Junto com especialistas, o Escritório de Turismo Tchec compilou uma série de itinerários para quem quer escolher a rota ideal para sua próxima #Czech Getaway.
Capítulo 3: Karlovy Vary e Usti nad Labem
Dia 1
Praga para Karlovy Vary – Loket – Karlovy Vary.
Saia de Praga em direção a Karlovy Vary (120 km) “A cidade-spa” da República Tcheca. Uma personificação perfeita da elegância das tradicionais cidades termais, colunatas ostensivas, clínicas exclusivas e uma esplêndida localização geográfica no meio de um vale coberto de floresta. Karlovy Vary, a cidade mais icônica do famoso triângulo das termas, onde se trataram personalidades famosas da vida artística e social da Europa, é hoje o segundo local mais visitado da Tchéquia. Devido à sua arquitetura original, é um dos mais belos balneários do velho continente.
Ao chegar, faça um passeio pelo centro histórico que margeia o rio Teplá. Encha a sua caneca com as águas de uma das fontes curativas locais e caminhe à sombra de ruas com arcadas elegantes, como Mlýnská ou Tržní. Não perca os majestosos edifícios do teatro, das Termas Imperiais e da igreja de Santa Maria Madalena. Perto dali, a fonte mais quente de Karlovy Vary, a Vřídlo, jorra do solo em um poderoso jato de dezenas de metros.
Karlovy Vary possui vários mirantes. Suba confortavelmente num teleférico e chegue ao mirante de Diana, onde terá a melhor vista sobre a cidade e o vale. Mas o que seria de uma estadia em Karlovy Vary sem levar alguns dos produtos locais com você! Entre os mais significativos estão, acima de tudo, os produtos da famosa fábrica de vidro Moser, a porcelana Thun de Karlovy Vary e o requintado licor de ervas Becherovka, frequentemente descrito como a 13ª fonte de Karlovy Vary. Também não pode deixar de provar as bolachas spa com diferentes sabores, e levar algumas na mochila para ter energia ao longo do percurso.
Loket (14km)
Após o almoço, siga para Loket, bem perto de Karlovy Vary. Esta cidade está localizada em uma colina rochosa que possui um belo castelo medieval e é cercada pelo rio Ohře em três lados. O centro da cidade é uma reserva urbana. Lá você encontrará uma bela praça que possui uma coluna barroca da Santíssima Trindade e uma série de casas burguesas históricas. Reza a lenda que este é o local onde o idoso Johann Wolfgang Goethe pediu em casamento a jovem Ulrika von Lewetzov, no terraço do hotel Bílý kůň.
Durante o passeio, você definitivamente deve experimentar a cerveja local produzida em uma pequena cervejaria localizada na praça e chamada Svatý Florián. Você pode percorrer a praça principal e descobrir a arquitetura da reserva urbana. No final, o melhor: visite o famoso castelo da cidade. Os impressionantes interiores e pátios do Castelo de Loket, localizado na região da Boêmia Ocidental, combinam o charme do velho mundo com a beleza do período medieval corajoso. As pinturas murais medievais oferecem um vislumbre de jardins com árvores frutíferas, flores e pássaros que podem ser encontrados além das paredes. Da mesma forma, você também pode ver as coleções de armas, louças de porcelana e de estanho. Os quartos são decorados com móveis históricos pintados e, além disso, você pode visitar desde uma antiga farmácia até um verdadeiro meteorito. Aparentemente, caiu no pátio em agosto de 1422 e o famoso poeta alemão Johann Wolfgang Goethe se interessou por ele. A prisão do castelo, juntamente com a sala de tortura, são dois espaços bastante notórios. Várias das celas frias e húmidas do castelo conservam-se nas suas condições originais do período em que serviu de prisão municipal, entre 1822 e 1948.
Volte para Karlovy Vary, que será seu centro de operações pelos próximos três dias.
Karlovy Vary- Becov- Teplá – Marianske Lazne- Karlovy Vary
Dia para descobrir grandes tesouros tchecos. Começando com o segundo mais importante, depois das joias da coroa. Vamos para Becov nad Teplou (23km) para descobrir um tesouro como nenhum outro nesta primeira parada.
O complexo do castelo Bečov nad Teplou esconde o segundo artefato histórico mais precioso da República Tcheca, depois das joias da coroa. O relicário de São Mauro, literalmente envolto numa história de espionagem, é uma joia da ourivesaria românica.
O relicário de San Mauro é um notável artefato românico datado do primeiro terço do século XIII. É considerado o mais notável artefato de joalheria românica depositado em território tcheco. Os diamantes mais antigos usados para sua ornamentação datam do século II. No relicário repousam os restos mortais não apenas de São Mauro mas também São Timóteo e São Apolinário. O relicário faz parte de uma exposição permanente no castelo e está em exposição permanente nos espaços da sala de jantar azul.
Outro ponto importante ergue-se num rochedo alto ao lado do castelo, outra parte do complexo que apresenta uma estrutura complementar à fortaleza. Os amantes da natureza ficarão impressionados com o grande jardim botânico e a trilha centrada na vegetação rochosa ("bioferrata") ou com os barcos de uso livre na lagoa. O Castelo de Bečov também oferece atrações especiais para crianças. Um parque infantil com escorregador, em forma de castelo, ou um sítio arqueológico de treinamento estão à disposição.
A jornada continua para uma tarde em uma cidade termal como nenhuma outra. A apenas 25 km está Marianske Lazne.
Após o almoço, você pode passear pela cidade e descobrir o belo centro histórico de Marianske Lazne que corresponde a uma viagem de 100 anos no tempo. O que caracteriza a cidade são os seus parques, jardins, colunas e fontes que oferecem um ambiente sem igual. A Fonte Cantante no centro da cidade termal surpreende pela sua arquitetura e beleza.
Retorno a Karlovy Vary para recarregar as baterias. (59km)
Dia 3
Karlovy Vary - Terezin - Usti nad Labem
Dê adeus à cidade termal de Karlovy Vary e siga rumo a um passeio pela história. A 118 km de distância está Terezín, uma fortaleza construída como local de defesa pelo soberano José II e batizada com o nome de sua mãe, a imperatriz Maria Teresa. Infelizmente, Terezín ganhou fama como uma prisão e depois, na época da Segunda Guerra Mundial, como um gueto judeu e campo de concentração. Você pode visitar o Memorial Terezín, dedicado às vítimas do Holocausto, que homenageia a inabalável coragem e vontade de viver do ser humano.
O monumento Terezín compreende um complexo de edifícios que se ergue em ambas as margens do rio Ohře. Suas partes principais são a Grande e a Pequena Fortaleza, construídas segundo o conhecido projeto da escola francesa da cidade de Mezières.
A história sombria de Terezín se desenrolou durante a Segunda Guerra Mundial. O sofrimento diário e as condições subumanas de vida das dezenas de milhares de judeus que foram deportados para este local estão presentes a cada passo. Caminhe pelos antigos locais de acomodação, a conhecida capela no quartel de Magdeburg, o Columbário com seu salão cerimonial e o Museu do Gueto. As placas comemorativas e os cemitérios ao redor de Terezín relembram as tristes histórias daqueles que foram mortos neste lugar.
Terminando o passeio iremos a Ústí nad Labem (36km). Acima do rio Elba ergue-se a majestosa ruína do Castelo Střekov; outro monumento importante é a igreja neogótica de Nossa Senhora da Assunção.
Para chegar à mansão Větruše, que tem um restaurante com varanda, utilize um meio de transporte pouco tradicional: um teleférico de 330 m, inaugurado em 2010, sai do centro comercial Forum. Termine a tarde com uma caminhada até a Ponte Mariano de 1998, que foi incluída pela renomada revista Structural Engineering International entre os dez edifícios mais bonitos do mundo na última década do século XX.
Visita ao Parque Nacional da Suíça Boêmia (37 km) para se despedir desta região desfrutando de belas paisagens tchecas.
O passeio de quinze quilômetros, cujo ponto de partida é Hřensko, levará aproximadamente 6 horas. A rota para o desfiladeiro Edmundova soutěska, em homenagem ao príncipe Edmund Clary-Aldrigen, o levará primeiro à monumental abóbada de arenito do Portão Pravčice, que não é à toa chamado de símbolo da Suíça boêmia. Continue subindo uma estrada florestal sob rochas íngremes e pontes suspensas até chegar ao sopé de Malý Pravčický kužel, Pequeno Cone de Pravčice. Continuaremos pela Trilha Gabriel, próximo às formações rochosas com vistas pontuais das conhecidas rochas que desfilam diante de nossos olhos, como Homole cukru, traduzido como Pilão de Açúcar e Křídelní stěna, que significa Rocha das Asas. Faça um pequeno passeio de barco para apreciar os desfiladeiros. Seu guia pelos desfiladeiros será o barqueiro que conduz o barco com uma vara, assim como seus antecessores faziam na época em que surgiu essa atração. Durante a navegação, ele irá familiarizá-lo com a história e os dias atuais dos desfiladeiros e descrever seus caprichosos habitantes. O passeio pelo desfiladeiro Edmundova soutěska leva cerca de 20 minutos.
De lá, retorno a Praga para terminar a viagem (128 km).
Nenhum comentário:
Postar um comentário