DIRIGIDO POR CHICA BARBOSA E FERNANDA PESSOA, VAI E VEM ESTREIA EXCLUSIVAMENTE NOS CINEMAS NESTA QUINTA-FEIRA, 16 DE NOVEMBRO |
Com distribuição da Boulevard Filmes e co-distribuição da Vitrine Filmes, o documentário aborda a sororidade no mundo de hoje |
A brasileira Fernanda Pessoa e a mexicana Chica Barbosa, que mora em Los Angeles, são amigas. Em 2020, elas começaram a estabelecer um diálogo sobre a situação do mundo naquele momento, sobre os países onde moravam, percebendo as semelhanças dos governos negligentes com a situação da saúde pública, entre outras coisas. O documentário experimental VAI E VEM nasce dessa discussão, dessa vontade de documentar e compreender o mundo em que viviam naquela época. O filme chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira, 16 de novembro, com distribuição da Boulevard Filmes e codistribuição da Vitrine Filmes, nas praças de Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. A classificação indicativa do longa é 14 anos.
“O filme surge de uma necessidade real de nos comunicarmos, e da percepção de que ligações por vídeo e mensagens de voz no whatsapp não eram suficientes para dar conta dessa realidade. Eu queria que ela tivesse um pouco da sensação do que era estar no Brasil naquele momento – os panelaços diários, a obsessão com as notícias, a cidade que deveria estar vazia, mas na verdade nunca ficou, os trabalhadores que não tiveram a chance de parar porque o capital, os empreendimentos imobiliários nunca param por aqui. Por outro lado, queria entender como a Chica estava vivendo esse momento lá, recém-chegada aos Estados Unidos de Trump”, conta Fernanda, que mora em São Paulo. Fernanda explica que o filme tem a sororidade como um tema central do longa. “Apesar disso ter sido sempre muito importante na minha vida, o filme reforçou essa noção para mim. O processo colaborativo da criação cinematográfica foi muito importante também. Sinto que para nós duas, esse pode ser o caminho para filmes experimentais e feministas: menos individualistas, com colaboração e autorias abertas.” “Sempre apostei em um cinema de participação ativa e de criação coletiva, como uma forma de contestar as hierarquias individualistas e industriosas. Experienciar este processo junto com a Fernanda foi ampliar essas formas de desafiar as normas, mas agora por uma lente feminina - algo que ainda não tinha explorado com tal foco. Eu não venho de uma formação acadêmica, mas todo esse tempo entre pesquisa e práxis com a Fernanda, à nossa maneira e a partir das nossas próprias regras, resultou em um belo estudo que me fez entender melhor o cinema que desejo realizar a partir de agora”, complementa Chica. A base para o experimento surge da leitura de “Women’s Experimental Cinema”, organizado pela professora americana R. Blaetz. São 16 artigos, cada um sobre o trabalho de uma cineasta mulher do experimental. A proposta era chegar ao fim do livro, nos comunicando estritamente por meio de vídeo-cartas, cada uma inspirada por uma dessas cineastas e seguindo a ordem do livro. Elas tinham de 2 a 3 semanas para fazer cada carta, que deveria ter entre 3 e 6 minutos. Enquanto seguiam com o experimento, elas confessam que sentiram falta, no livro, da presença de mulheres negras e latinas, e, por isso, começaram a procurar outros nomes por experiência própria. “Chegamos a 4 nomes que consideramos serem interessantes como contraponto de perspectivas, estilos, experiências e diferentes temas abordados: Narcisa Hirsch - alemã/argentina considerada uma expoente do cinema experimental na América Larina, Zeinabu Irene Davis - membro do movimento de cineastas independentes negros e experimentais L.A. Rebellion em Los Angeles, Ximena Cuevas – uma das primeiras videoartistas consagradas no México e Paula Gaitán – colombiana/brasileira, de quem tínhamos muita vontade em nos aproximar”, conta Chica. A troca de vídeo-cartas se deu, também, em momentos politicamente conturbados nos dois países, e o filme registrou esses acontecimentos. “Havia a ideia de que a eleição municipal de 2018 poderia ser um sinal do ‘começo do fim’ do Bolsonarismo e de fato tivemos algumas boas surpresas, como o bom desempenho do Guilherme Boulos no primeiro turno e sua ida ao segundo turno, ou o aumento da bancada do PSOL na vereança. Por isso, no próprio filme, logo após o resultado do segundo turno, eu questiono ‘Não ganhamos, mas avançamos?’ Alguns anos depois, tendo a achar que avançamos um pouco, mas ainda me pergunto isso”, explica Fernanda. O longa foi exibido em diversos festivais no Brasil e em outros países. Foi o longa de abertura do Olhar de Cinema, em Curitiba, e premiado com o Louis Marcus Award for Best Documentary, no IndieCork Film Festival. Foi selecionado em mais de 20 festivais, como Sheffield Doc/Fest, Cinélatino Toulouse, GuadaLAjara Film Festival, RIDM - Rencontres internationales du documentaire de Montréal, DOK Leipzig, San Diego Latino Film Festival, Queer Lisboa, e EQUIS Festival de Cine Feminista de Ecuador, entre outros. VAI E VEM, apontam as diretoras, também teve uma importância pessoal em suas vidas, transformando-as como mulheres e cineastas. “Existe agora uma vontade de continuar explorando a liberação feminista através de filmes, não somente pelos temas tratados mas também pela forma e experimentação cinematográfica, como uma liberdade formal simbiótica. Precisei explorar e compreender as nossas subjetividades para realmente atravessar as fronteiras que tanto tememos. Agora a vontade é de continuar engolindo Hollywood, fazendo um cinema de risco, feminista, latino, coletivo e imigrante”, diz Chica. Já Fernanda, decidiu se aprofundar no cinema experimental feminino, ingressando no doutorado na USP. “Com a pesquisa que eu e a Chica fizemos juntas, e a descoberta da falta de bibliografias e materiais sobre as mulheres latinas do experimental, decidi me aprofundar nesse caminho. Já no âmbito pessoal, além de reforçar minha amizade e admiração pela Chica, me fez buscar mais comunidade entre mulheres. Um dos assuntos principais do filme é a amizade entre mulheres, que é uma coisa mal falada na nossa sociedade patriarcal, que diz que as mulheres devem competir entre si, ser rivais ou que não existe amizade verdadeira entre mulheres.” O filme contou com a CODISTRIBUIÇÃO e COPRODUÇÃO da SPCINE e da Secretaria Municipal de Cultura através do Edital no 05/2022/Spcine de Distribuição de Pequeno e Médio Porte de Longas-Metragens e do Edital nº 04/2021/Spcine de Finalização de Longas Metragens de Baixíssimo Orçamento. VAI E VEM será lançado no Brasil pela Boulevard Filmes com codistribuição da Vitrine Filmes. |
Sinopse O ano em que tudo mudou radicalmente, onde as fronteiras reais e invisíveis ganharam outra dimensão, é a raiz de uma provocação fílmica. Duas amigas separadas pelos hemisférios norte e sul da América pretendem dançar no tumulto de imagens, violências, frustrações e desejos. Fazem-no através de um jogo onde o registro de si e das mulheres ao seu redor se transforma em um diálogo real e lúdico, como um encontro e um abraço decididos a resistir à distância. Ficha Técnica Escrito, dirigido, editado e fotografado por Chica Barbosa e Fernanda Pessoa Produção: Vulcana Cinema e Pessoa Produções Produzido por Jessica Luz e Paola Wink Edição e mixagem de som: Tiago Bello, Chica Barbosa e Fernanda Pessoa Colorido por Daniel Dode e Gustavo Zuchowski Trilha sonora original: Aline Araújo, Julia Teles e Thiago Zanato Ano: 2022 Duração: 72 minutos Classificação indicativa: 14 anos As diretoras Chica Barbosa é uma premiada diretora brasileira-mexicana residente em Los Angeles. Seu trabalho é focado no cinema de não-ficção, experimental e com narrativas híbridas, tratando de temas como imigração, colonização, LGBTQ+, identidade e fé como um ato de resistência. Seu curta-metrabem "La Flaca" (The Bony Lady, 2018) foi selecionado para mais de 100 festivais ao redor do mundo e ganhou diversos prêmios. Seus trabalhos foram exibido no IDFA, RIDM, DOC NYC, Message to Man, Frameline, Fribourg IFF, entre outros. Fernanda Pessoa é diretora e artista brasileira. Como doutoranda na USP, pesquisa o cinema experimental latino americano feito por mulheres, é mestre pela Sorbonne Nouvelle. Seu primeiro documentário "Histórias que nosso cinema (não) contava" (2017) foi exibido em mais de 25 festivais e distribuido na Netflix e GloboPlay no Brasil. Seu segundo documentário "Zona Árida" (2019) recebeu uma Menção do Júri no DOK Leipzig. Seus trabalhos foram exibidos no IDFA, Doclisboa, Thessaloniki, DOC NYC, Festival du Nouveau Cinéma, BIENALSUR, CalArts, entre outros. Sobre a Vulcana Cinema Vulcana Cinema é produtora brasileira criada em 2018 por Jessica Luz e Paola Wink, que acumulam mais de dez anos de experiência como produtoras das empresas Besouro Filmes e Tokyo Filmes em Porto Alegre. Elas produziram mais de vinte curtas entre eles O TETO SOBRE NÓS (Locarno Competition 2015) e DAMIANA (Cannes Competition 2017, TIFF Competition 2017) e longas como CASTANHA (Berlinale Forum 2014), RIFLE (Berlinale Forum 2016) e TINTA BRUTA (Berlinale Panorama 2018), além de diversas séries para TV. Em 2021, o longa em coprodução com Uruguai, Argentina e França O EMPREGADO E O PATRÃO teve sua estreia na Quinzena dos Realizadores em Cannes. Com foco em filmes arthouse, primeiros longas e mercado internacional, seus projetos foram premiados em importantes fundos internacionais como Hubert Bals Fund, IDFA Bertha Fund e Visions sud Est e participaram em laboratórios renomados como EAVE Puentes, Berlinale Talent Project Market, Torino Film Lab e Binger Film Lab.
Sobre a Pessoa Produções Pessoa Produções é uma produtora paulista focada em cinema, vídeo e videoinstalações. Fundada em 2014 pela diretora e produtora Fernanda Pessoa, produziu nove curtas, exibidos em festivais nacionais e internacionais, como IDFA, DocLisboa, É Tudo Verdade, Hot Docs, DOK Leipzig, Mostra de Tiradentes, RIDM, Oberhausen, além de videoclipes para cantores e bandas. Produziu o documentário “Histórias que nosso cinema (não) contava” (2017) e coproduziu o documentário "Zona Árida" (2019).
Sobre a Boulevard Filmes A Boulevard Filmes, criada em 2013, é uma produtora e distribuidora audiovisual que busca o equilíbrio entre projetos autorais e demandas de mercado, focando em estratégias de produção e de distribuição compatíveis com cada projeto. A empresa se dedica principalmente à produção (curtas e longas) e distribuição (longas) de cinema brasileiro independente. A versatilidade e a busca pela diversidade são suas principais características, firmando parcerias com diretores e produtoras do norte ao sul do país. Enquanto distribuidora, é responsável pelo lançamento comercial de filmes como Raia 4, Histórias que o nosso cinema (não) contava, Proibido Nascer no Paraíso, Libelu - Abaixo a Ditadura, Sobre Sete Ondas Verdes Espumantes, Legalidade, Amor, Plástico e Barulho, Açúcar, entre outros.
Sobre a Vitrine Filmes
A Vitrine Filmes, desde 2010, já distribuiu mais de 200 filmes e alcançou milhares de espectadores nos cinemas do Brasil. Entre seus maiores sucessos, estão: "Bacurau", de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, vencedor do Prêmio do Júri do Festival de Cannes 2019; "O Processo", de Maria Augusta Ramos, que entrou para a lista dos 10 documentários mais vistos da história do cinema nacional; e "Druk: Mais Uma Rodada", de Thomas Vinterberg, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2021. Em 2020, a Vitrine Filmes iniciou um novo ciclo de expansão e renovação. Entre as iniciativas estão o lançamento da Vitrine España, que produz e distribui longas metragens na Europa; a criação do selo Manequim, focado na distribuição de filmes com apelo a um público mais amplo; o Vitrine Lab, curso online sobre distribuição cinematográfica, vencedor do prêmio de distribuição inovadora do Gotebörg Film Fund 2021; e Vitrine Produções, para o desenvolvimento e produção de títulos brasileiros. Desde 2021, Vitrine produz e co-produz curtas, documentários e longas-metragens, dentre eles "Amigo Secreto" (DocLisboa 2022), de Maria Augusta Ramos, que teve mais de 15 mil espectadores nos cinemas brasileiros; "O Nosso Pai", curta de Anna Muylaert exibido no Festival de Brasília; Levante, de Lillah Halla, vencedor do prêmio FIPRESCI na Semana da Crítica 2023; e Retratos Fantasmas, novo documentário de Kléber Mendonça Filho, também exibido em Cannes em 2023 e candidato brasileiro ao Oscar 2024. |
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