Projeto Música e Sustentabilidade chega a Curitiba em fevereiro
Seconda Prattica Coro e Orquestra iniciou turnê pela região de Campinas.
O Projeto Música e Sustentabilidade chega a Curitiba após uma série de apresentações por cidades da região de Campinas, em São Paulo. Com patrocínio da empresa Cartonifício Valinhos, obtido por meio da Lei de Incentivo Federal, a Seconda Prattica Coro e Orquestra fará um concerto no Auditório Canal da Música (Rua Júlio Perneta, 695) dia 11 de fevereiro de 2023, a partir das 20h, com entrada franca. Atendendo às necessidades de acessibilidade, haverá serviços de libras e audiodescrição.
Na apresentação será executada a obra clássica “Música Aquática”, do compositor alemão naturalizado inglês George Frideric Handel (1685-1759). A obra apresentada foi tocada pela primeira vez sobre uma barca durante o passeio do rei George I da Inglaterra pelo rio Tâmisa em 17 de julho de 1717.
A direção artística e regência é de Moisés Cantos, também regente titular da Orquestra de Câmara da PUC-Campinas. O Seconda Prattica (segunda prática em uma tradução literal do italiano) é um coletivo que se preocupa em apresentar a música de forma diferente, respeitando as intenções do compositor, estilo da época e que utiliza a música como veículo para comunicar ideias e discutir temas de relevância.
Criada em 2003, a orquestra é composta por 27 músicos com formação musical sólida, qualidade técnica apurada e dedicação necessária para fazer música de maneira a cativar o público. Contudo, a principal característica do grupo é sua segunda prática em relação ao status quo vigente no que tange à discriminação por diferenças de raça, cor da pele, idade, sexo e religião.
A mescla de músicos de díspares ascendências, origens, fases, gênero e crenças, confere à Seconda Prattica um modo coerente de tratar e conviver com as diferenças, contribuindo, ao mesmo tempo, para que as interpretações musicais transcendam o escopo de meras apresentações artísticas e se transformem em concertos com conteúdo emocional e sensibilidade necessárias para mostrar que é possível a vida incorporar a arte.
Violinos
Rodrigo Leitte (Spalla), Fabrizzio Balzon, Claudio Gatto, Anderson Figueredo, Álvaro Peterlevitz, Acauan Normanton, Guilherme Costa, Everton Macedo e Veridiana Oliveira
Violas
Joel Brandão, Bruno Demétrios Geremias e Gabriel de Oliveira Carlin
Violoncelos
Franklin Bonafé, Leandro Souza e Laura Helena Campanini
Contrabaixo
Paulo Henrique Deuber
Oboés
Ellen Freitas e Ana Luísa Nobre
Fagote
Lucas Renan Muniz
Trompas
Suellen Magalhães e Jaqueline Theoro
Trompetes
Pedro Azevedo e Hugo Ponchet
Tímpanos
Adriana Laranjeira
Cravo
Natália Spostes
Direção artística e regência
Moisés Cantos
Informações para a imprensa: Marcelo Andriotti – (19) 997679896 / mtandriotti@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário