Golpe do amor: ficção alerta sobre casos de estelionato sentimental na internet
Escritora e oficial do Ministério Público de Minas Gerais, Ana Cristina Ribeiro Alves apresenta os principais sinais para identificar o crime a partir da história de uma personagem vítima de um golpista
Relatos reais de vítimas do “golpe do amor” serviram como base para a ficção Eu confiei nele: um perverso golpe virtual do amor e a superação impulsionada por um sonho audaz, de Ana Cristina Ribeiro Alves. Tendo trabalhado com casos semelhantes no Ministério Público do Estado de Minas Gerais como especialista em Direito Público e Direito Privado, ela percebeu que o poderia auxiliar sobreviventes desse crime por meio da literatura.
No processo de idealização da obra, Ana descobriu que esse tipo de estelionato era ainda mais comum, e, inclusive, tinha acontecido com uma amiga. Na maioria das vezes, os eventos seguiam certos padrões: um perfil fingia ser um famoso nas redes sociais, induzia pessoas, muitas em situação de vulnerabilidade, a manter um falso relacionamento à distância e tirava dinheiro delas. Quando as vítimas percebiam que haviam sido enganadas, sentiam-se envergonhadas e passavam a compartilhar as dores com desconhecidos na internet.
No enredo, Karen acredita estar envolvida em uma relação amorosa com o ator Michael Vienna. A protagonista é uma trabalhadora comum, que está em um momento frágil devido às consequências da pandemia e à perda de uma pessoa próxima. Envolvida em uma série de circunstâncias que a fragilizam, ela se dispõe a pagar valores altos para encontrar o ídolo presencialmente, sem saber que tudo não passa de uma mentira.
Ávido por dinheiro fácil, o interlocutor começa a pressionar Karen, sob o pretexto de que se ela não cumprir com sua parte, todo o esforço dele será perdido. E mesmo ciente da real situação, Karen sente muita ansiedade, em uma intensidade que nunca tinha experimentado na vida, já que seus sentimentos se alternam em tristeza, desconfiança, medo e, talvez, em uma tentativa desesperada do coração, esperança e pequenos lapsos de alegria. (Eu confiei nele, pg. 67)
Além de contribuir para que o leitor possa identificar os sinais do crime e para posicionar sobre o estado emocional das vítimas, antes e depois do golpe, Ana Cristina também traz uma visão otimista para o enfrentamento do trauma. A necessidade de comunicar-se, dedicar-se a um novo aprendizado e reconhecer que a vida, apesar das mazelas, vale a pena ser vivida, são as mensagens por trás dessa emocionante história.
FICHA TÉCNICA
Título: Eu confiei nele
Autor: Ana Cristina Ribeiro Alves
Editora: Clube de Autores
ISBN: 9786558724315
Páginas: 156
Preço: R$ 49,95 (físico) e R$ 19,90 (e-book)
Onde comprar: Amazon | Clube de Autores
Sobre a autora: Ana Cristina Ribeiro Alves é oficial do Ministério Público do Estado de Minas Gerais desde 2005. Especialista em Direito Público e Direito Privado, e com experiência docente em Direito Administrativo, ela faz sua estreia na literatura com o livro “Eu confiei nele: um perverso golpe virtual do amor e a superação impulsionada por um sonho audaz”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário