Artista paranaense produz obra hiper-realista
em tamanho natural para Instituto Collaço Paulo.
Lara Baruzzo é brasileira e tem uma trajetória extensa e plural na cena artística. Além de várias formações no Brasil e na Europa.
São Sebastião Brasileiro, de Lara Baruzzo, será entregue pela Artestil à instituição catarinense e estabelece relação atemporal entre fé, pragas e busca por redenção
A Artestil Galeria de Arte recebe colecionadores e interessados em arte brasileira, nesta terça-feira, dia 31 de outubro, a partir das 17 horas, para apresentar uma obra da artista plástica Lara Baruzzo, que retrata São Sebastião e traz inúmeras simbologias, produzida especialmente para o Instituto Collaço Paulo, de Florianópolis. O trabalho, em óleo sobre tela, tem 1,20m por 2,20m, traduz o talento da jovem artista, especialmente na interpretação da anatomia humana e utilização de elementos históricos e conceituais.
Lara debruçou-se sobre a história do santo por quatro meses, entre a concepção, estudos preliminares e execução do quadro. O conhecimento da artista em anatomia foi essencial para alcançar o resultado que traz imensa força e simbolismo à figura retratada, porém os elementos trazidos para a composição são igualmente simbólicos e intensos e passeiam entre o renascimento, o barroco e o contemporâneo.
Simbolismo
São Sebastião teria sido um soldado romano martirizado por professar e não renegar a fé em Jesus Cristo. “Todo santo intercede naquilo que teve dificuldade. Ele não morre quando é flechado. Sobrevive e segue intercedendo pelos valores cristãos do amor e do perdão. É um herói da fé”, explica a artista. O santo é considerado protetor da humanidade contra a fome, a peste e a guerra.
A tela traz ainda uma alusão à Batalha de Guanabara, quando se acredita que o santo teria aparecido apenas para os índios, quase que como se protegesse o território dos povos originários, por isso São Sebastião batiza o Estado do Rio de Janeiro. A ilha de Florianópolis também está presente na representação, com uma imagem de Nossa Senhora do Desterro. Alguns dos principais ciclos da economia colonial brasileira estão representados pelas folhas e frutos do café, erva-mate e cana-de-açúcar. Muitas referências evidenciam a luta contra a morte e estabelecem um liame com a luta da humanidade e da ciência contra a Covid. Outros símbolos ainda trazem conexão com o sincretismo religioso brasileiro a partir de elementos que remetem às religiões de matrizes africanas.
Instituto Collaço Paulo
O Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação é uma entidade privada, sem fins lucrativos, de Florianópolis (SC), que promove a arte e a cultura com programas educativos para salvaguardar a Coleção Collaço Paulo, do casal Jeanine Gondin Paulo e Marcelo Collaço Paulo. A instituição atua na conservação e difusão de um acervo significativo e desenvolve ações que abrangem exposições, ciclos de debates, cursos, entre outras atividades socioeducativas.
Lara Baruzzo
Lara Baruzzo é brasileira e tem uma trajetória extensa e plural na cena artística. Além de várias formações no Brasil e na Europa, ela aprimorou suas habilidades com importantes nomes internacionais como Steve Huston, Glenn Vilppu, Sheldon Borenstein entre outros. Foi mentorada por Mathieu Noziere (França), Gustavo Diaz (Porto Alegre/Brasil) e Kathiucia Dias (Los Angeles/USA). Lara expõe desde 2011 e é representada por Liliana Cabral, da Artestil Galeria de Arte, de Curitiba.
SERVIÇO:
Entrega técnica de “S. Sebastião Brasileiro”
Dia 31/10 (terça-feira)
Das 17 às 18 horas - master class para arte-educadores e interessados para detalhamento da obra
18h30 – entrega da obra com brinde para convidados
Artestil Galeria de Arte
Alameda Carlos de Carvalho, 1663
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Assim que possível retornaremos sua mensagem
Atenciosamente
Equipe Blog Leite Quentee news