Cantora Louise Enriconi apresenta processo de produção e criação do hit “Marés”
Praia de Florianópolis é cenário paradisíaco do clipe que está disponível para visualização no Youtube
O single “Marés”, que virou hit da nova música brasileira, é só o primeiro trabalho da cantora catarinense Louise Enriconi. A meta da artista é lançar novas canções a cada trimestre para consolidar sua base de fãs. Mas, antes de presentear os ouvintes com uma nova música, a cantora revela como foi a produção do seu primeiro trabalho solo, “Marés”, lançado em setembro deste ano em todas as plataformas digitais.
O começo de tudo…
O processo de criação da música e melodia de “Marés” iniciou em 2018, num quarto de Hotel em uma viagem a trabalho da artista. “Eu estava em um trabalho que não era relacionado à arte, que já não me identificava mais, e isso começou a gerar muita ansiedade em mim. Mas foi depois de uma crise muito intensa, que tive um estalo na mente: ‘essa crise veio como uma onda, e assim como ela veio, vai passar, como outras que já vieram e passaram, e outras que virão mais ou menos fortes e eu vou conseguir lidar com isso’. Ao longo do tempo tomei essa metáfora para a minha vida e decidi levar essa forma de ver o transtorno para as pessoas, como música”.
Mas foi em 2021, que o produtor e guitarrista Nick Medeiros procurou a artista, e então decidiram trabalhar a canção “Marés”. “Eu já tinha falado da música para ele lá no início, quando ela ‘nasceu’, mas foi só no ano passado que tudo aconteceu, e já começamos a construir a base da música, com os metais e a referência de Aladdin para a produção”.
Segundo a cantora, a música e o clipe nasceram praticamente juntos. O início da gravação oficial de “Marés” foi no final de 2021 e a finalização só ocorreu neste ano. “Enquanto trabalhávamos na canção, eu já imaginava como seria o clipe, a praia, as ondas, o barulho do mar e a voz distante, que lembrasse uma sereia. Na minha cabeça já fui construindo o áudio e o visual juntos, porque uma coisa complementa a outra, às vezes a metáfora não fica tão clara somente ouvindo, é preciso ver! Com o vídeo fica mais claro o que quero transmitir: o transtorno e a angústia em tentar estar bem, e ao mesmo tempo não estar, e todas as transformações que acontecem na cabeça de uma pessoa em crise”, relata.
A gravação do vídeo
O clipe de “Marés” foi filmado em duas etapas: a primeira em uma locação de estúdio onde foram gravadas as partes com o fundo preto e sobreposições das emoções que estão acontecendo com eu-lírico, e duas semanas depois, foi a gravação das externas no Pico da Cruz e na praia do Morro das Pedras, em Florianópolis, cidade onde Louise nasceu e vive. “A produção foi feita toda de uma vez só, eu tinha tudo em mente como eu queria e fomos fazendo cada take de acordo com a maquiagem que escolhemos para representar as emoções que queríamos passar. Então, primeiro foi feita a parte com a make original, inteira, depois com a make desconstruída e por fim, sem maquiagem, ou seja, a ordem de gravação não foi, necessariamente, a ordem finalizada no vídeo”, conta.
“Acho que conseguimos deixar tudo isso claro, tanto com o formato mais teatral, com as expressões e emoções, quanto a variação da make, que remete aos estados emocionais: em crise e sem crise de ansiedade”, finaliza Louise.
Próximos passos de Louise Enriconi
“Penso que ainda não é o momento de criar e lançar um álbum completo, agora. Minha ideia, neste primeiro momento, é ter uma base de ouvintes e fãs assíduos do meu trabalho”, conta Louise.
Para o início de 2023 a cantora já tem no projeto o lançamento de mais um single, desta vez com uma pegada mais romântica, diferente do seu último trabalho, que foi voltado para o teatro musical e jazz, com letra sobre autoconhecimento e dilemas pessoais. A nova canção tem como objetivo se tornar um hit de declaração, tanto para casais, quanto para amigos. “A inspiração para a nova música, que tem uma vibe diferente, foi em vídeos virais da internet, com músicas, principalmente em inglês, geralmente utilizadas para declarações, pedidos de namoro ou casamento. O conteúdo, diferente de “Marés” que fala sobre ansiedade e é mais agitada, vem bem mais leve, com sonoridade mais tranquila, inspirada na nova MPB, sem deixar de lado um pouco do teatro musical que já é uma das minhas grandes referências atualmente, com coro, vozes sobrepostas e narrativa em destaque”, projeta a cantora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário