Iniciativa do Centro de Memória com a atriz Janina Santana já está no ar e terá cinco episódios
É para despertar as memórias sonoras de cada um que o podcast “Radiola da Memória” faz um mergulho em histórias de pessoas e suas lembranças de todo tipo de som, resgata e desperta afetividades usando as plataformas digitais. A iniciativa da escritora contou com parceria com a Fundação Bunge para levar ao ar os cinco primeiros episódios disponíveis em Spotify, YouTube, Amazon Music e Rádio Arte Viva.
A iniciativa é da atriz, dramaturga e locutora Janaina Santana e surgiu ainda no curso “Tecnologia Social da Memória”, ministrado por ela no Museu da Pessoa. Cada episódio traz alguém contando quais são suas memórias sonoras afetivas. Um sino da igreja, as notas saídas do violino do avô, um amolar de facas, uma serenata do pai para a mãe com a música “Carinhoso”, muitos são os sons que recuperam as lembranças.
“Gosto de levar as pessoas para lugares de beleza, de afeto. O podcast transforma quem conta e quem ouve e reforça o valor da história oral”, explica Janaina, completando que “estou felicíssima com essa parceria com a Fundação Bunge, que deu não apenas apoio financeiro, mas também estrutural para podermos dar esse pontapé e recomeçar o projeto”.
O apoio veio de uma parceria entre o Centro de Memória Bunge e o Museu da Pessoa que em 2021 criou quatro Núcleos de Memória, grupos que visam fomentar ações locais de captação, preservação e disseminação de histórias de vidas. O podcast faz parte do Núcleo Café com Biscoito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário