Dois de fevereiro é dia de festa no mar — e agora também na TV! O documentário “Festa de Iemanjá”, sobre os festejos em homenagem a Iemanjá em Salvador, chega ao Curta! bem neste dia. Em 2023, o ritual de presentear a orixá completa 100 anos, desde que um grupo de pescadores resolveu enviar suas oferendas através das ondas do mar da praia do Rio Vermelho, na capital baiana. Em 2020, conquistou registro especial como Patrimônio Cultural de Salvador.
Dirigido por Fabíola Aquino, o filme retrata a história dessa festa popular — uma das maiores dedicadas a um orixá — repleta de simbolismos herdados da África, mas devidamente incorporados e adaptados pela cultura baiana.
O documentário reúne depoimentos de devotos, frequentadores da festa, pescadores, líderes religiosos, além de pesquisadores e especialistas de diversas perspectivas. São pessoas de origens e idades diferentes. Algumas frequentam as festividades há décadas e outros chegaram recentemente —configurando uma nova geração de adeptos.
“Festa de Iemanjá” conta as histórias relacionadas aos festejos, das origens aos fatos curiosos. Trata-se de um filme sobre tradição versus transformação, pertencimento, cultura, ancestralidade e fé. O filme também estará disponível em streaming através do Curta!On – Clube de Documentários, que pode ser acessado pela ClaroTV+ e pelo site CurtaOn.com.br. A exibição é na Quinta do Pensamento, 2 de fevereiro, às 19h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário