Crédito das fotos das obras com a artista: Celso Renato Dias
Muirapiranga no Paraná, no Museu Campos Gerais, em Ponta Grossa (PR)
O nome Muirapiranga é um tributo à árvore amazônica conhecida pela sua durabilidade e coloração avermelhada
A exposição “Muirapiranga no Paraná”, da artista visual e escultora Elizabeth Titton, encerra dia 29 de julho, sábado, no Museu Campos Gerais, em Ponta Grossa (PR).
O nome Muirapiranga é um tributo às árvores e em especial à árvore amazônica, também conhecida como pau-rainha, com sua madeira vermelha que remete à cor da ferrugem das esculturas oxidadas.
A coloração vermelha da Muirapiranga é representada pelo tom de ferrugem das esculturas em metal, resultando em uma mistura da espacialidade da natureza e do universo do urbano, da eternidade do metal e da efemeridade das formas, que percorrem elementos que remetem à mitologia – árvores, folhas, flores, água, peixes, pássaros, nuvens e estrelas.
A partir destes estudos dos indígenas do Xingu, Titton apresenta 21 esculturas de 40 cm de altura e 15 gravuras, que possuem recursos de acessibilidade para pessoas com baixa visão, com etiquetas em braile, colocadas nas bases das esculturas, além do texto do catálogo com a mesma adaptação.
A mostra possui códigos virtuais (QR code), que levam a um canal no Youtube, onde estão áudios explicativos sobre o processo de criação e texto crítico: ttps://www.youtube.com/
A visitação pode ser feita de terça a sábado, das 9h às 11h30, e das 13h30 às 17h, com entrada gratuita.
Sobre a artista
Elizabeth Titton é escultora. Graduada em Administração de Empresas pela UFPR 1972, em Pintura pela EMBAP 1982. Especialista em Sociologia e Economia pela PUC/PR 1988. Mestre em Educação pela UFPR 2000. Diretora do MAC Paraná 1984/87. Criadora do Espaço Cultural "Pró-Criar"1988. Professora do Curso Superior de Escultura da EMBAP por 16 anos. Orientadora de pesquisas na EMBAP.
Apoio
Este projeto foi aprovado pelo Programa Estadual Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), da Secretaria da Cultura do Estado do Paraná, e conta com o apoio da Universidade Federal de Ponta Grossa, do Museu Campos Gerais e Havan; além da Produção do Cultural Office. O logotipo da exposição Muirapiranga no Paraná foi criado por Susana Mezzadri.
Crédito da foto de Elizabeth Titton: Hay Graphiks
Crédito das fotos das obras com a artista: Celso Renato Dias
Serviço:
Exposição “Muirapiranga no Paraná”, de Elizabeth Titton
Período expositivo: 29 de maio a 29 de julho de 2023
Local: Museu Campos Gerais
Endereço: Rua Engenheiro Schamber 686 - Centro
Ponta Grossa (PR)
Terça a sábado, das 9h às 11h30, e das 13h30 às 17h
Entrada gratuita
Nenhum comentário:
Postar um comentário