As disputas entre israelenses e palestinos pelo território onde hoje está o Estado de Israel e a Palestina se arrastam por mais de um século. A guerra que acaba de ser deflagrada é resultado disso. O documentário inédito e exclusivo “Israel, Uma Terra Duplamente Prometida”, que estreia no Curta! nesta sexta-feira,13, às 23h, é dividido em duas partes e aborda as origens desse confronto — desde quando ainda era apenas uma animosidade —, as consequências das duas guerras mundiais e chega a meados do século XX, quando as relações se tornam insustentáveis entre ambas as partes. Produzido pela Arte France e pela Roche Productions e dirigida por William Karel e Blanche Finger, o filme já pode ser assistido no CurtaOn - Clube de Documentários, a primeira parte está disponível gratuitamente na Pasta Degustação da ClaroTv+, o antigo NOW.
Para falar sobre esse conturbado recorte histórico, a produção traz historiadores e demais especialistas israelenses e palestinos. As primeiras cenas mostram a Assembleia da ONU que decidiu pela divisão da Palestina em dois estados, a serem controlados por árabes e judeus. Em seguida, o documentário volta no tempo para contar o começo dessa história, quando o jornalista austro-húngaro Theodor Herzl, diante do avanço do antissemitismo na Europa, publica, em 1896, o livro “O Estado Judaico” (“Der Judenstaat”). Para ele, se o povo judeu possuísse um território próprio, seria visto de forma mais igualitária e o antissemitismo entraria em declínio. Theodor Herzl é considerado o fundador do movimento sionista, que defende o direito à autodeterminação do povo judeu e a criação de um Estado próprio.
Décadas após a chegada dos primeiros judeus à Palestina, em assentamentos do século XIX, ocorre a Primeira Guerra Mundial e a derrota do Império Otomano. Territórios no Oriente Médio foram divididos entre as potências vencedoras, e a Inglaterra passa a dominar a Palestina e a declara como “lar” dos judeus, aumentando as tensões locais.
Outro argumento importante abordado nesta primeira parte do documentário é a consideração do Holocausto como a confirmação de que os sionistas teriam razão. “Um povo sem um país é um povo que é conduzido como ‘animais ao matadouro’”, diz o historiador israelense Elie Barnavi. Após esse acontecimento nefasto para os judeus, os países que compunham a ONU no pós-guerra formaram maioria para a criação do Estado de Israel. Os judeus comemoraram sem saber que, naquele momento, começaria um período violento e de grande turbulência política na região. O tema ganha abordagem na segunda parte do documentário.
“Israel, Uma Terra Duplamente Prometida” estreia no Curta! na Sexta da Sociedade, 13 de outubro, às 23h. O segundo episódio vai ao ar dia 20, no mesmo horário. No CurtaOn – Clube de Documentários - está disponível na Claro TV+ e em CurtaOn.com.br. Novos assinantes do site têm sete dias de degustação gratuita.
E, com o intuito de ampliar o debate sobre o assunto, o Curta! exibe nas duas sextas-feiras subsequentes, 27 de outubro e 3 de novembro. a série “Israel/Irã/EUA, A Longa Guerra”, com direção de Vincent De Cointet.
Sexta da Sociedade (História Política, Sociologia e Meio Ambiente) – 13/10 (Parte 1: 1897 - 1947); 20/10 (Parte 2: 1948 - 1967)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Assim que possível retornaremos sua mensagem
Atenciosamente
Equipe Blog Leite Quentee news