sábado, 3 de junho de 2023

São Paulo.

 




 

O cuidado com a casa na hora de preparar as refeições foi perfeitamente apresentado pelo arquiteto Bruno Moraes com a inclusão de horta orgânica com temperos variados. Para ele, cuidar do lar é como cuidar do corpo. | Fotos: Guilherme Pucci


Com uma marcenaria que resgata o provençal revisitado (leves sulcos entram no lugar portas e gavetas almofadas), a cozinha dispõe de uma cristaleira que recebe todo repertório de vinhos, tornando a experiência ainda mais inesquecível. Os utensílios de cerâmica que compõem a decoração do mobiliário enraízam a cozinha no contexto da cultura brasileira, com beleza sem igual. Peças de barro, vindas de comunidades de artesãos mineiros, como a cidade de Monte Azul, fotografias e itens de colecionadores se misturam com samambaias e outras plantas com essência genuinamente nacionais.


Contando com peças exclusivas de Bruno Faucz e Tadeu Paisan, o arquiteto mescla o design brasileiro com seu olhar multifacetado, resultado de seu profissionalismo e sua

recente visita na Semana de Design de Milão, expondo um belíssimo vaso que trouxe diretamente de lá, assinado por Suka Braga. A iluminação do ambiente também é estratégica, combinando perfis de led, AR70 No Frame, spots de sobrepor e pendentes, onde o mais importante não são as luminárias, mas o efeito luminoso. Na área mais funcional, voltada para o preparo dos alimentos, uma solução mais fria foi a escolhida e, nos arredores da mesa de jantar, luzes quentes tornam o local acolhedor e intimista.


Para sua Cozinha Funcional, o arquiteto aprofundou-se na história dos nossos ancestrais e, na intenção de homenagear a cultura brasileira, inspirou-se em atributos da cultura e arte indígena. “Trouxemos o trabalho do fotógrafo Rogerio Fernandes com imagens em tribos indígenas vivendo na natureza, a grande morada de todos. Além de resgatar as origens do nosso país, os cliques expostos compõem uma Gallery Wall e se enquadram com o tema Corpo e Morada, uma vez que manifestam a mais plena harmonia do ser humano com o seu habitat”, sintetiza o arquiteto.

 

Na Cozinha Funcional, a sala de jantar reflete as formas orgânicas com as curvas dos brises, da mesa Domo, assinada por Studio J. Marcon (Full House), e dos pendentes Tempo (Yamamura). O rústico dos pilares aparentes tem continuidade na escolha do piso de porcelanato (Portinari). No décor, o Bruno Moraes escolheu objetos que resgatam e conscientizam os visitantes sobre a importância cultura indígena na formação do país | Fotos: Guilherme Pucci.


No ambiente da sala de jantar, o gallery wall, formado pela com a exposição fotográfica, anda expõe objetos que viveram diretamente dos povos indígenas como uma forma de ilustrar ainda melhor essa história com mais profundidade. Em formato orgânico, a mesa de jantar de madeira, acompanhada por seis posições de cadeiras, é uma extensão da cozinha e uma oportunidade para sempre renovar a experiência no espaço.


Bruno Moraes dispõe de uma imensa realização com o seu espaço no evento. “Sempre quis participar da mostra. Frequento a CASACOR antes mesmo de entrar na faculdade de arquitetura, em 2004 e, desde então, nunca perdi uma edição sequer. E após quase duas décadas, exulto em alegria pela oportunidade de mostrar meu trabalho”, conta ele, expressando toda felicidade e gratidão.

 

A brasilidade e as memórias estão presentes em cada canto da Cozinha Funcional. No alto, os pinos usados de cabide são de estações ferroviários do início do século, já o carrinho de chá (Full House), que faz as vezes de bar e leva a assinatura do designer Tadeu Paisan, foi batizado com o nome do arquiteto Bruno Moraes, autor da bandeja de pedra de mármore (execução da Botânico Mármores) | Fotos: Guilherme Pucci



CASACOR SÃO PAULO 2023

30 de maio a 06 de agosto de 2023

Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073.

Horário de Funcionamento: Terça a Sábado das 12h às 22h; Domingos e Feriados das 11h às 21h

https://casacor.abril.com.br/mostras/sao-paulo/

 

 

Sobre Bruno Moraes Arquitetura 

Criado há mais de 14 anos, o escritório é comandado por Bruno Moraes, arquiteto formado pela Faculdade Belas Artes de São Paulo (FEBASP) e pós-graduado em Gerenciamento de Empreendimentos na Construção Civil pela FAU Mackenzie. Bruno passou por grandes escritórios, como o do arquiteto Siegbert Zanettini, onde participou do projeto de ampliação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), da Petrobras, considerado o maior projeto sustentável da América Latina.

O escritório atua nas áreas de gerenciamento e execução de obras, além de se dedicar à concepção de projetos de casas, reforma de apartamentos, retrofits, espaços corporativos e áreas comuns de edifícios. Dispõe de equipe própria de obra, cuidadosamente treinada para gerir os trabalhos com processos próprios desenvolvidos pelo escritório que usa, entre outros diferenciais, um aplicativo personalizado. A marca Bruno Moraes Arquitetura tem trabalhos publicados nos mais importantes veículos de decoração e arquitetura do Brasil. Desde 2019 até hoje, participa do quadro de decoração do Programa da Eliana, no SBT.

BMA Studio

(11) 2062-6423 

@brunomoraesarquiteturastudio

 

 

 

Maio/ 2023



 

 

 

Fornecedores:


Associação Comunitária dos Artesãos de Monte Azul: @acaama.mg

Biomist (Aromatização de ambientes): @biomistbrasil

Botânico Mármores (Marmoraria): @botanicomarmores

Casa Riachuelo (Louças e Taças): @casariachuelo

CelMar (Marcenaria): @celmarabc

Coral (Tintas): @tintascoral

Deca (metais): @decaoficial

Diageo (bebidas): @diageobrasil

Dio Luce (Acabamentos Elétrica): @dioluceoficial

Dpot Objeto (objetos): @dpotobjeto

Full House (Móveis Soltos): @fullhousedecoracoes

LG (Eletrodomésticos e Ar-Condicionado): @lgbrasil

Matrix Control (Automação Interruptores): @matrix_control

Organne (vasos): @organneoficial

Out (Obra Civil): @out_grupo

Portinari (revestimentos): @ceramicaportinari

Rogério Fernandes (Fotografias): @rogeriocfernandes

Simon (Acabamentos Elétrica): @simoneletricbr

Studio Dalzotto (Objetos): @studiodalzotto

Sui objetos (Escultura): @suiobjetos

Suka Braga (Objetos): @sukabraga

Svetlana (Plantas Preservadas): @svetlanaplantas

Tuboar (Coifa): @tuboar_

Yamamura (Iluminação): @yamamuraoficial



Nenhum comentário: