České Budějovice. O nome pode parecer difícil de pronunciar – tchésque budieiovitze. Mas o esforço vale a pena. Essa cidade de 96 mil habitantes, a cerca de 150 km ao sul de Praga, acaba de ser escolhida como capital da cultura europeia para o ano de 2028. A honraria significa que, daqui a cinco anos, a cidade apresentará uma vasta programação cultural para os visitantes europeus e internacionais, e estará sob os holofotes turísticos de todo tipo.
A ampla oferta de atrações culturais (são 247 monumentos) foi fator decisivo na escolha. Mas o que realmente chamou a atenção da comissão avaliadora foi o conceito proposto de Permacultura – o entrelaçamento de cultura local com os habitantes e com a paisagem ao redor, em uma visão holística que envolve a comunidade e promove a sustentabilidade.
Nos próximos 2000 dias, České Budějovice estará se preparando para seu ano de gala. Mas isso não significa que o viajante precise esperar tanto tempo para defrutá-la. Já hoje a cidade é extremamente atrativa para diversos tipos de turismo. Seja por sua praça principal, adornada pela fonte barroca de Sansão e diversas casas barrocas e renascentistas, seja por sua cultura cervejeira, com uma importante fábrica nos arrabaldes, ou ainda por seu sistema de canais navegáveis, que propiciam atividades de lazer aquático, ou simplesmente transporte para outras atrações, como o palácio de Hluboká, um raro exemplo de arquitetura Tudor fora da Inglaterra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário