6 dicas de consumo de proteínas na terceira idade indicadas na live realizada no Elissa Village.
A nutricionista clínica do Elissa Village, Kaune Félix Ignêz; e a autora, criadora de conteúdo e empreendedora, Pati Bianco, reuniram-se em uma live para dar dicas de receitas com proteínas e falar sobre o consumo desse nutriente na terceira idade
Depois da água, a proteína é um dos nutrientes mais importantes que o corpo humano precisa, afinal, é o principal componente estrutural e funcional de todas as células do organismo, inclusive dos músculos. Devido à importância desse nutriente para a terceira idade, o Elissa Village realizou, no dia 8 de dezembro, uma live com a nutricionista clínica do Elissa Village, Kaune Félix Ignêz; e a autora, criadora de conteúdo e empreendedora, Pati Bianco. Confira seis dicas das profissionais sobre o tema:
1) A relevância da proteína na terceira idade
À medida que envelhecemos a tendência é que aconteça uma diminuição da massa muscular. Estudos indicam que, a partir dos 40 anos de idade, as pessoas perdem, aproximadamente, 8% de massa muscular por década. Por isso, é importante o consumo da proteína em quantidades ideais a partir dos 60 anos de idade. “É o macronutriente mais abundante e mais importante para a massa muscular”, afirma a nutricionista do Elissa, Kauane Félix. A profissional destaca que as últimas diretrizes sobre envelhecimento e proteína falam justamente sobre a necessidade de fracionar a quantidade de ingestão de proteína durante o dia nas refeições. “As pessoas geralmente associam proteína apenas à origem animal, ao frango, carne, ovo e peixe por exemplo. Portanto, acham que a ingestão pode acontecer somente no horário do almoço ou jantar. Mas, é importante equilibrar a quantidade do nutriente em todas as refeições”, afirma.
2) O uso do whey protein pelas pessoas com mais de 60 anos
As profissionais destacam que o whey protein, suplemento a base de proteína do soro do leite, pode ser um importante suplemento na alimentação das pessoas com mais de 60 anos de idade. “É comum associar esse suplemento somente às pessoas que praticam exercícios e treinam em academias, mas ele é ótimo como fonte de proteína na terceira idade, desde que esteja dentro de uma dieta balanceada”, afirma a empreendedora da área de alimentação saudável, Pati Bianco. No entanto, a nutricionista clínica do Elissa, frisa que, ainda que seja um produto que não precise de prescrição para o consumo, o uso do whey protein, principalmente por pessoas com mais de 60 anos, deve ser realizado com acompanhamento de um nutricionista. “É preciso ter cautela quanto a essa suplementação. Ela pode ser usada e é excelente, mas desde que haja um acompanhamento de um especialista”, alerta.
3) Receitas proteicas para o verão
Durante a live, as profissionais apresentaram duas receitas que utilizam duas fontes diferentes de proteína, que são perfeitas para o verão. A primeira delas é um picolé de frutas vermelhas com whey protein e a outra é um milk-shake de abacate com cacau em pó.
Confira: Receita de picolé de iogurte com whey protein
2 potes de iogurte natural;1 medidor scoop de whey protein sabor baunilha (ou sem sabor);1 xicara de frutas vermelhas (ou só morangos);¼ xícara de mel
Bater todos os ingredientes no liquidificador e colocar em formas de picolé. Deixar no congelador por, aproximadamente, 24 horas.
Pati Bianco ressalta, no entanto, que é preciso ficar atento à sensibilidade dos dentes das pessoas mais longevas. “Mas, essa receita é ótima para o verão e pode ser degustada em qualquer momento do dia. Além disso, como os idosos geralmente têm a boca mais seca, receitas como essas que são mais azedas, estimulam a produção de saliva”, afirma.
Confira: Receita de milk-shake com muito antioxidante
2 colheres de sopa de abacate (ou meio avocado);1 banana madura congelada em fatias;½ colher de sopa de cacau em pó;1 xícara de leite
Bater todos os ingredientes no liquidificador. Ir adicionando leite até que fique na consistência para beber.
4) Consumo de outras fontes de proteína
Segundo a nutricionista do Elissa Village, as proteínas não estão presentes só nas carnes, há outras fontes do nutriente que podem ser consumidas. “Como as proteínas vegetais, por exemplo, o feijão, a lentilha, o grão de bico e a soja. Essas são boas fontes de proteínas, principalmente quando combinadas com cereais como arroz, trigo, quinoa. O próprio leite, o queijo branco e o iogurte também são fontes”.
A profissional ressalta que, as leguminosas não são proteínas de fácil digestão, por isso, para facilitar a digestão pelos idosos e não gerar desconforto, uma dica é deixá-las de molho por, no mínimo 4h, para então cozinhá-las. “Mas no geral para os idosos, em especial, proteínas e alimentos em formas líquidas são mais bem digeridas do que alimentos sólidos”, explica.
5) Oferta de outros nutrientes
É importante ressaltar que além da proteína, é necessário garantir a boa oferta de outros nutrientes como os carboidratos, lipídios e gorduras. “A banana, por exemplo, tem bastante carboidrato, potássio e fósforo. O abacate é rico em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, que são as chamadas gorduras boas. É preciso garantir isso, para o bom funcionamento do corpo”, afirma a nutricionista.
6) Não esquecer da água
Uma das características das pessoas idosas e a perda de colágeno e perda da hidratação. Portanto, é muito importante estimular a ingestão de água. “Além de água, oferte chá gelado, água saborizada e sucos”.
Para acompanhar as novidades sobre o Elissa Village e as próximas lives, acesse o Instagram do residencial @elissavillageoficial.
Um pouco sobre o Elissa Village
O Elissa Village é o primeiro residencial do Brasil especializado em longevidade, com estrutura sofisticada e tecnológica. Conta com três pilares principais: moradia, estudo e pesquisa. Localizado a 20 minutos de Curitiba, em Campina Grande do Sul (PR), apresenta um novo conceito de living care, para pessoas com mais de 60 anos de idade. Está situado em uma área envolta pela natureza de 300 mil m², com 6.000 m² de área construída. As dependências do Elissa contam com todo o conforto e conveniência de um hotel cinco estrelas, com apartamentos individuais de 29 m², alta gastronomia com chef, espaço gourmet (churrasqueira e estrutura para receber familiares), biblioteca, salão de beleza, espaços multiuso com salas de jogos, computadores e cinema, varanda para atividades de artes, espaço ecumênico, piscina aquecida, pista de caminhada, solarium, horta e jardinagem.
Serviço
Elissa Village
Endereço: Rodovia do Caqui, 1525 | Campina Grande do Sul (PR)
Contato: (41) 98792-7965
Instagram: @elissavillageoficial
Facebook: www.facebook.com.br/
Site: www.elissavillage.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário