Arte Urbana |
“Estado de Paixão”, mural de Eduardo Kobra
sobre Paixão Côrtes, é inaugurado em Porto Alegre.
O recém-entregue mural que o artista Eduardo Kobra fez em Porto Alegre.
Pouco após finalizar e entregar em Porto Alegre um mural sobre folclorista, compositor, radialista, pesquisador e agrônomo gaúcho, Kobra anunciou o nome da obra: “Estado de Paixão”. Segundo o artista, são vários significados que se somam e misturam para a escolha do nome: “O Rio Grande do Sul é um estado de paixão. É também o estado em que nasceu Paixão Côrtes. E é um estado que preserva a paixão, a tradição e as emoções à flor da pele”, afirmou.
O recém-entregue mural que o artista Eduardo Kobra fez em Porto Alegre, sobre o folclorista, compositor, radialista, pesquisador e agrônomo Paixão Côrtes, já tem um nome: “Estado de Paixão”. A obra, com 10 metros de altura por 16 metros de largura, na rua Almirante Tamandaré, 100, próximo à avenida Voluntários da Pátria, é a primeira de Kobra aberto ao público na capital gaúcha e a quarta realizada no estado. “Escolhi um nome em que vários significados se somam e misturam. O Rio Grande do Sul é um estado de paixão. É também o estado em que nasceu Paixão Côrtes. E é um estado que preserva a paixão, a tradição e as emoções à flor da pele”,
O muralista conta que estudou vários nomes da cultura e história gaúcha, até chegar à conclusão de que Paixão Côrtes seria perfeito para esse trabalho. “Ele, que inspirou uma obra tão tradicional, agora é retratado na arte de rua, o que, ao unir tradição e inovação, demarca a importância da história na construção do futuro”, contou o artista, que acrescentou: “Foi uma honra fazer um mural de uma pessoa que contribuiu tanto para a cultura do gaúcho. Antes de pensar na arte, fiz uma pesquisa intensa sobre a vida e obra de Paixão Côrtes. Fizemos diversos esboços e mesmo quando julguei ter chegado ao desenho final, acabei mudando cores e acrescentarei alguns elementos depois de chegar na cidade. Espero que os gaúchos e turistas que visitarem o mural gostem do trabalho e se interessem ainda mais por essa personalidade tão marcante”, acrescenta o artista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário