O ‘Traz a Pipoca’, podcast do Telecine sobre cinema, lança uma edição especial em celebração aos 125 Anos do Cinema Brasileiro, celebrado hoje, 19 de junho. Para comemorar a data, a atração recebe a atriz Karine Teles ('Bacurau', 'Que Horas Ela Volta?', 'Benzinho') e a diretora Sandra Kogut ('Três Verões', 'Mutum') para um papo com as apresentadoras Renata Boldrini e Bruna Scot sobre filmes brasileiros favoritos, projeção das obras nacionais no cenário internacional e os critérios pessoais adotados na escolha de cada projeto. Na ocasião, Kogut revelou em primeira mão que já está trabalhando em uma continuação de ‘Três Verões’, filme dirigido por ela que foi sucesso de público e crítica.
“Quando eu viajava para os festivais com o filme [‘Três Verões’], às vezes a plateia dizia: 'eu quero mais verões, quero o inverno' e eu ria, achava graça, mas pensava: 'eu também quero ver como esse pessoal continuou, quero olhar para o Brasil pelos olhos deles'. No momento, o filme está em fase de roteiro. “Já temos uma primeira versão e o projeto está caminhando”, completou.
Ainda na conversa, Kogut relembrou o incêndio na Cinemateca Brasileira, em julho de 2021, e ressaltou a importância do acervo histórico na construção de uma filmografia. “Ali [incêndio na Cinemateca] foi o momento em que todo mundo entendeu por que o cinema é tão importante. Se nós fazemos agora, é porque antes de nós outras pessoas fizeram, é a maneira de entendermos o nosso lugar no mundo”, afirmou.
Sobre o critério na escolha de novos projetos, Karine brincou com as diferenças entre os trabalhos de atriz, roteirista e diretora. “Como atriz, fazer um filme é uma paquera, um romance. Às vezes, dá bom, e às vezes dá ruim. Eu tive muita sorte de fazer filmes que deram muito certo”, revelou a atriz.
Sandra e Karine também participam de um jogo em que tentam adivinhar frases icônicas de produções brasileiras e dão dicas dos melhores filmes para assistir na cinelist 'Top 10 Filmes Nacionais'.
A presença feminina é destaque no acervo do Telecine com a cinelist ‘Mulheres Fazem Cinema’, que inclui obras e cineastas consagradas como Lúcia Murat ('Ana. Sem Título'), Laís Bodanzky ('A Viagem de Pedro'), Anna Muylaert ('Que Horas Ela Volta?' e 'Alvorada', este último em parceria com a diretora Lô Politi), Tata Amaral ('Sequestro Relâmpago'), Flávia Castro ('Deslembro'), Sandra Kogut ('Três Verões'), entre outras.
Traz a Pipoca
Data: 19 de junho
Convidadas: Karine Teles e Sandra Kogut
Apresentação: Renata Boldrini e Bruna Scot
Tema episódio #3: ‘Cinema Brasileiro’
Onde ouvir: YouTube do Telecine, Globoplay e Spotify
Nenhum comentário:
Postar um comentário