Programa “Pelos caminhos de Chopin com Pablo Rossi” acontece dia 17 de março na Capela Santa Maria, a entrada é livre
Um dos mais importantes projetos brasileiros de formação de plateia de música clássica retoma suas atividades. O primeiro concerto didático da série Bravíssimo, em 2023, recebe dia 17 de março na Capela Santa Maria, em Curitiba, o pianista ítalo-brasileiro Pablo Rossi. Considerado pela crítica especializada um dos mais importantes nomes da nova geração de pianistas brasileiros, Rossi tem ampla carreira internacional incluindo indicação ao Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum de Música Clássica" em 2022.
Com apresentação e curadoria da professora e especialista em música, Liana Justus, o programa prevê a apresentação de 12 valsas de concerto do compositor polonês Frédéric Chopin (1810-1849).
Formação de plateia
Liana Justus conta que para a nova temporada do Bravíssimo haverá um maior enfoque na formação de plateia. “Quando abastecemos o público com informações relevantes como o contexto em que a obra foi criada, o histórico do músico e do instrumento musical, as pessoas passam a entender o que estão escutando e criam um foco maior no concerto, sem dispersões”, afirma Liana.
Mais sobre Pablo Rossi
Natural de Florianópolis, conquistou seu primeiro prêmio aos sete anos de idade e, desde então, venceu mais de dez prêmios nacionais e internacionais. Atuou como solista à frente da Orquestra de Câmara do Kremlin, Sinfônica de Kirov, Osesp, Sinfônica Brasileira, Filarmônica da Ucrânia, dentre outras. Como membro da fundação inglesa "The Keyboard Trust", apresentou nos últimos anos mais de 100 recitais em importantes salas de concertos, como Carnegie Hall (Nova York), Parco della Música (Roma), Laeiszhalle (Hamburgo) e NCPA (Pequim). Em 2021 recebeu seu segundo mestrado pela Mannes School of Music em Nova York, tendo sido também agraciado com o "Steinway Prize", reconhecimento pela sua atuação como solista e camerista. Tem também ministrado masterclasses nas mais variadas instituições acadêmicas, como Conservatório de Shangai, Belgrado, Tbilisi e Kiev, Universidade de Música da Cidade do México e Zagreb. Rossi é fundador e diretor artístico da OFiC (Orquestra Filarmônica Catarinense).
Sobre o Bravíssimo
Teve início, em 2019, na cidade de Medianeira. A partir da compra do primeiro piano da cidade foi desenvolvida uma programação anual de concertos didáticos de diferentes correntes musicais. Em paralelo, profissionais da música realizaram uma série de ações educacionais que proporcionaram aos alunos da rede pública de ensino contato com todo o universo musical. Em sua segunda temporada, o projeto ganhou alcance e também passou a acontecer nas cidades de Cascavel e Curitiba com apresentações de ópera, música clássica instrumental e música brasileira.
Realização, apoios e patrocinadores
Viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura do Governo Federal, Ministério da Cultura, o Bravíssimo tem incentivo da Supermax, Unimed Curitiba, BRDE, Frimesa, Lar Cooperativa Agroindustrial e Fertipar. Realizado pela Unicultura com apoio da Prefeitura Municipal de Cascavel, Prefeitura Municipal de Medianeira, Fundação Cultura de Curitiba, Publicar Painéis e Rede Costa Oeste de Comunicação.
S E R V I Ç O:
Bravíssimo Concertos – Pelos caminhos de Chopin com Pablo Rossi
Data: sexta-feira, 17 de março de 2023
Horário: 20h
Local: Capela Santa Maria
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 273
Entrada Franca retirada em https://www.sympla.com.br/evento/bravissimo-concertos-pelos-caminhos-de-chopin/1866751
Transmissão ao vivo nas redes sociais do projeto
https://www.facebook.com/bravissimoconcertos
https://www.youtube.com/@UniculturaBr
Shows
Nenhum comentário:
Postar um comentário