Páginas

Páginas

Páginas

Páginashttps://100fronteiras.com/homenagem/noticia/um-adeus-a-empresaria-elaine-caus/

sexta-feira, 24 de março de 2023

GASTRONOMIA DA HORA.

 

Duas jovens mulheres à frente de uma charcutaria centenária.

Aida Alimentos, charcutaria que completou 100 anos .


A marca também foi pioneira em empregar mulheres, vistas como mais criteriosas e cuidadosas. Hoje, elas respondem pela maioria na empresa

 

A Aida Alimentos, charcutaria que completou 100 anos em 2022, avança pelo Rio Grande do Sul e Brasil sob o comando de duas jovens mulheres, Janaína e Mariana Gasperin. O protagonismo feminino à frente desse tipo de negócio é raro de encontrar, já que ainda é dominado pelos homens. E elas afirmam que os desafios por serem mulheres e estarem na operação são diários, como conciliar a rotina com a família, liderar homens e criar relações comerciais em que haja respeito.

 

Na mesa dos gaúchos desde 1922, é de longa data que o empreendimento valoriza o trabalho feminino. Antes mesmo de ser administrada pelas irmãs, a empresa, com sede em Bento Gonçalves, foi pioneira em empregar mulheres, vistas como mais criteriosas e cuidadosas neste trabalho que exige sensibilidade e cuidado com os detalhes. Hoje, elas respondem por 73% dos colaboradores, muitas em cargos de chefia.

 

Envolvidas nas operações da Aida desde o final dos anos 1990, as irmãs garantem o toque empreendedor delicado aos negócios, por meio da elegância nas novas embalagens, no refinamento da linha com as experiências de viagens, além do investimento em marketing e participação em eventos. A visão arrojada das empresárias possibilitou tirar do papel outro projeto, em 2022, o Aida Esperienza. Com sede em uma cidade que tem vocação por bem receber, a novidade coloca na mesa até 11 produtos da família para serem degustados numa experiência que acontece no longevo prédio e que pode ser levada para qualquer outro ambiente, seja vinícola, hotel ou restaurante.

 

Em 2023, a marca desembarca em Santa Catarina e no Paraná (Família Scopel e Talhesres Gastronomia, em Curitiba; e Supermercados Palmeira, em Palmeira), primeira experiência com atuação comercial fora das terras gaúchas. E elas querem mais: conquistar o paladar dos brasileiros pelos quatro cantos do País. A meta é duplicar a produção anual de 240 toneladas até 2024. Apesar dos planos ambiciosos, elas sabem que para cada etapa é preciso segurança e responsabilidade. “Começamos por Santa Catarina por ser nosso estado vizinho, o que simplifica a logística, mas a intenção é ir, aos poucos, firmando parcerias comerciais com empresas de outros estados”, destacam.

 

Mariana, diretora comercial, e Janaína, diretora administrativa, são a quarta geração da Família Gasperin no comando da Aida Alimentos. Do fundador, Ernesto Bortolo Gasperin, e sua esposa Rita Dalla Chiesa Gasperin, passou pelo comando de Mário Antônio Gasperin, em seguida pelo mestre da charcutaria e pai das jovens empreendedoras, Mauro Francisco Gasperin. “Não é a empresa da família, é a família. Temos vários objetivos para atingir que exigirão cada vez mais de nós, incluindo o grande desafio que essa é a nossa geração, de mulheres, e eu diria que é uma inovação, pois é único na história da família” observa Janaína.

 

O orgulho de liderar a companhia, o amor e a vocação de preservar a história familiar na fabricação de derivados de suínos pode ser confirmada ao vê-las entrar diariamente no prédio centenário. “Crescemos dentro da empresa. Os encontros de família, para tomar sopa de canederli, eram aqui. Brincávamos no varejo que existia e nas férias vínhamos ajudar a atender telefone. Nossa vida é aqui”, lembra Mariana.

 

Portfólio de qualidade e diversidade

Dona de uma linha de produtos premium, atualmente a Aida assina 20 itens em 38 diferentes embalagens. O compromisso com a qualidade é permanente, desde a seleção dos fornecedores, passando pelo rigoroso controle na produção, até as análises mensais microbiológicas feitas em laboratórios credenciados. São derivados de suínos que incluem curados, cozidos, defumados e frescais. Os mais vendidos continuam sendo o salame e a copa, mas, o destaque também é compartilhado com o culatello, bacon e presunto italiano.

 

Produtos

  1. Apresuntado Fatiado, Apresuntado Inteiro
  2. Bacon Defumado, Bacon Defumado Manta, Bacon em Cubos
  3. Codeguin
  4. Copa, Copa Fatiada 100gr, Copa Fatiada Granel
  5. Costela Defumada
  6. Culatello, Culatello Fatiado 100gr, Culattelo Fatiado Granel
  7. Kit Feijoada
  8. Linguiça com Erva Doce Fatiada 100gr
  9. Linguiça com Passas de Uva Fatiada 100gr
  10. Linguiça para Choripan
  11. Linguiça Suína Recheada com Passas de Uva e Queijo Parmesão
  12. Lombo Tipo Canadense Defumado Fatiado 100gr, Lombo Tipo Canadense Defumado Fatiado Granel, Lombo Tipo Canadense Defumado Inteiro
  13. Mortadela Bologna Fatiada 100gr
  14. Pepperoni Defumado Fatiado 100gr, Pepperoni Defumado Fatiado Granel, Pepperoni Defumado Inteiro
  15. Presunto Cru com Osso
  16. Presunto Cru Tipo Italiano Fatiado 100gr, Presunto Cru Tipo Italiano Fatiado Granel
  17. Salame, Salame Fatiado 100gr, Salame Fatiado Granel, Salame Inteiro
  18. Salame Light, Salame Light Fatiado 100gr, Salame Light Fatiado Granel, Salame Light Inteiro
  19. Salaminho
  20. Salsicha Frankfurt Defumada


Fotos: Jeferson Soldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Assim que possível retornaremos sua mensagem
Atenciosamente
Equipe Blog Leite Quentee news