sábado, 19 de novembro de 2022

Literatura Atual

 

Museu do Holocausto promove lançamento de livros em Curitiba e Belo Horizonte. 

Literatura Atual


 

Obras de Carlos Reiss e Jacques Fux abordam temas como o pós-memória do Holocausto e a resiliência frente à escuridão do genocídio

 

O Museu do Holocausto de Curitiba promove o lançamento dos livros Entre as sombras e os sóis, de Carlos Reiss, e Herança, do premiado escritor Jacques Fux.

Em Herança (Editora Maralto), o premiado escritor Jacques Fux partiu de uma pesquisa de seis anos sobre os diários de crianças que estiveram em campos de concentração para explorar o pós-memória de um trauma geracional e reproduzi-lo em uma ficção que acompanha Sarah, Clara e Lola — três mulheres, representantes de diferentes gerações de uma mesma família — com histórias que se cruzam e que vivenciaram o nazismo de formas diferentes.


 

Sarah, aos 15 anos, foi obrigada a viver no Gueto de Lodz, Polônia, sendo lentamente privada de sua juventude, mas ela resiste ao escrever em seu diário. Anos mais tarde, sua filha, Clara, luta contra a dor intergeracional do Holocausto, contra a distância e a frieza impostas pela mãe, atada em silêncios. Por fim, Lola, filha de Clara, também recebe esse legado, elaborando a era da catástrofe e da barbárie, de forma poética e crítica em suas “notas”.

 

“Apesar de ser um livro de ficção, todas as histórias e personagens são reais. Se o leitor for buscar os diários, vai ver que eles existiram e perceber a dura realidade do trauma geracional ocasionado na Segunda Guerra Mundial”, destaca Jacques Fux.

 

A obra é uma história de três vozes combatendo o sofrimento, o apagamento das narrativas e a violação da própria humanidade. Ainda que seja doloroso falar do passado, as três personagens do livro se posicionam, cada uma a seu modo, diante das violências históricas e de suas memórias, tentando sempre se manterem de pé e pavimentar o futuro.

 

Sobre os autores

Nascido em Belo Horizonte, Carlos Reiss hoje coordena o Museu do Holocausto de Curitiba, que conta a história de vítimas deste genocídio e transmite seus legados e lições éticas. Gestor e consultor, foi responsável pela concepção pedagógica do espaço, com organização de materiais, ações educativas, curadorias e treinamentos.

 

Jacques Fux é ficcionista, ensaísta e tradutor. Graduado em Matemática e mestre em Computação, tem doutorado em Literatura Comparada pela UFMG e pela Université de Lille (França).

 

Foi pesquisador na Universidade de Harvard de 2012 a 2014. É autor dos romances AntiterapiasBrochadas e Meshugá, além de ensaios e livros infantis. Seus livros e contos já foram publicados na Itália, no México, no Peru, em Israel, nos Estados Unidos e na França.

 

Serviço

O que: Lançamento dos livros Entre as sombras e os sóis (Editora Folhas de Relva Edições, 296 p., R$ 49,90) de Carlos Reiss e Herança (Editora Maralto, 224 p., R$ 44,90) de Jacques Fux

Quando: Domingo (20 de novembro), às 10h

Onde: Museu do Holocausto de Curitiba (rua Cel. Agostinho Macedo, 248, Bom Retiro, Curitiba-PR)

Como participarAs inscrições prévias devem ser feitas pelo link https://bit.ly/3sKDcrP  

 

Em Belo Horizonte, o evento será no dia 04 de dezembro, às 10h, na Associação Israelita Brasileira (rua Rio Grande do Norte, 477, Santa Efigênia). A entrada é franca.

 

Sugestão de legenda

Livros abordam temáticas do Holocausto e o pós-memórias dos sobreviventes do genocídio que matou cerca de seis milhões de judeus

 

Crédito das fotos

Divulgação

Nenhum comentário: