O preconceito e o desrespeito podem pendurar as chuteiras
Em "Poesia no Futebol", a escritora e pedagoga Liliane Mesquita ressalta a importância da diversidade no esporte mais popular do Brasil
De quem nunca foi a um estádio até os fanáticos de carteirinha, é de duvidar um brasileiro que não conheça nada sobre futebol. Essa paixão nacional é passada de geração em geração e, em época de Copa do Mundo, tem o poder de reunir na arquibancada até mesmo os piores rivais dentro de campo. Com o objetivo de trabalhar o respeito e a igualdade no esporte, a pedagoga, psicopedagoga e escritora Liliane Mesquita levou a paixão do Brasil para o lançamento infantil Poesia no Futebol.
Na obra, que conta com prefácio do ilustrador e escritor de literatura infantojuvenil, Júlio Emílio Braz, a autora utiliza bordões conhecidos por torcedores, jogadores e narradores para fomentar o carinho pelo jogo desde a infância. As crianças são introduzidas a palavras comuns entre as quatro linhas, como “catimba”, “marcação”, “escanteio”, “cartão vermelho” e “VAR”. Esses nomes são colocados no poema de uma maneira que insere o público no contexto esportivo.
Cartão vermelho para a violência
Jogue-a para escanteio,
Pois o futebol também fala
Sobre união, paz e respeito.
Seja campeão e lhe estendo o tapete,
Seja artilheiro em respeitar o diferente
Seja fominha pela paz
Guerra de torcidas nunca mais.
(Poesia no Futebol, pg. 17)
A cada verso, a professora reforça: todos, independentemente do gênero e da raça, podem jogar com a mesma habilidade. Nas ilustrações de Daniele Ramos, mulheres e homens, pessoas negras e brancas compartilham um só campo. “Além de falar do esporte que é uma paixão nacional, o livro trata de respeito, união e paz. A obra mostra que o futebol não é somente para homens, mas é para quem desejar”, destaca a autora.
Apaixonada pelo Flamengo desde pequena, Liliane Mesquita vivencia de perto os sentimentos de torcer para um dos maiores times do Brasil. Antes de ser professora, ela foi atacante durante a adolescência, em um período que o futebol era visto como esporte “para meninos”. Por sentir esses preconceitos e perceber os conflitos de opiniões, ela tomou para si a missão de influenciar as novas gerações a ver o futebol como um meio de promover a igualdade.
FICHA TÉCNICA
Título: Poesia no Futebol
Autor: Liliane Mesquita
Ilustradora: Daniele Ramos
Editora: Ases da Literatura
ISBN/ASIN: 9786554200134
Formato: 20 x 20cm
Páginas: 21
Preço: R$ 39,90
Onde comprar: Amazon | Livraria da Travessa
Sinopse: O futebol é uma paixão nacional e um dos esportes mais populares do mundo, que encanta os corações de todas as idades. Venha conhecer uma poesia cheia de bordões do futebol e envolver-se na magia das palavras. Agora, é só reunir a família, abrir este livro e iniciar a partida desta leitura. Será show de bola. O livro fala sobre respeito, união, esporte e paz
Será show de bola. O livro fala sobre respeito, união, esporte e paz.
Sobre a autora: Liliane Mesquita é natural do Rio de Janeiro e reside na cidade de Duque de Caxias. Formou-se em Pedagogia e Psicopedagogia Institucional. Atualmente, trabalha na Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, onde atua como Orientadora Educacional e Dinamizadora de Leitura, estimulando as crianças a conhecerem o mundo literário. É autora dos livros O Desaparecimento do Senhor Abraço, Onde é o lugar de Dandara? e Qual é a sua forma?. A obra mais recente é Poesia no Futebol. Apaixonada pelo esporte desde pequena e torcedora do Flamengo, foi jogadora de futebol na adolescência.
Redes sociais: Instagram | YouTube
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Assim que possível retornaremos sua mensagem
Atenciosamente
Equipe Blog Leite Quentee news