sábado, 1 de abril de 2023

Acontece

 

Uma das curiosidades de Giselle é ser um dos poucos balés dançados ainda em tutu romântico - ou seja, saias das bailarinas na altura da panturrilha que remontam as crinolinas da segunda metade do século XIX. Giselle exige técnica e emoção de seus intérpretes, cuja expressão facial conta muito na apresentação da obra. O papel de Giselle é um dos mais ambicionados do repertório, já que exige tanto perfeição técnica, quanto graça e lirismo.


Várias das mais habilidosas bailarinas do mundo representaram esse papel ao longo dos tempos: as célebres Margot Fonteyn, Yvette Chauviré, Natalia Makarova e Carlotta Grisi (para quem o papel foi criado); O Theatro Municipal conheceu Giselle pela primeira vez em 27 de outubro de 1913, dançado pela Companhia de Bailados Russos de Diaghilev e por suas maiores estrelas, Tamara Karsavina e Vaslav Nijinski. Nosso Corpo de Baile apresentou-o pela primeira vez em 21 de novembro 1951, com coreografia de sua diretora Tatiana Leskova, que também dançou o papel título. Na vesperal do dia 25, Berta Rosanova deve ter sido a primeira brasileira a dançá-lo em sua versão completa. Duas de suas grandes intérpretes foram as primeiras bailarinas do TMRJ, Aurea Hämmerli e Ana Botafogo.


Depois de anos apresentando a tradicional produção de Sir Peter Wright, o BTM mostra uma versão baseada na coreografia original de Jean Coralli e Jules Perrot. A iluminação é assinada por Paulo Ornellas, a cenografia é de Manuel Puoci e o figurino de Tânia Agra. A direção artística do Theatro Municipal do Rio de Janeiro é de Eric Herrero.


A Presidente da Fundação Teatro Municipal, Clara Paulino, comemora a estreia de Giselle nesta nova temporada de dança do ano:

“Giselle é um clássico dos ballets. O espetáculo foi encenado no Theatro Municipal algumas vezes, sempre com grande sucesso. Atendendo às demandas do público, encenamos essa obra novamente, como o primeiro título de balé de 2023. Também é uma data muito especial, pois será a última interpretação de Giselle da nossa primeira bailarina, Cláudia Mota.


“Dando sequência à nossa temporada artista 2023, o Theatro Municipal traz seu primeiro Ballet do ano: Giselle! A mais tradicional companhia de ballet brasileira no palco mais importante do país. Com os solistas Claudia Mota, Márcia Jaqueline, Juliana Valadão, Marcella Borges, Manuela Roçado, Cícero Gomes, Filipe Moreira e Rodrigo Hermesmeyer. Uma alegria enorme poder oferecer ao público espetáculo de tão alta qualidade artística e técnica!”, ressaltou o diretor artístico do Theatro Municipal, Eric Herrero.

“Considerando a importância de nossa Companhia dentro da tradição dos grandes clássicos de repertório e sendo a única no país a preservar estas características apresentamos o Ballet Giselle, uma das obras mais importantes no cenário mundial. Com esta versão procuramos passar com clareza todas as sensações necessárias para que o público, mesmo sem conhecer o libreto, possa sentir a dramaticidade e perceber as variações emocionais sugeridas dentro das características de cada personagem”- afirma Hélio Bejani, diretor geral de Giselle.


 “Giselle é a mais conhecida obra do compositor Adolphe Charles Adam, compositor francês, do período romântico da música. Ele escreve dezenas de óperas e 14 balés, além de muitas cantatas como Oh Noite Santa! reconhecida canção natalina. O Ballet Giselle foi criado em 1841 e se tornou uma referência, não só na parte coreográfica, mas também na parte musical, influenciando vários outros compositores das gerações seguintes, entre eles o próprio Tchaikovsky. Adam utiliza formas musicais muito curtas, porém sempre muito bem construídas e bem interessantes e belas” – destaca o maestro Jésus Figueiredo. 

(foto:Carlos Villamayor) – A primeira bailarina do BTM Claudia Mota que estará na estreia de Giselle

 

Ficha Técnica:

Solistas:

5 e 15 de abril - Cláudia Mota e Cícero Gomes

6 e 11 de abril - Marcella Borges e Filipe Moreira

8,13 e 16 de abril - Márcia Jaqueline e Cícero Gomes

9 e 14 de abril - Juliana Valadão e Filipe Moreira

12 de abril - Manuela Roçado e Rodrigo Hermesmeyer

Ensaiadores: Jorge Texeira, Aurea Hammerli, Cristiane Quintan, Mônica Barbosa, Priscila Albuquerque

Figurino: Tânia Agra

Iluminação: Paulo Ornellas

Cenografia: Manoel Puoci

Confecção: Pará Produções e Eventos

Concepção e Adaptação: Hélio Bejani e Jorge Texeira, segundo Jean Coralli e Jules Perrot

Balé e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal

Regência: Jésus Figueiredo

Direção Geral: Hélio Bejani

Direção Artística do TMRJ: Eric Herrero

 

Serviço:

Giselle com Ballet e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal

Ballet dramático em 2 atos

Música: Adolphe Adam, revisada por Joseph Horovitz

Libreto: Théophile Gautier, segundo Heinrich Heine

Duração do espetáculo: Cada ato terá 45 minutos de duração, com um intervalo de 15 minutos

Datas: 5, 6, 8, 12, 13, 14 e 15 – 19h / Dias 9 e 16 – 17h / Dia 11 às 14h (somente escolas)

Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Endereço: Praça Floriano, s/nº - Centro

Classificação: Livre

 

Haverá uma palestra gratuita uma hora antes de cada espetáculo, realizada no Salão Assyrio.


CICLO DE PALESTRAS GISELLE

 5/4, quarta-feira - 18h – Salão Assyrio (récita 1)

·         Os criadores de Giselle –Jayme Chaves e Paulo Melgaço

6/4, quinta-feira -18h - Salão Assyrio (récita 2)

·        O Romantismo na música e na literatura – Edvan Moraes e Jayme Chaves

8/4, sábado -18h - Salão Assyrio (récita 3)

·         O Ballet Romântico – Teresa Augusta e Paulo Melgaço

9/4, domingo- 16h - Salão Assyrio (récita 4)

·         Giselle no TMRJ – Paulo Melgaço

11/4, terça-feira - 14h Palco/frente da cortina (escolas)

·         Descobrindo os personagens – Ana Botafogo

12/4, quarta-feira - 18h (récita 6)

·         O simbolismo em Giselle – Jayme Chaves e Paulo Melgaço

13/4, quinta-feira - 18h (récita 7)

·         Sílfides, Willis e o sobrenatural – Jayme Chaves

14/4, sexta-feira - 18h (récita 8)

·         O papel do corpo de baile no ballet clássico – Vera Aragão

15/4, sáb – 18h (récita 9)

·         A magia da cena: cenário e figurino – Leonardo Bora

16/4, dom –16h (récita 10)

·        O símbolo da leveza: a sapatilha de ponta – Liana Vasconcelos

 

 

Ingressos:

(Na bilheteria do TMRJ ou através do site theatromunicipal.rj.gov.br

Frisas e Camarotes - R$80,00 (ingresso individual)

Plateia e Balcão Nobre - R$60,00

Balcão Superior - R$40,00

Galeria - R$20,00

 

Lei de incentivo à cultura

Apoio: Livraria da Travessa, Rádio MEC, Rádio SulAmérica Paradiso, Rádio Roquette Pinto - 94.1 FM

Realização Institucional: Fundação Teatro Municipal, Associação dos Amigos do Teatro Municipal

Realização: Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Petrobras, por meio do programa Petrobras Cultural, Governo Federal.


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