma verdadeira imersão em Salvador, a TV Evangelizar vai lançar, no próximo dia 6, o novo documentário da emissora: Salvador Católica. A produção foi formatada em programas de até 10 minutos de duração, exibidos em nove episódios, que vão ao ar no mês de novembro.


O documentário é apresentado por Carol Tormena, âncora do vespertino da emissora: “A Vida em Foco”. A série foi gravada durante viagem da comunicadora à capital baiana em 2023. Em mais de uma década, a apresentadora já peregrinou por vários lugares sagrados na companhia do Padre Reginaldo Manzotti, fundador da Obra Evangelizar. “Em Salvador está o berço do catolicismo no Brasil, que tem na Bahia sua porta de entrada. Foi por ali que os jesuítas desembarcaram no nosso país”, destaca.


Riqueza cultural e histórica


Reza a lenda, disseminada pelo mundo na canção de Dorival Caymmi de 1957, que a Bahia tem 365 igrejas católicas, uma para cada dia do ano. “Tem até mais. Só em Salvador são mais de 370”, informa a apresentadora. “Fiquei admirada com a quantidade, com a grandiosidade e a riqueza cultural e histórica dos templos. Nossa produção foi sempre muito bem acolhida pelos párocos locais, que fizeram questão de levar a gente até em espaços que não são abertos à visitação pública”, conta.


Um dos templos soteropolitanos que não entraram na contagem de Caymmi é o da Paróquia de Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II, construído em apenas três meses no ano de 1980, para acolher a visita do então Sumo Pontífice, cuja devoção foi acrescentada à Igreja a partir de sua canonização em 2014. João Paulo II, na época, apontou que queria, em sua passagem por Salvador, visitar “os mais pobres dentre os pobres da cidade”. A comunidade periférica de Alagados foi a escolhida, pois era formada, em sua maioria, por retirantes da seca do Nordeste, que moravam em palafitas para se protegerem dos constantes alagamentos e da invasão do mar às casas.


Antes da construção do templo para a visita do Papa, hoje santo católico, a realidade de Alagados atraiu a atenção também de outras duas santas que estiveram na comunidade em missão de caridade: a Santa Dulce dos Pobres, primeira santidade brasileira, que começou seus trabalhos assistenciais justamente ali, em 1939, e Santa Madre Teresa de Calcutá, recepcionada pela religiosa Irmã Dulce em Alagados no ano de 1979. “Foi muito emocionante, em nossa peregrinação, entrar naquela igreja simples, acolhedora, erguida para abençoar e zelar pelas famílias mais pobres dentre as pobres e que se tornou solo sagrado por ter sido tocada pela atenção e caridade de três santos da fé católica”, lembra a apresentadora da série.


Carol Tormena lembra ainda que, durante toda a visita por Salvador, os peregrinos se surpreendiam e se maravilhavam diariamente com situações carregadas de significados e com sincronicidades que fogem à racionalidade simples. “Quando estamos em peregrinação, é interessante o quanto Deus cuida de detalhes”, observa. A primeira igreja na programação do grupo não pode ser visitada. Na véspera, os pilares do templo desabaram e a programação teve de ser refeita. Foram, então, conhecer o Convento de Santa Clara do Desterro, da Congregação das Irmãs Franciscanas, fundado em 1677 por religiosas Clarissas, oriundas de Évora, Portugal.

Pois o grupo de Curitiba (PR), cidade onde fica a sede da TV Evangelizar, se sentiu em casa quando conheceu a capela no mosteiro, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, que traz uma devoção muito semelhante à de Jesus das Santas Chagas, abraçada pela Obra Evangelizar.


Muito visitada por turistas, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, fundada no Pelourinho em 1685, os peregrinos conferiram uma celebração animada e fortemente carregada de elementos da cultura afro-brasileira. “Os ritmos e a liturgia católica se mantêm na espinha dorsal de toda a condução da Missa. Apesar da variedade de expressões culturais, é uma Missa católica. Essa integração cultural bem-feita aproxima as pessoas, respeita e valoriza o legado e a devoção dos povos que foram escravizados e que, na época, buscaram alternativas para continuarem a professar sua fé”, acrescenta.


Evangelho vivo


De acordo com o jornalista José de Melo, diretor-geral da TV Evangelizar, “a série documental vai compartilhar as experiências de peregrinação não apenas sob o viés turístico e atrativo da capital da Bahia, com sua riqueza cultural, festiva, arquitetônica e étnica. Claro que isso aparece nas imagens que retratam a cidade. Mas vai trazer muito mais, como os testemunhos de fé, relatos dos devotos, a força e a identificação das comunidades com seus padroeiros”, adianta. Segundo o jornalista, o documentário vai ressaltar o quanto a sociedade brasileira se ergueu em torno dos valores cristãos, “da caridade, da esperança, da fraternidade, do catolicismo e também do respeito às diversas manifestações de fé que humanizam e carregam de propósitos a nossa existência”, conclui.


O documentário “Salvador Católica" estreia na segunda-feira, 6 de novembro, na TV Evangelizar. A emissora já produziu mais de 50 documentários, incluindo as produções internacionais: “Terra de Vera Cruz”, documentário gravado em Portugal e na Espanha, e “Nossa Senhora de Guadalupe - Alegria da Fé”, produzido no México.

A TV Evangelizar tem alcance nacional e é assistida em mais de 1.400 cidades brasileiras. Também é transmitida, via satélite, para toda a América do Sul e um total de 198 países.


Por meio do Facebook e do canal do YouTube, que tem quase 2 milhões de inscritos, também alcança audiência em outros continentes. A programação é gerada a partir de duas emissoras próprias, em Curitiba e Maringá, e transmitida por 66 repetidoras do sinal, por cabo, além de 30 plataformas de streaming. Em julho de 2023, a rede iniciou as transmissões também pela SKY, TV por assinatura via satélite com o maior alcance do país, com 5,3 milhões de assinantes.


Serviço

Lançamento do documentário “Salvador Católica”

Dia 6 de novembro de 2023 (segunda-feira)

Às 11h50, de segunda a sexta-Feira, na TV Evangelizar

Como sintonizar: https://tvevangelizar.com.br/como-sintonizar

5 episódios

Nenhum comentário: