2022 - Rota consolidada do cicloturismo brasileiro, o Vale Europeu de Santa Catarina recebe um evento de ciclismo inovador neste fim de semana. Timbó (SC) é a cidade-sede do Red Bull Gravel X, primeira competição de travessia gravel do Brasil. A competição será realizada neste fim de semana com grandes nomes do ciclismo entre os 200 atletas que encaram quase 300 km em duas etapas, a primeira neste sábado (3) e a segunda no domingo (4).
A programação oficial do evento começa ainda nesta sexta-feira (2). Às 12h estará aberta a Expo do Red Bull Gravel X, no Pavilhão de Eventos Henry Paul, em Timbó (SC). Além do local da retirada de kits pelos ciclistas e dos briefings pré-etapas, o espaço terá extensa programação até domingo (4). Já no primeiro dia, inscritos e público em geral poderão acompanhar a partida entre Brasil e Camarões, pela Copa do Mundo 2022, em um super telão.
Os desafios de força e resistência dos ciclistas serão no sábado e no domingo. Competição ponto a ponto, característica dos eventos originais de gravel, terá um total de quase 300km e 4.500m de ganho de altimetria pelos vales e serras da região nas duas etapas. Com distância de 155 km e mais de 2.300 metros de altimetria, a primeira etapa começa às 6h30, horário da largada no Pavilhão de Eventos Henry Paul, em Timbó. A chegada será na cidade de Doutor Pedrinho. Na segunda etapa, os ciclistas vão de Doutor Pedrinho até Timbó, com a chegada no mesmo local da largada do dia anterior. A segunda etapa começa às 7h30, tem 132 km no total e altimetria acumulada superior a 2.400 metros. L
“Os ciclistas vão encarar serras, cachoeiras e estradões diversos pelos percursos, típicos da travessia gravel. Enquanto isso, o público encontrará uma série de atrações no Pavilhão de Eventos Henry Paul, que oferece muita diversão e um pouco mais sobre essa modalidade do ciclismo que tem ganhado cada vez mais espaço em todo o mundo. É um evento para ciclistas profissionais e amadores de estrada, mountain bike e gravel de todo o país e do exterior, mas também para quem tem simpatia com o ciclismo de maneira geral e também curiosos, por conta da extensa programação na Expo”, afirma Ana Lidia Borba, CEO da Flows, empresa realizadora do evento.
Disputa com grandes nomes do ciclismo
O Red Bull Gravel X vai reunir grandes nomes entre profissionais do gravel, estrada e MTB, que estarão lado a lado com atletas amadores em Timbó (SC). Especialmente na prova feminina. Entre as participantes estão Flávia Oliveira, que já foi campeã de montanha do Giro Rosa (2015), o Giro d’Itália feminino, Ana Polegatch, atual campeã brasileira de contrarrelógio, e Bia Neres, triatleta que foi terceira colocada no último Ironman Brasil. Além delas, inscrita nos últimos dias, está a ciclista Marcella Toldi, campeã do Brasil Ride 2022
A prova masculina tem um campeão mundial de Maratona Mountain Bike confirmado: Tiago Ferreira, de Portugal, que venceu a competição em 2016. A premiação em dinheiro será destinada aos top-3 das categorias geral masculina e geral feminina, que também ganham vaga para o Santander Brasil Ride Diverge Gravel Race, que será realizado na semana seguinte em Botucatu (SP). Há troféus também aos primeiros colocados em categorias por faixa etária.
O gravel é a grande novidade do ciclismo nos últimos anos. As bicicletas de gravel misturam características das bikes de estrada, como o guidão curvo e a postura mais agressiva do ciclista, e das mountain bikes, especialmente em relação aos pneus mais largos e com menor pressão. O formato travessias gravel está revolucionando as competições de ciclismo nos EUA e Europa.
O Red Bull Gravel X é realizado pela Flows, com apoio institucional da Prefeitura de Timbó e apoio de Nomad, Goodyear, Strava e Timbó Park Hotel, hotel oficial do evento.
Programação completa do Red Bull Gravel X
Sexta-feira (2)
Local: Pavilhão de Eventos Henry Paul - Timbó (SC)
12h - Abertura da Expo Red Bull Gravel X
12h às 20h - Retirada de kits pelos atletas
16h às 18h - Jogo da Copa 2022: Brasil x Camarões (Telão)
18h às 18h30 - Briefing aos atletas para a Primeira Etapa
19h às 21h - Show com a banda Purple Sky Band (palco externo)
Sábado (3)
Local: Pavilhão de Eventos Henry Paul - Timbó (SC)
6h30 - Largada da Primeira Etapa do Red Bull Gravel X (Timbó até Dr Pedrinho, com 155km)
9h às 21h - Expo Red Bull Gravel X
9h às 10h30 - Sessão de Cinema: Efeito Avancini (telão)
11h às 12h - Chegada dos primeiros atletas em Dr Pedrinho (Narração ao vivo na Expo)
11h às 15h - Red Bull Event Car + DJ
14h às 15h30 - Sessão de Cinema: Efeito Avancini (telão)
15h30 às 17h - Show acústico Só Nós Dois (palco externo)
17h30 às 18h30 - Premiação Primeira Etapa Red Bull Gravel X e Briefing Segunda Etapa
18h30 às 20h30 - Show banda Lazi - Tributo Deep Purple (palco externo)
Domingo (4)
Local: Pavilhão de Eventos Henry Paul - Timbó (SC)
6h - Saída dos atletas em transfers para largada em Dr. Pedrinho
7h30 - Largada em Dr Pedrinho (narração ao vivo em Timbó)
9h00 às 19h - Expo Red Bull Gravel X
9h às 10h30 - Sessão de Cinema: Efeito Avancini (telão)
11h às 15h - Red Bull Mano + DJ
11h às 12h - Chegada dos primeiros atletas em Timbó
17h30 às 18h30 - Premiação Segunda Etapa Red Bull Gravel X
18h30 às 20h30 - Festa de encerramento e show com Máfia S/A (palco externo)
Sobre ciclismo gravel
Grande novidade do ciclismo mundial no momento, o gravel tem ganhado cada vez mais espaço e preferência. O formato permite disputas em maiores distâncias e em maior velocidade que as tradicionais maratonas de mountain bike (XCM) e, simultaneamente, dão a chance de desbravar estradas mais bonitas, seguras e com menor movimento, por não serem pavimentadas.
Em 2022, a UCI (União Ciclística Internacional) realizou pela primeira vez um Campeonato Mundial de Gravel, em Veneza, na Itália. A partir do ano que vem, passará a chancelar também um circuito internacional. Atualmente, a grande referência da modalidade é a Unbound Gravel Race, realizada anualmente no Colorado, nos EUA. O evento reúne mais de 4.000 atletas ao longo de quatro dias, incluindo competições de 25, 50, 100 e 200 milhas.
Sobre o Vale Europeu
O Vale Europeu foi o primeiro circuito organizado e planejado para o cicloturismo no Brasil. A rota leva os ciclistas, autoguiados, por cerca de 300 quilômetros de estradas de terra e calçamento, em áreas rurais e urbanas dessa região catarinense. O aeroporto mais próximo é o de Navegantes, localizado a cerca de 1h30 de Timbó, cidade-sede do Red Bull Gravel X 2022.
Informações para imprensa
SixComm Comunicação - Danilo Caboclo
danilo@gruposix.com.br - 48 9.9177-8099
Nenhum comentário:
Postar um comentário