Em 18 de junho é comemorado o Dia da Gastronomia Sustentável, uma celebração estabelecida em 2016 durante Assembleia Geral da ONU. O objetivo foi reconhecer o papel da profissão como expressão cultural ligada diretamente à diversidade natural e cultura dos países de todo o mundo.
O segundo ponto que merece reflexão e ações públicas tem a ver com a alimentação. De acordo com a instituição, 1/3 dos alimentos é desperdiçado e jogado fora.
Infelizmente, o Brasil, um dos principais produtores mundiais ocupa o 10º lugar no ranking dos países que mais desperdiça comida, cerca de 30%, o que representa 46 milhões de toneladas, ao ano, conforme informado pelo IBGE.
Vale acrescentar que a perda dos produtos ocorrem em várias etapas, como por exemplo, na colheita, armazenamento e transporte. Com infraestrutura e estratégias logísticas, o cenário pode ser mudar expressivamente. Diante desse cenário, a ONU entende que a gastronomia pode contribuir de forma positiva e educativa na cadeia alimentar.
Um exemplo prático, é a pós-graduação de Gestão da Segurança de Alimentos do Senac EAD, na qual o aluno terá acesso a conteúdos relevantes, entre eles:
- Perigos nos Alimentos
- Técnicas de Preservação na Produção de Alimentos
- Legislação para a Produção e Serviços De Alimentos
- Boas Práticas na Agropecuária e na Indústria
- Boas Práticas no Transporte, Distribuição e Serviços
- Gastronomia e Segurança dos Alimentos
- Sistemas de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle
- Análise de Risco
- Sistemas de Gestão da Segurança dos Alimentos e Normas Internacionais
- Impactos da Globalização na Segurança dos Alimentos
Portanto, se você já atua na área de gastronomia e deseja ampliar os conhecimentos, aproveite para se matricular na especialização. Temos outras opções com foco nesse segmento, além de vários cursos livres (de curta duração. Acesse o site do Senac EAD e confira os detalhes.
Sobre o Senac EAD
Com 77 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nessa modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.
A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 380 polos presenciais para avaliações. Acesse aqui a programação completa de cursos do Senac EAD.
Nenhum comentário:
Postar um comentário