| Imagens da época e cenas de filmes aparecem em “O Cinema e a Segunda Guerra” (Divulgação: Curta!On) | "Cinema e a Segunda Guerra", novidade no catálogo do Curta!On - Clube de Documentários | | Durante a Segunda Guerra Mundial, o cinema foi usado como propaganda e para unir os países em tempos de crise. No período houve uma expansão no setor. Em três episódios, a série inédita "Cinema e a Segunda Guerra", novidade no catálogo do Curta!On - Clube de Documentários, nos lembra que o cinema não apenas documenta a história, mas também a molda e influencia. Dirigida por Lyndy Saville, a produção apresenta uma narrativa que costura entrevistas com especialistas, sendo composta por imagens da época e cenas de filmes.
O primeiro episódio, intitulado “Cinema, Som e Nazismo”, mostra que a representação de guerras através do cinema começou antes. Em 1930, foi lançado “Nada de Novo no Front”, baseado no livro homônimo de Erich Maria Remarque que retrata a sina de jovens alemães enviados para batalhar – e provavelmente morrer - nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial. O filme mostra a rendição alemã naquele conflito, o que gerou indignação em um país onde o nazismo estava em plena ascensão. Mas a potência comunicativa do longa abriu os olhos de Hitler: era preciso usar o cinema como ferramenta para conquistar maior adesão popular.
"O Mundo Agora está em Guerra" explora como a Batalha da Grã-Bretanha interrompeu os esforços alemães e como a decisão japonesa de atacar Pearl Harbor trouxe a América para a guerra, adicionando uma nova dimensão dramática ao Extremo Oriente, Europa e Oriente Médio tanto no cinema quanto no solo. À medida que a guerra se intensificava, EUA e Reino Unido procuraram se coordenar tanto na ação quanto na tela, usando o entretenimento para levantar a moral das tropas e dos civis em casa. Com a proximidade do Dia D, a cooperação entre os dois países tornou-se ainda mais evidente.
O último episódio da série, "Dia D, o Holocausto e a Bomba Atômica", destaca como os horrores do Holocausto nazista são revelados e filmados por alguns dos principais diretores de cinema do mundo. Enquanto a guerra chega ao seu auge, a era nuclear começa e, em 6 de agosto de 1945, o presidente Truman toma a decisão de lançar a primeira bomba atômica em Hiroshima. Três dias depois, outra bomba é lançada em Nagasaki, encerrando a guerra no Japão e marcando o Dia V-J em 15 de agosto como o fim da Segunda Guerra Mundial.
A produção completa pode ser conferida no Curta!On – Clube de Documentários, pela Claro TV+ e em CurtaOn.com.br. Novos assinantes inscritos pelo site têm sete dias de degustação gratuita de todo o conteúdo. O primeiro episódio estreia no Curta! na dia 19 de abril, às 23h. | Sobre o Grupo Curta! O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros, através da TV linear (canal CURTA!), de plataformas de streaming de operadoras de telecom e da internet. A curadoria de conteúdos é, portanto, o motor central do grupo e foi uma das que mais aprovaram projetos originais para financiamento da produção pelo Fundo Setorial do Audiovisual: já foram mais de 125 longas documentais e 872 episódios de 77 séries que chegam ao público em primeira mão através de suas janelas de exibição:
O canal Curta!, linear, está presente nas residências de mais de 10 milhões de assinantes de TV paga e pode ser visto nos canais 556 da NET/Claro TV, 75 da Oi TV e 664 da Vivo Fibra, além de em operadoras associadas à NeoTV;
O Curta!On, o clube de documentários do Curta!, na ClaroTV+ e em CurtaOn.com.br, conta com mais de 800 filmes e episódios de séries documentais, organizadas por temas de interesse como Música, Artes, MetaCinema, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mitologia e Religião, Sociedade e Pensamento. Há também pastas especiais com novidades – que estreiam a cada mês –, conteúdos originais exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço.
A Tamanduá TV, plataforma marketplace aberta para qualquer internauta, já reúne mais de quatro mil conteúdos. O usuário pode alugar filmes e séries específicos ou assinar de forma econômica um dos pacotes que contêm conteúdos segmentados por área de interesse: CineBR, CineDocs, CineEuro, CurtaEducação (para professores e estudantes do Ensino Médio e Enem), MetaCinema (para aficcionados e estudantes de Cinema), entre outros. Os pacotes CineBR, CineDocs e CineEuro são disponibilizados desde 2018 como serviço de valor agregado (SVA) para perto de oito milhões de assinantes de banda larga fixa (ISP) da operadora CLARO, sem custo adicional.
As atividades do Grupo Curta! também promovem a geração de royalties para produtores audiovisuais independentes, com a exploração de seus direitos audiovisuais nas diferentes janelas de streaming. O pacotes Cines da Tamandua TV e do Curta!ON estão repassando anualmente mais de R$ 1,5 milhão de reais em royalties para os produtores dos conteúdos que difunde. |
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Assim que possível retornaremos sua mensagem
Atenciosamente
Equipe Blog Leite Quentee news