O dia 26 de dezembro não é especialmente reverenciado no Brasil. Além de uma ou outra ressaca das festas, a data não traz nada de especial. Mas nos países anglo-saxões, em especial na Inglaterra, o Boxing Day, nome dado ao 26/12, é parte do feriado natalino, e também uma data intimamente ligada ao esporte.
A origem do termo Boxing Day é incerta. Há quem diga que se refere às caixinhas de donativos natalinos que eram abertas nesta data. Ou a caixas com um presente ou uma gratificação que os patrões davam aos seus empregados. Ou poderia ser uma referência ao dia em que os ingleses tradicionalmente limpam seus arquivos, colocando os papéis velhos em caixas.
Seja qual for a explicação, uma coisa é certa: o dia 26 de dezembro era – e continua sendo – parte do feriado de Natal. E, depois da ceia na véspera, da missa do galo e do almoço com os parentes no dia 25, o Boxing Day era um dia livre, com milhares de pessoas querendo se divertir.
Os clubes de futebol logo perceberam a oportunidade e começaram a realizar partidas no Boxing Day, que quase sempre tinham casa cheia. A tradição se consolidou e hoje a Premier League, a liga de futebol mais valiosa do mundo, sempre marca jogos no dia 26 de dezembro. Em 2022, sete dos dez jogos da rodada acontecem no Boxing Day, inclusive o jogo do líder do campeonato, o Arsenal, contra o West Ham.
Se no passado a audiência dos jogos do Boxing Day era limitado à capacidade dos estádios, agora ela multiplicou exponencialmente com as transmissões na TV e também com a cobertura pela internet ou através de serviços como o Flashscore, que disponibiliza dados em tempo real e traz comentários em áudio com narradores brasileiros.
“O Boxing Day sempre foi uma data em que verificamos um aumento do interesse dos usuários” – afirma Ronan Sato, country manager no Brasil da Flashscore, o maior serviço de resultados esportivos do mundo. “Este ano temos uma expectativa ainda maior, já que o Boxing Day acontece uma semana após a final da Copa, e o interesse residual pelo futebol ainda estará presente” – completa.
“Os jogos da Premiere League são sempre muito atraentes para os fãs de futebol, e dezembro é o mês em que o interesse está no auge. Em dezembro do ano passado, houve 52 jogos da Premiere League disputados, cada um acompanhado por uma média de 4,8 milhões de usuários no Flashscore. Já as partidas que aconteceram no Boxing Day foram acompanhadas em média por mais de 5 milhões de usuários cada, sendo a mais assistida aquela entre Manchester City e Leicester” - complementa Ronan.
Sem jogos oficiais em dezembro, os fãs do futebol costumam recorrer às ligas europeias. E no Boxing Day, a Premier League é a grande atração, com jogos importantes de grandes clubes. “É um verdadeiro presente de Natal para quem é fã do futebol” – finaliza Ronan Sato.
Sobre o Flashscore
A rede Flashscore é líder mundial em resultados ao vivo em tempo real, notícias, estatísticas e outros updates esportivos instantâneos. A marca Flashscore é amplamente reconhecida entre os fãs do esporte no Brasil e em mais 46 países. Globalmente, o Flashscore é visitado por mais de 100 milhões de usuários por mês, e mais de 120 milhões de fãs de esportes já baixaram o aplicativo para seus dispositivos móveis.
O Flashscore cobre quase 40 esportes e mais de 6.200 competições de todo o mundo. Junto com os resultados ao vivo, o Flashscore oferece uma ampla gama de conteúdos esportivos, desde notícias, textos ao vivo e narrações, relatórios e previsões de jogos, até tabelas e classificações ao vivo, bem como muitos outros recursos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário