segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

 


,


Funções das TVs 2.5 e 3.0 são usadas juntas pela primeira vez na história em uma transmissão ao vivo

Tecnologias dos padrões da TV digital foram desenvolvidas e implantadas pelo Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD)

Créditos: Shutterstock

 

Já imaginou assistir na TV aberta a um jogo de futebol do seu time do coração com tanta tecnologia que parece que você está dentro do estádio? E acompanhar a seleção brasileira no maior evento de futebol mundial na melhor qualidade de som e vídeo possível?

 

Nas três primeiras vezes que o Brasil foi campeão mundial de futebol (1958, 1962, 1970), os torcedores assistiram às vitórias no padrão da TV 1.0, com sinal analógico e imagem em preto e branco. As outras duas conquistas (1994 e 2002) foram transmitidas no padrão TV 1.5, também com sinal analógico, mas a imagem já era colorida.

 

Em 2022, o sonho do hexacampeonato acabou antes que o esperado para a seleção canarinho, mas pudemos acompanhar as partidas pela TV aberta digital no padrão atual, a TV 2.5, que inclui 'High-Dynamic Range' (HDR), áudio imersivo e o DTV Play embarcado, permitindo a convergência dos serviços de broadcast e broadband.

 

Já os recursos da futura plataforma da TV digital aberta permitem uma experiência única para cada telespectador. O Projeto TV 3.0 oferece conteúdo personalizado de acordo com as preferências do usuário, vídeo em UHD/HDR, áudio imersivo, experiência na TV baseada em apps de celular, recursos de acessibilidade aprimorados, entre outros.

 

O responsável pelo desenvolvimento e implementação da TV digital aberta com mobilidade e interatividade no Brasil foi o Fórum do Sistema Brasileiro da TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD). Em 2022, após 15 anos da transição do sinal analógico para o digital, a tecnologia continua a avançar e as possibilidades surpreendem a cada dia. 

 

Na edição deste ano do campeonato mundial de futebol, e pela primeira vez na história, algumas funções das TVs 2.5 e 3.0 foram usadas juntas em uma produção ao vivo, fornecendo vídeo 4K HDR com áudio imersivo e personalizado. As transmissões foram realizadas nas instalações da TV Globo para funcionários e convidados.

 

Eram quatro demonstrações tecnológicas inéditas acontecendo durante as transmissões. “Na Trilha TV 3.0, os jogos contaram com vídeo 4K HDR codificados com os codecs VVC e LCEVC, e áudio imersivo 5.1+4H e personalizado com o codec MPEG-H. A Trilha HD HDR explorou o uso integrado das tecnologias LCEVC, H.264 e SL-HDR1 em um sistema ISDB-Tb operando em um canal UHF experimental, visando retro compatibilidade e melhoria da qualidade em futuros receptores”, afirma o membro do Módulo Técnico do Fórum SBTVD, Carlos Cosme.

 

“Na terceira demonstração, a Trilha Social TV, tivemos a interatividade promovida pelo DTV Play, que provoca a recirculação de audiência abrindo espaço para novos formatos publicitários e de monetização. Já na Trilha Telão, o telespectador pôde conferir as partidas em excelente qualidade de vídeo, em 4K HDR, e áudio imersivo no formato 5.1.4", complementa Cosme.

 

A próxima edição do campeonato mundial, e a nova chance para a seleção brasileira conquistar a sexta estrela na camisa, será realizada daqui há quatro anos, em 2026, entre os meses de junho e julho em três países da América do Norte: Canadá, México e Estados Unidos. Na ocasião, a TV 3.0 já será uma realidade no Brasil, uma vez que deverá estar disponível nos aparelhos televisores e outros gadgets compatíveis com a tecnologia a partir de 2025.

 

SOBRE O FÓRUM SBTVD

O Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD) é uma entidade sem fins lucrativos que contribui para o desenvolvimento da TV digital no Brasil, proporcionando maior qualidade de sinal, mobilidade e interatividade na vida dos brasileiros. É composto por integrantes das emissoras de TV, fabricantes de equipamentos de recepção e transmissão, indústria de software e entidades de ensino e pesquisa, bem como representantes do Governo Federal. O Fórum SBTVD promove e coordena a cooperação técnica entre seus associados e apoia a divulgação do Sistema Brasileiro de TV Digital no Brasil e exterior.

 





Visualizar todas as imagens em alta resolução









Você está recebendo este email por estar cadastrado nas editorias Áudio e Vídeo.

Caso não trabalhe mais com estas editorias, altere aqui seu cadastro ou se este conteúdo não tem relação com estas editorias, reporte aqui.

Caso não queira receber mais conteúdos cancele aqui sua inscrição.

Nenhum comentário: