terça-feira, 29 de agosto de 2023

Cinema festival

 

7ª MOSTRA BRÉSILIENNE ACONTECE DIA 02 DE SETEMBRO, ÀS 19HS, NA CASA DOC


BRASILEIROS DE VÁRIOS ESTADOS ESTARÃO PRESENTES

Curta Brasília, em parceria com a Associação CASA DOC', realiza a sétima Mostra Brésilien na cidade de Nice, sul da França. 

A CASA DOC' é uma associação com sede em Nice/França que promove uma viagem pelo mundo real ao exibir documentários atípicos, convidando o público a descobrir culturas desconhecidas, projetando um olhar para outros povos, vivências, expressões e pensamentos diversos. 

 

Na programação, curtas-metragens brasileiros participantes de edições do Curta Brasília, resultante da parceria do Festival com entidades e associações na França desde o início do Festival, firmando o elo entre os países e ampliando oportunidades de difusão e valorização do cinema brasileiro em janelas pelo mundo.

 

A programação deste ano, feita em conjunto entre equipe do Curta Brasília e da CASA DOC', contempla curtas de São Paulo, Alagoas, Bahia e Mato Grosso. 

 

O cineasta pernambucano Henrique Arruda, diretor do filme "Os Últimos Românticos do Mundo", premiado na edição de 2020 do Curta Brasília, ressalta que “o prêmio já levou gente pro exterior pela primeira vez” e confirma sua presença na França, na missão de participar de reuniões e encontros profissionais para que suas obras sejam vistas e tenham uma maior circulação internacional.

E, segundo Mariana Altenbernd, representante e legendadora da Casa Doc' e uma das idealizadoras da Mostra: "A parceria entre CASA DOC' e Festival Curta Brasília existe há 8 anos. Temos enorme prazer em exibir os documentários curta-metragens brasileiros na França. Todos os filmes são legendados em francês e têm atraído um público cada vez maior com o passar dos anos."


Já a diretora do Festival, Ana Arruda, estará presente na Missão para apoiar os cineastas premiados, auxiliando nas reuniões e ocasiões de encontros entre produtores, programadores e realizadores franceses. "O intuito do Curta Brasília, junto com a Embaixada da França, sempre foi ampliar as perspectivas profissionais de cineastas do Brasil nas viagens à França. Além da visibilidade dos curtas mundo afora, tem esse encontro único entre os realizadores brasileiros e os franceses, com uma vivência e troca a cada ano, sendo inclusive a primeira vez de vários realizadores fora do país. Já tivemos relatos de cineastas que iniciaram coproduções

internacionais após a Missão Cine França Brasil, inclusive".  

 
 
 
 

SEM ASAS

2018 - 20 min – Renata Martins - São Paulo - Ficção

Zu é um garoto negro de doze anos. Ele vai à mercearia comprar farinha de trigo para a sua mãe e, na volta pra casa, descobre que pode voar.

Teaser : https://youtu.be/ZPkWmJvC-Tc

 

ODÒ PUPA, LUGAR DE RESISTÊNCIA

2018 – 14 min - Carine Fiùza - Bahia - Documentário

A fala, a imagem, as estatísticas e a repetição tudo comunica, mas pra quem se vocês dão as costas para os motivos pelos quais nossos filhos estão morrendo? Odò Pupa, rio vermelho que flui para o Atlântico e testemunha nossa diáspora.

 

MAJUR

2018 – 15 min – Íris Alves Lacerda – Mato Grosso - Documentário

Conheça Majur, chefe de comunicação de uma aldeia no interior de Mato Grosso. O documentário mostra um recorte de um ano de sua vida.

teaser : https://youtu.be/YDQ1cxp659k

 

AINDA TE AMO DEMAIS

2020 –21 min - Flávia Correia – Alagoas - Documentário

Tendo por título a famosa canção de Luana do Reggae, este filme apresenta a cena reggaeira de Maceió (AL), pensando a respeito das sobrevivências, das transformações, do repertório de gestos e referências que, insuspeitas, germinam latente no coração dos amantes desse ritmo musical de resistência. O curta-metragem de Flávia Correia se aproxima das personagens, entrevistando e acompanhando seus cotidianos, retoma imagens de arquivos e articula um reencontro histórico com as memórias vivas do reggae alagoano.

Teaser : https://youtu.be/d2mttOwlakA

Nenhum comentário: