sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Comportamento

 

Dia Nacional da Educação Infantil: etapa  contribui para o desenvolvimento das crianças



O período escolar que corresponde à primeira infância incentiva o aprendizado, desenvolvimento e a criatividade

Criado em homenagem a Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança, o dia Nacional da Educação Infantil é celebrado no dia 25 de agosto. O período que compreende a primeira infância das crianças ainda é repleto de dúvidas entre os pais e responsáveis, porém a etapa contribui para o desenvolvimento do aprendizado, conhecimento e criatividade dos pequenos. 


Além de ser um local para o desenvolvimento de atividades pedagógicas, a Educação Infantil proporciona um convívio social fora do ambiente familiar. “Ao optar por colocar o filho em uma escola, os pais e responsáveis contam com uma equipe que apoia integralmente o desenvolvimento, aprendizagem e a socialização daquela criança reforça, Gladys Magalhães, diretora do Marista Escola Social Robru, que atende crianças gratuitamente na Zona Leste de São Paulo. 


Dentro da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), as crianças trabalham valores que fortalecem o crescimento e aprendizagem, como conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. “A criança tem sua própria visão de mundo, e desde muito cedo ela se expressa por meio de objetos, brincadeiras e percepções. Toda criança tem o direito de colocar para fora suas emoções, necessidades e dúvidas, e as educadoras nas atividades conseguem compreender essas expressões seja por quais linguagens elas utilizem”, reforça Glades

Para esclarecer algumas dúvidas e anseios sobre a Educação Infantil, a educadora comenta cinco mitos e verdades sobre o tema:


Só tem brincadeira dentro na educação infantil

Mito. O brincar é importante para que a criança mostre sua ideia sobre o mundo, desenvolva atividades que apresentem sua cultura, incentivem a criatividade, e também fortaleçam o seu bem estar. Por meio de atividades lúdicas os educadores proporcionam momentos de aprendizagem para cada uma das faixas etárias. 


Educação Infantil é só para as mães que trabalham

Mito. É bem verdade que muitas mães necessitam deixar seus filhos na escola para que continuem no mercado de trabalho, mas isso não é uma condição de todos. Muitos pais e responsáveis colocam seus filhos na escola buscando o convivio, socialização e desenvolvimento da criatividade e aprendizagem. 


Há muito aprendizado na primeira infância

Verdade. As crianças aprendem a se comunicar, expressar, a ter clareza nos diálogos, a expressar seus desejos, vontades e sentimentos nesta fase da vida. Na escola, o ambiente proporciona que esses aprendizados sejam ainda melhores compartilhados com os outros alunos, e também com os educadores. 


O diálogo entre família e escola é fundamental

Verdade. Quanto mais aberto e sincero for o diálogo entre escola e família, melhor será para o bem estar da criança. É importante que os pais participem das atividades, e que a escola estabeleça entendimento sobre o núcleo familiar que aquela criança vive. 


Na primeira infância as crianças desenvolvem a linguagem 

Verdade. Mesmo que a criança ainda não saiba ler ou escrever, o desenvolvimento da fala, e das interações sociais acontecem neste período, o incentivo a leitura, por exemplo, pode ser importante ainda nesta fase, com figuras, bonecos e contação de histórias, para contribuir para o desenvolvimento. 



Assessoria de Imprensa do Marista Escolas Sociais


 


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