Autoridades nordestinas repudiam atentados em Brasília | Governadores, prefeitos e parlamentares do Nordeste se manifestaram sobre os atentados criminosos contra as instituições em Brasília. | | Reportagem: Agência Tatu
Nesse domingo (8), centenas de militantes bolsonaristas insatisfeitos com o resultado das eleições brasileiras, invadiram e vandalizaram prédios, mobiliário, documentos e até obras de arte das principais instituições dos Três Poderes da República, em Brasília.
Esses ataques foram amplamente condenados no Brasil e também no exterior, pois representam uma ameaça às bases democráticas do país. Com isso, políticos se manifestaram rapidamente em defesa do Estado Democrático de Direito, cobrando que os responsáveis sejam levados à justiça e buscando medidas para que eventos como esses não voltem a acontecer no futuro.
Governadores, prefeitos e parlamentares do Nordeste estiveram entre os primeiros a se manifestar contra os atentados golpistas. Veja como as autoridades de cada estado nordestino se manifestaram até esta segunda-feira (9).
Políticos de Alagoas falam sobre atentado em Brasília. Por meio de sua conta no Twitter, o governador Paulo Dantas (MDB) disse que os atos devem ser rigorosamente punidos. Dantas também disponibilizou forças policiais para atuarem na proteção das instituições da capital federal.
Inadmissível e criminosa a ação dos extremistas bolsonaristas que invadiram o Congresso, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal na tarde deste domingo (8). Os atos violentos de terroristas de extrema-direita devem ser rigorosamente punidos. Também é necessário apurar se houve omissão ou conivência por parte de quem tinha a obrigação de coibir a ação. Liguei para o ministro da Casa Civil e coloquei as forças policiais alagoanas à disposição caso seja necessário reforçar a atuação da Força Nacional. Aqui, a Secretaria de Segurança Pública está monitorando grupos apoiadores e não admitiremos a prática de atos antidemocráticos contra os poderes constituídos.
O também alagoano Arthur Lira (Progressistas), presidente da Câmara dos Deputados, afirmou que os três poderes estão mais unidos do que nunca a favor da democracia. Lira também destacou que manifestações são legítimas, mas não deve haver espaço para a baderna. Eu me coloco à disposição de todos os Chefes de Poderes para fazermos uma reunião para deixar absolutamente inquestionável que os três Poderes estão mais unidos do que nunca a favor da Democracia. Neste encontro, claro, poderemos discutir, na mais absoluta amplitude possível, todas as medidas necessárias para fortalecer nossas instituições. O Congresso Nacional jamais negou voz a quem queira se manifestar pacificamente. Mas nunca dará espaço para a baderna, a destruição e vandalismo. Os responsáveis que promoveram e acorbetaram esse ataque à democracia brasileira e aos seus principais símbolos devem ser identificados e punidos na forma da lei. A democracia pressupõe alternância de poder, divergências de pontos de vista, mas não admite as cenas deprimentes que o Brasil é supreendido nesse momento. Agiremos com rigor para preservar a liberdade, a democracia e o respeito à Constituição. A Casa do Povo e da Democracia escreveu hoje mais um capítulo de nossa História. É hora de celebrarmos a estabilidade de nossas instituições e torcer pelo futuro do Brasil e dos brasileiros.
O prefeito de Maceió, JHC (PL), não se pronunciou a respeito dos atentados em Brasília até o momento e é o único prefeito de capital do Nordeste que não se manifestou sobre o caso.
Autoridades da Bahia falam sobre atentado em Brasília. Mais informações formação no site da agenciawww.agenciatatu.com.br |
|
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário