O Canal Brasil abre espaço em sua programação para a estreia da série "Santos Dumont, Um Inventor por Esporte", documentário que traz a história do aviador, que completaria 150 anos esse ano. Considerado um dos pais da aviação mundial, ele realizou o primeiro voo público da história com o 14 Bis, em 1906. Na quarta, dia 29, serão exibidos os dois primeiros episódios, às 18h35, na quinta, dia 30, mais dois e os dois últimos no dia 1º de dezembro, sempre no mesmo horário. Na sexta, dia 1º, às 20h25, vai ao ar também o curta "Eu Vi o Que Nós Veremos", dirigido por Eduardo Escorel, que documenta as fases vividas por Santos Dumont antes da criação do avião, até a reação do inventor ao constatar que sua invenção estava sendo usada como forma de ataque em guerras.
Na série, dirigida por Fernando Acquarone e Estevão Ciavatta, imagens raras são ofio condutor da produção. O ator Cassio Scapin interpreta o inventor e utilizou em sua composiçãotextos deixados pelo próprio, que contam mais detalhes sobre suas angústias e felicidades relacionadas às suas invenções. O documentário é composto ainda por 40 entrevistas, feitas no Brasil, na França e no Chile, que ajudam a contextualizar, desde a infância do aviador até a sua morte.
Santos Dumont (2019) (6 X 60')
ESTREIA
Horário: A partir de quarta, 29/11, até sexta, 1/12, às 18h35 – 2 episódios seguidos
Direção: Fernando Acquarone e Estevão Ciavatta
Classificação: 12 anos
Sinopse: Um mergulho na vida de Alberto Santos Dumont, brasileiro que é considerado o pai da aviação. Com dezenas de entrevistas e imagens inéditas, o documentário faz um passeio pela história do homem cuja vida foi marcada por invenções, coragem e tragédias.
O que Eu Vi O que Nós Veremos (1974) (33’)
Horário: Sexta, 1/12, às 20h25
Direção: Eduardo Escorel
Classificação: 10 anos
Sinopse: Uma homenagem ao pioneiro da aviação Alberto Santos Dumont (1873-1932) em comemoração ao seu centenário. O filme apresenta sua vida e seu trabalho com experimentos com balões de ar em Paris e, mais tarde, com o desenvolvimento de uma máquina mais pesada que o ar, criando assim o avião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário