quarta-feira, 11 de outubro de 2023

 



Atriz Dira Paes e diretor de seu filme Pureza confirmam presença na abertura do 21º CINEMATO em Cuiabá

Dira Paes, grande homenageada do 21º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá - CINEMATO, e o paulista Renato Barbieri, diretor do filme Pureza, que abrirá o Festival e é estrelado pela atriz, estão confirmados na abertura do evento

Dira Paes, grande homenageada do 21º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá – CINEMATO, e o paulista Renato Barbieri, diretor do filme Pureza, que abrirá o Festival e é estrelado pela atriz, estão confirmados na abertura do evento, que acontece de 22 a 28 de outubro na Capital de Mato Grosso.

Dira é a homenageada do 21º CINEMATO, festival que a projetou ainda em início de carreira. Agora, após quatro décadas, em Pureza ela demonstra toda a sua maturidade, construindo uma mãe, do Maranhão, que trabalha na fabricação de tijolos ao lado de seu filho Abel. O roteiro desenrola com o rapaz saindo para tentar a sorte em garimpos da Amazônia e, após meses sem notícias dele, a protagonista inicia uma jornada à procura do filho. Nessa busca, ela se depara com uma realidade brutal: a escravidão contemporânea. O filme é baseado em fatos reais. A luta de Pureza Lopes Loyola levou à criação da política pública de combate e erradicação do Trabalho Escravo no Brasil e à criação do Grupo de Fiscalização Móvel.

Lançado em maio de 2022, Pureza tem feito, desde então, uma carreira de sucesso já somando 29 prêmios em festivais nacionais e internacionais realizados em 19 países. Na França, foi o Melhor Filme Júri Popular e recebeu Menção Honrosa do Júri Oficial no 22èmes Rencontres Du Cinéma Sud-américain. Em Miami (EUA), Dira destacou-se como Melhor Atriz no 24º Inffinito Brazilian Film Festival e Felipe Reinheimer conquistou para o filme o prêmio de Melhor Fotografia. Na Itália, a atriz também foi a Melhor Atriz do 17º Salento International Film Festival.

Idealizador e curador do Festival, o cineasta e produtor Luiz Borges expressa sua felicidade com as confirmações de Dira e Renato Barbieri. “Uma alegria recebê-los com o filme Pureza, que traz ao festival uma intensa pegada social e eminentemente brasileira”, comenta Borges. “Tenho a certeza de que Pureza garantirá o diálogo com todo o clima esperado para a abertura do evento, que contará ainda com uma das expressões folclóricas mais intensas do Brasil, o Grupo de Dança dos Mascarados de Poconé, no pantanal mato-grossense. Estaremos todos inspirados, irmanados no fazer cinema em todos os cantos deste país, sobre este país e para este país, valorizando as nossas histórias, nossas expressões culturais e será maravilhoso”, prevê.

Disputam o Troféu Coxiponés 2023 sete longas metragens e 14 curtas. Toda a programação do evento já está disponível no site do festival (https://festivalcinemato.com.br/).

O Festival é patrocinado pelo Governo de Mato Grosso e o Canal Brasil em parceria com a PROCEV (Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência), IGHD, UFMT, e Primeiro Plano Cinema e Vídeo. Apoio Institucional da Assembleia Legislativa, SEBRAE/MT, Prefeitura de Cuiabá/Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Cultura, Cineclube Coxiponés e RECMT. Com apoio do Intercity Hotéis, TV Centro América e realização do Instituto Inca - Inclusão, Cidadania e Ação



  
Visualizar todas as imagens em alta resolução





.

Nenhum comentário: