domingo, 16 de abril de 2023

 


No C-MOVE Sul, prefeito de Balneário Camboriú afirma querer transformar a cidade na capital brasileira do veículo elétrico. 



Fabrício José Satiro de Oliveira defendeu a adoção de veículos elétricos como forma de preservar o “pulmão econômico” da cidade: o meio ambiente.

O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício José Satiro de Oliveira (Podemos), afirmou no dia 13, em seu discurso na abertura do C-MOVE Sul – Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos, que gostaria de transformar a cidade na “capital brasileira da mobilidade elétrica”. Para isso, ele citou a possibilidade de descontos no IPTU por parte do município, além de projetos de parcerias e convênios com construtoras para a concessão de descontos em apartamentos para quem adquirir um modelo compacto elétrico, por exemplo.


“O pulmão econômico de Balneário Camboriú é o meio ambiente”, analisou Oliveira. O prefeito também destacou a relação da mobilidade elétrica com inovação e tecnologia e a importância de valorizar a experiência de trafegar em um veículo elétrico. “Neste período pós-pandemia, estamos assistindo ao surgimento de uma série de serviços e inovações. Mobilidade em um veículo elétrico não se resume apenas ao transporte entre um ponto e outro. É uma experiência que deve ser usufruída”, afirmou.


Segundo Ricardo Guggisberg, Presidente do IBMS – Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável e da MES Eventos, organizadora do C-MOVE, a região tem diversos atributos para ser um dos exemplos de transição energética no Brasil. “Além da beleza natural, que será ainda mais valorizada com menor poluição sonora e do ar com o aumento da frota de elétricos, Balneário Camboriú e o Estado de Santa Catarina como um todo têm diversas características que se encaixam em um modelo de eletromobilidade, com polos educacionais e tecnológicos de ponta, uma indústria variada e moderna, logística sofisticada, além de ser uma região que, historicamente, aposta no crescimento planejado”, disse.


Vendas acima da média


Guggisberg lembrou ainda que o Estado de Santa Catarina tem registrado crescimento nos emplacamentos de veículos elétrico acima da média nacional. “No primeiro trimestre deste ano, por exemplo, o mercado de automóveis e comerciais leves elétricos e híbridos de Santa Catarina cresceu 59,1%, quase 10 pontos percentuais acima da média nacional”, disse.


Também presente na abertura do C-MOVE, o diretor da FENABRAVE Regional SC – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, Carlos Werner, afirmou que as concessionárias de veículos estão preparadas para a transição energética e valorizou outra tecnologia nacional e de baixas emissões, o etanol, aliado a motores elétricos, como meio de descarbonização até que tenhamos apenas veículos 100% elétricos no mercado nacional.

CONHEÇA O CALENDÁRIO DE 2023

Em sua 18ª edição, o VE Latino-Americano de 2023 acontecerá entre os dias 5 e 7 de outubro, no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo (SP). O evento, que é conhecido como o Salão da Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes, visa apresentar as principais tendências e novidades da eletromobilidade, reunindo setores como:

·                   Veículos Elétricos Pesados;

·                   Leves e Levíssimos;

·                   Baterias, Componentes, Infraestrutura e Serviços.

Na edição 2022, o evento movimentou mais de R$ 60 milhões em negócios e recebeu 3 mil visitantes diários. Confira, neste link, algumas imagens da edição de 2022.


C-MOVE é o Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos, que conta com palestras e discussões sobre tecnologia aplicada à eletromobilidade, rumos da mobilidade e políticas públicas que estão sendo adotadas no Brasil e no mundo.


Em 2023, haverá edições do Congresso em Brasília (DF)nos dias 7 e 8 de marçoem Balneário Camboriú (SC), nos dias 13 e 14 de abril, e em São Paulo (SP), simultaneamente ao VE Latino-Americano, nos dias 5 e 6 de outubro.


DME – Dia da Mobilidade Elétrica acontece, oficialmente, nos dias 20 e 21 de maio, em São Paulo (SP), com edições de meio-período em Brasília, no dia 8 de março, e em Balneário Camboriú, em 14 de abril. O evento visa estimular o debate e a difusão dos benefícios da eletrificação, na mobilidade urbana, à população, por meio de veículos HEV (híbridos), PHEV (híbridos plug-in) e BEV (totalmente elétricos). O DME, que convida a população da cidade a participar, também promove componentes e infraestrutura, incluindo tecnologias e serviços ligados à mobilidade elétrica, como estações de recargas e relacionados.


“Apesar da agenda oficial acontecer em SP, haverá DME de meio período, também, em Brasília e no Balneário Camboriú, no intuito de ampliar o acesso de mais pessoas aos produtos ligados à eletromobilidade”, afirma Ricardo Guggisberg.


Além de interessados no tema, o evento reúne proprietários de veículos elétricos, que realizam um passeio em comboio pelo trajeto estabelecido para o evento, que desemboca em espaço destinado a test drive e test ride, além de tendas de exposição de empresas ligadas a serviços, componentes e infraestrutura de recarga.



SOBRE A MES EVENTOS


Empresa especializada em eventos de eletromobilidade, detentora das marcas VE Latino-Americano, C-MOVE e Dia da Mobilidade Elétrica, atua há 18 anos no mercado. À frente da empresa está Ricardo Guggisberg, idealizador dos projetos. 


Apaixonado pelo setor, ao longo de sua carreira, investiu na promoção e transformação do mercado da eletromobilidade, sendo pioneiro nos eventos voltados ao setor. 


Atualmente, Guggisberg é Presidente do IBMS – Instituto Brasileiro de Mobilidade Sustentável, Diretor Adjunto do DEINFRA, na FIESP, membro do Painel Estratégico da Plataforma PNME – Plataforma Nacional da Mobilidade Elétrica, além de ter sido Presidente da ABVE – Associação Brasileira de Veículos Elétricos, entidade em que permanece como diretor.



 


Nenhum comentário: